Home Atualidades Cientistas espanhóis criam planeta ‘Marte’ dentro da Terra

Cientistas espanhóis criam planeta ‘Marte’ dentro da Terra

por Plantão da Redação

Uma equipe de pesquisadores espanhóis projetou uma câmara que simula as condições ambientais em Marte e permite testar os equipamentos necessários para as missões no Planeta Vermelho e em outros destinos no Sistema Solar.

Para responder às inúmeras perguntas sobre a habitabilidade de Marte, é indispensável desenvolver, primeiramente, novos sensores e instrumentos capazes de detectar as características atmosféricas e da superfície do planeta, explicaram os cientistas no trabalho publicado nesta terça-feira, na Review of Scientific Instruments.

“Marte é um bom lugar para desenvolver nossos conhecimentos sobre planetas similares à Terra e, por isso, é o objetivo de muitas missões da Nasa (a agência espacial americana) e da Agência Espacial Europeia”, justificou o professor e principal autor do projeto, José Ángel Martín-Gago, do Instituto de Ciência de Materiais de Madri (CSIC).

“Nosso grupo se concentrou na missão do robô americano Curiosity e desenvolve uma estação meteorológica que será utilizada em futuras missões de exploração da superfície de Marte”, completou.

Com a construção na Terra, em uma câmara a vácuo, de sistemas capazes de reproduzir o entorno marciano – incluindo temperatura, pressão atmosférica, composição da atmosfera e radiações -, os pesquisadores podem testar os instrumentos e detectores em condições “reais”.

Uma câmara de simulação de Marte já permitiu testar alguns sensores meteorológicos utilizados a bordo do Curiosity, o robô que pousou em solo marciano em agosto de 2013. Atualmente, a equipe trabalha na simulação da poeira em Marte.

“Simulamos os efeitos da poeira em Marte – um dos principais problemas da exploração planetária – para compreender melhor como os instrumentos funcionam quando estão cobertos por ele”, disse o cientista encarregado do desenvolvimento técnico, Jesús Sobrado.

Além de Marte, a equipe também projetou e construiu câmaras a vácuo que simulam os ambientes de outros planetas e até de Europa, uma das luas recobertas de gelo de Júpiter, assim como do espaço intersideral e de regiões interplanetárias.

No momento, os pesquisadores espanhóis trabalham com a Nasa para testar uma nova estação meteorológica como parte da missão InSight (acrônimo de Interior Exploration using Seismic Investigations, Geodesy and Heat Transport), dirigida a colocar um módulo de aterrissagem em Marte para explorar as profundidades do planeta.

Também estão testando os instrumentos de outra missão para detectar, sobretudo, sinais de vida em Marte. A nova missão está prevista para 2020.

Você também pode gostar

Deixe um Comentário

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Aceito Mais informações