Home Atualidades Chegou a hora da nuvem no Brasil

Chegou a hora da nuvem no Brasil

por Agência Canal Veiculação
O ano de 2016 é ano da nuvem corporativa. As empresas já passaram a etapa de adaptação e estão mais familiarizadas com o conceito, entendendo a importância de hospedar seus dados em um data center virtual.

O ano de 2016 é ano da nuvem corporativa. As empresas já passaram a etapa de adaptação e estão mais familiarizadas com o conceito, entendendo a importância de hospedar seus dados em um data center virtual.

Segundo recente relatório da consultoria IDC, o mercado latino-americano de Cloud Computing crescerá a taxas superiores às verificadas nas demais regiões do mundo. O estudo indica que, hoje, 80% das organizações adotam recursos em nuvem e que apenas 8% não têm interesse no conceito. Ou seja: a nuvem estabeleceu níveis consideráveis de maturidade no mercado.
No Brasil, o cenário é ainda mais alvissareiro. Aparecemos em oitavo lugar no ranking da Asia Cloud Computing Association (ACCA) entre as nações que oferecem melhores condições para a oferta de computação em nuvem. Só estamos atrás de países como Hong Kong, Cingapura, Nova Zelândia, Alemanha, Reino Unido, Austrália Japão e Estados Unidos.
O diretor da B.U. Cloud Computing da NGXit, Marcos Weber, explica que o ranking leva em consideração questões fundamentais como conectividade internacional, qualidade da banda larga, disponibilidade e sustentabilidade de energia elétrica, risco a datacenters, privacidade, ambiente regulatório, proteção à propriedade intelectual, sofisticação dos negócios, liberdade de informação e ciberseguranca.
“As preocupações com segurança ainda estão no topo da lista. E não é para menos, pois dados estratégicos são a alma das companhias e eles devem estar sempre protegidos. Segundo a ACCA, a boa classificação brasileira se deu em função das altas pontuações relacionadas à energia, liberdade e segurança”, acrescenta.
A nuvem é sinônimo de inovação e de oportunidades de novos negócios.

A nuvem é sinônimo de inovação e de oportunidades de novos negócios.

Quanto ao último quesito, claramente o mercado se movimentou rapidamente em função da necessidade de adaptação aos novos sistemas e criou soluções que oferecem recursos integrados à arquitetura das empresas e, com isso, ganhou a confiança dos setores de Segurança da Informação.
A nuvem é sinônimo de inovação e de oportunidades de novos negócios. O mesmo estudo do IDC ouviu 450 executivos de organizações e empresas da Europa, Oriente Médio e África e revela que 92% deles acreditam que a cloud permite inovar de maneira mais rápida, 72% que ajuda a manter clientes e 76% que permite prospectar novos.
“A tendência é que Cloud Computing seja melhor, mais rápida, mais útil, mais segura e traga resultados cada vez melhores para as empresas. Prepare-se, pois, em um futuro próximo, é provável que todos – incluindo a sua organização – façam algo ou tudo na nuvem”, conclui Weber.

Você também pode gostar

Deixe um Comentário

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Aceito Mais informações