Home Atualidades CESAR é bicampeão da Competição Latino Americana de Robótica

CESAR é bicampeão da Competição Latino Americana de Robótica

por Plantão da Redação

O desenvolvimento da robótica é acelerado, com muitas inovações em um curto intervalo de tempo. Mostras do amadurecimento dessa área foram vistas na Competição Latino Americana e Brasileira de Robótica 2015, que terminou no dia 1º de novembro, em Uberlândia (MG). O que não mudou, da competição de 2014 para a deste ano, foi a equipe vencedora da categoria @Home. O robô i-Zak, desenvolvido pelos profissionais do CESAR, em parceria com o Voxar Labs/CIn, conquistou o primeiro lugar e é bicampeão.

A categoria @Home, na qual o robô precisa desempenhar uma série de tarefas dentro de um ambiente doméstico real, está se tornando uma das principais da competição. Em 2014, eram somente três equipes classificadas e concorrendo na categoria. Neste ano, o número de competidores dobrou para seis equipes e o nível de competitividade também aumentou consideravelmente. “Nos preparamos e trabalhamos muito no i-Zak neste último ano e a categoria @Home foi muito disputada, sendo o vencedor definido nos últimos momentos. A liga cresceu muito e estamos no mesmo nível do resto do mundo”, avalia Henrique Foresti, engenheiro da equipe do CESAR.

O robô i-Zak é capaz de navegar de forma autônoma; reconhecer a voz e conversar com um ser humano; reconhecer objetos; verificar alguns sinais vitais, como temperatura e batimento cardíaco; e até identificar se uma pessoa está feliz ou triste.

Melhorias

O bi-campeão i-Zak se apresentou na competição com um novo design. Agora ele tem um corpo cilíndrico e sem arestas, com um desenho mais orgânico. A equipe também trabalhou muito no sistema de reconhecimento de voz, ganhando nota máxima nesse quesito.

A robótica emotiva, característica marcante do i-Zak, também teve melhorias. O robô tem um “coração”, uma luz que pisca na mesma frequência e intensidade do nível de sua bateria. Além do coração, o i-Zak agora também demonstra suas emoções com mudança de cor, sendo muito fácil identificar se ele está triste, feliz, com raiva e até se está “apaixonado”.

O i-Zak agora também tem uma ‘garra’, com toque sensível e medição de força. “A garra consegue segurar um copo de plástico sem amassá-lo, por exemplo, mas também consegue colocar força suficiente para levantar um objeto mais pesado”, explica Foresti.

Outra funcionalidade apresentada pelo i-Zak foi seu desempenho em Internet das Coisas – já que no dia a dia, as coisas estão cada vez mais conectadas a internet. Na competição, o robô se conectou com os bebedouros de água do local e, em tempo real, ele conseguia medir o consumo de água e publicava essas informações.

Mas o sucesso para o público que passou pela Competição deste ano foi o “Beat Detector” (detector de batida), que o i-Zak demonstrou no espaço RoboZone – onde os robôs interagem diretamente com as pessoas que estão no local. Com o Beat Detector, o i-Zak consegue identificar a batida e se mexer de acordo com a música. “As pessoas que estavam circulando podiam conectar o seu próprio celular em uma caixa de som e o i-Zak identificava a batida e dançava de acordo com aquela música, foi um sucesso“, comemora Foresti.

Mais informações estão disponíveis no site www.cbrobotica.org.

SOBRE O CESAR

O CESAR é um centro privado de inovação que cria produtos, serviços e empresas com Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs). Desde 1996, a instituição desenvolve soluções em todo o processo de geração de inovação em e com TICs – desde o desenvolvimento da ideia, passando pela concepção e prototipação, até a execução de projetos para empresas dos mais diversos setores, como: telecomunicações, eletroeletrônicos, defesa, automação comercial, financeiro, logística, energia, saúde e agronegócio. Atendendo a clientes como o Exército Brasileiro, Fundação Telefônica, Oi Futuro, Alcatel, Gemalto, Bematech, Rapidão Cometa, LG, Sonae Sierra Brasil, Whirlpool, Tetrapak, Motorola, Positivo, Samsung, CHESF, Siemens e Saraiva.

O CESAR desenvolve novos negócios, sendo certificado pela Startup Brasil, desde 2014, para operar como uma Aceleradora oficial no programa de fomento a criação de startups no país. Além disso também atua na área educacional, com cursos de extensão e mestrado profissional em TICs, além de oferecer consultorias tanto para a criação de modelos/metodologias educacionais inovadoras, como para criação de estratégias de negócio conectadas com tecnologia.

Prêmios e reconhecimentos nacionais validam a contribuição do CESAR para o desenvolvimento da indústria de inovação no país. Destaque para o Prêmio FINEP de Mais Inovadora Instituição de Pesquisa do Brasil (2004 e 2010), o Prêmio de Modelo de Negócios Mais Inovador do País pela Revista Época Negócios (2009) e o Prêmio Info200 de Melhor Empresa de Serviços de Software (2005).

Você também pode gostar

Deixe um Comentário

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Aceito Mais informações