O aplicativo brasileiro Colab venceu nesta quarta-feira o concurso AppMyCity, que avaliou os melhores aplicativos urbanos do mundo. A disputa, organizada pela New Cities Foundation, reuniu apps voltados a melhorar a vida e a convivência nas cidades, bem como buscar a sustentabilidade. O Colab era o único representante brasileiro entre três finalistas e venceu a disputa contra aplicativos dos Estados Unidos e de Israel.
O Colab se propõe a conectar pessoas com um interesse em comum: as cidades. Os usuários podem reclamar de problemas rotineiros, como buracos na rua, iluminação pública, defesa do consumidor, e também propor soluções e projetos para melhorar a cidade em que vive. É possível, ainda, avaliar a gestão pública do munícipio quanto a serviços, instituições e entidades.
O principal diferencial do Colab é o uso da gamificação, que o torna parecido com um jogo ao usuário: cada participação do cidadão rende pontos, somados ao coeficiente “colab”. O aplicativo, disponível para Android e iPhone, também possui uma versão online.
O AppMyCity rendeu um prêmio de US$ 5 mil à Quick, empresa brasileira que criou o aplicativo.