Home Atualidades Brasil: internet gratuita está disponível até nas comunidades mais distantes

Brasil: internet gratuita está disponível até nas comunidades mais distantes

por Agência Canal Veiculação

Acessa São Paulo chega em 100% dos municípios paulistas

Com Plano de Expansão, internet gratuita está disponível até nas comunidades mais distantes

O Acessa São Paulo, programa de inclusão digital do Governo do Estado de São Paulo, gerenciado pela Secretaria de Gestão Pública, acaba de chegar aos 645 municípios do Estado, cumprindo a meta de levar internet gratuita para todos os paulistas. Agora, em qualquer parte de São Paulo, é possível encontrar um posto do Programa e desfrutar de acesso livre à internet, com orientação de um monitor especialmente qualificado.

No último ano, o número de postos ativos saltou de 697 para 821. Em 559 municípios, os postos funcionam plenamente, sendo que 105 deles já possuem mais de uma unidade disponível. Outras 160 cidades estão com vários postos do Programa em processo de implantação.

A expressiva quantidade de salas soma-se ainda a 32 Acessas Rurais, 26 Acessinhas e quatro Postos Regionais. São mais de 1.150 monitores disponíveis para atender quase 3 milhões de usuários cadastrados.

“A evolução do Acessa SP e sua chegada aos 645 municípios do Estado representam o cumprimento do compromisso assumido pelo governador Geraldo Alckmin, em junho de 2013, durante anúncio do Plano de Expansão do Programa. Reformulamos, ampliamos nossos serviços e chegamos até as comunidades mais distantes, o que demonstra que o Acessa SP está cada vez mais próximo do cidadão”, destaca o secretário de Gestão Pública, Waldemir Caputo.

Em breve o Acessa SP estará, também, na comunidade indígena Araribá, zona rural de Avaí, região administrativa de Bauru.

Ampliação do Programa

A expansão do Programa garantiu o aumento da qualidade dos serviços oferecidos. O investimento financeiro de quase R$ 1,5 milhão de reais impulsionou a inovação e estimulou a modernização do sistema operacional, com softwares exclusivos e adaptados para atender os deficientes visuais; o aumento da velocidade dos links; a atualização dos equipamentos; a ampliação da nova comunicação visual; o aumento da capacitação dos profissionais, entre outros avanços que possibilitaram o fortalecimento e o crescimento de inúmeras parceiras firmadas, entre elas o Poupatempo, o Sebrae SP, o Catraca Livre e o Memorial da América Latina.

 

Vale destacar ainda, como parte da conquista, o Acessinha, posto desenvolvido para atender o público infantil de 4 a 10 anos, adaptado às novas tecnologias, com equipamentos de última geração como tablets, smartphones, TV LCD, vídeo games, netbooks e piso tátil.

 

Conquistas

O Programa já realizou mais de 78 milhões de atendimentos. Além da navegação comum, o Acessa SP oferece inúmeros serviços eletrônicos ao cidadão de todas as idades, como elaboração de currículos, capacitação e preparação para o mercado de trabalho por meio dos EADs (ensino à distância) e incentivo ao desenvolvimento cultural, intelectual e econômico, através da Rede de Projetos e de oficinas.

 

A última novidade é a emissão da e-GTA – Guia Eletrônica de Trânsito Animal, documento obrigatório para o transporte de gados dentro do Estado, que passou a ser oferecido nos Postos do Acessa SP. A iniciativa deverá beneficiar cerca de 150 mil produtores rurais.

 

As inúmeras parcerias firmadas com prefeituras e órgãos do Governo do Estado contribuem para que o Acessa SP esteja ainda mais próximo do cidadão, pois possibilitam a instalação de postos em locais de grande fluxo de pessoas, como: Poupatempo, estações de Metrô, terminais de ônibus da EMTU, CICs (Centro de integração da Cidadania), restaurantes Bom Prato, entre outros.

 

Reconhecimento internacional

Tudo isso fez com que o Acessa SP fosse reconhecido internacionalmente ao receber o Prêmio “Acesso ao Conhecimento 2013”, pela Fundação Bill & Melinda Gates, considerado o Nobel da inclusão digital. O Programa concorreu com outras 300 candidaturas de 56 países e foi o grande vencedor ao apresentar como principal característica o acesso a todos.

 

“O Acessa SP vai até onde as pessoas estão, desde os grandes centros, até assentamentos no interior do estado”, explica o superintendente do Programa, Emilio Bizon Neto.

Você também pode gostar

Deixe um Comentário

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Aceito Mais informações