Viabilizado pelo Fundo de Estruturação de Projetos do Banco, Estudo foi conduzido pela FUSP e está disponível na internet
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), apresentou nesta quarta-feira, 2, os resultados da pesquisa Levantamento de informações sobre a indústria de games e políticas públicas para o setor.
A cerimônia, na sede do Banco no Rio de Janeiro, contou com a participação do superintendente de Pesquisa e Acompanhamento Econômico do BNDES, Fernando Puga, e acadêmicos da USP, PUC/SP e UFRJ.
O trabalho foi apoiado com R$ 1,3 milhão pelo Fundo de Estruturação de Projetos (BNDES FEP) e conduzido pela Fundação de Apoio à Universidade de São Paulo (FUSP), entidade selecionada por meio de Chamada Pública.
Composto de partes do lucro do Banco, o Fundo de Estruturação de Projetos do BNDES apoia com recursos não reembolsáveis estudos técnicos ou pesquisas que estejam relacionados ao desenvolvimento econômico e social e que possam orientar a formulação de políticas públicas.
Concluído após 12 meses de pesquisa, o estudo Levantamento de informações sobre a indústria de games e políticas públicas para o setor apresenta o cenário mundial do segmento, sua importância estratégica para a economia e um panorama da indústria brasileira de jogos digitais (empresas, diagnóstico e ambiente institucional).
O trabalho — que ouviu 133 empresas nacionais de desenvolvedores de games — permitiu a formatação de um censo da indústria brasileira do setor e a elaboração de um glossário contendo o vocabulário de jogos digitais.
O estudo traz também propostas de políticas públicas para a indústria de games em relação à capacitação de recursos humanos, acesso a financiamentos, criação de ambientes de negócios e geração de demandas indutoras do consumo.
O estudo está disponível aos interessados no site do BNDES, pelos links abaixo: