O Mars Rover Curiosity já está esperando um amigo robótico para logo meados de 2020 , mas os seres humanos poderiam fazer isso lá em primeiro lugar?
Uma misteriosa organização sem fins lucrativos chamada ‘ Fundação Inspiração Nova Marte” está realizando uma conferência de imprensa na próxima semana para anunciar uma viagem de ida e volta ao planeta vermelho. A “Missão para a “América vermelha'” seria lançado no mes de janeiro de 2018, sendo que para esta viagem seriam necessários aproximadamente 501 dias.
“A intenção é incentivar os americanos a acreditarem de novo, em fazer as coisas difíceis que fazem a nossa grande nação, enquanto a juventude inspirada através da ciência, tecnologia, engenharia , educação matemática e com motivação”, narra o misterioso empreendedor bilionário . “A Fundação Inspiração Nova Marte está empenhada em acelerar a exploração humana de Marte como um catalisador fundamental para o crescimento futuro, a prosperidade nacional, novos conhecimentos e liderança global.” Ou seja, em outras palavras, a fundação deseja criar e gerar não somente expectativas aos pesquisadores como também fornecer as ferramentas necessárias para que o povo ‘americano’ volte a criar novas tecnologias e volte a ‘acreditar’ em seus conhecimentos e criações.
É financiado pelo bilionário e centralizado pela empresa de turismo espacial pioneira de Dennis Tito, que se tornou o primeiro turista no espaço privado em 2001. Tito trabalhou em Marte nas missões da NASA durante os anos 1960. Todos os detalhes serão anunciados em uma conferência de imprensa marcada e anunciada para o dia 27 de fevereiro no Clube Nacional de Imprensa em Washington, DC
A missão vai lançar em 2018 para tirar proveito de um alinhamento conveniente entre a Terra e Marte, o que acontece aproximadamente a cada dois anos e dois meses. O próximo é em novembro deste ano, seguido de 2016. Durante esses eventos, os alinhamentos dos planetas estão em situações orbitais para uma nave espacial considerando partida da Terra- que requerem menos energia para fazer a viagem de 350 milhões de milhas. O Mars Rover Curiosity , por exemplo, partiu da terra e levou 253 dias chegando ao destino em 26 de novembro de 2011, retornando no dia 6 de agosto de 2012 para cobrir 352 milhões milhas.
Durante a NBC Cosmic Log , Alan Boyle (sem relação com a fundação ou Tito) traz a tona e levanta vários questionamentos e informações a partir de uma apresentação de Tito que deve ser apresentado na Conferência Aeroespacial IEEE que será realizada no próximo mês. Aparentemente, o plano é para que dois astronautas (tripulantes) para serem os viajantes em uma cápsula modificada chamada de Dragão SpaceX, passando pelo planeta vermelho e retornando de volta a terra, desta vez aproveitando e usando do alinhamento dos planetas para uma trajetória livre e que acabe tendo uma maior economia de combustível e maior velocidades.
Isto não é realmente surpreendente, porque ficar em órbita de Marte – ou apenas voando – seria muito mais simples, mais seguro e mais barato do que deixar cair a cápsula. Em outra missão , Rover Curiosity foi levado um carro de tamanho satisfatório afim de explorar a superfície e isto foi um feito tecnológico enorme, mas nem sequer abordam o desafio da segurança levar (e recuperar!) visitantes humanos.
A viagem de ida e volta é realmente muito viável, no entanto a Agência Espacial Européia e da agência russa Roscosmos já testou o que seria como viver em quartos fechados por tanto tempo – ainda que com a gravidade da Terra, por isso não foi uma simulação totalmente realista. Mas o experimento Mars500 mostrou que é possível viver em locais apertados, com apenas algumas pessoas por quase um ano e meio.
Ainda assim, grandes desafios mesmo que ainda não endereçados estariam protegendo os astronautas da radiação solar e cósmica, e construir um foguete ou nave espacial que poderiam levá-los de forma segura e principalmente trazê-los de volta.
Esperamos que outros detalhes deste anúncio, sejam passados na semana que vem – fique atento.
1 comentário
Esse texto foi traduzido através desses programinhas tradutores? Por favor não utilize essas aberrações. Tira todo o prazer de ler a matéria. A semântica está horrível.