Home Atualidades Autoridades apreendem programas de computador piratas no interior de SP

Autoridades apreendem programas de computador piratas no interior de SP

por Agência Canal Veiculação

Três revendas de informática na cidade foram abordadas em ação policial de combate à pirataria de software

Em ação de combate à pirataria de software em Sorocaba (SP), autoridades policiais do município apreenderam 58 mídias que continham cópias irregulares de programas de computador.

Com apoio logístico da Associação Brasileira das Empresas de Software (ABES) e sob o comando do delegado Dr. Urban Filho, da Delegacia de Investigações Gerais de Sorocaba, os agentes apreenderam os itens em três revendas de informática, suspeitas de comercializar os artigos ilegalmente.

47% dos computadores vendidos no Brasil estão pré-infectados

Estudo do IDC mostrou que 47% dos computadores vendidos no Brasil são adquiridos em lojas de informática estão pré-infectados, com malwares, incluindo Trojans e outros vírus poderosos. “O uso desses programas falsificados expõe os usuários a riscos iminentes capazes de roubar informações e dados pessoais”, destaca Jorge Sukarie, presidente da ABES.

Diante dessa realidade, a ABES junto com a BSA – The Software Alliance mantém o Portal Denuncie Pirataria de Software. “Toda vez que o cliente desconfiar da procedência dos softwares oferecidos nesses locais, ele pode fazer uma queixa anônima pelo portal, disponível no endereço eletrônico http://www.denunciepirataria.org.br. Se preferir é possível também baixar o aplicativo do Portal disponível nas plataformas Android e IOS”, ressalta Sukarie.

Penas previstas

Além do prejuízo para os clientes, esses estabelecimentos estão sujeitos às penalidades previstas em lei contra venda de cópias de programas de computador falsificadas. “Ao infringir o direito autoral, essas revendas de informática promovem a concorrência desleal no mercado em que atuam. Além disso, podem responder criminalmente com uma pena pecuniária de até 3 mil vezes o valor de cada software usado ou reproduzido ilegalmente, cumulada com a pena privativa de liberdade de até três anos”, destaca Sukarie.

O apoio logístico da entidade em operações policiais faz parte dos esforços da ABES para mudar o cenário da pirataria no país, que atualmente é de 50%, segundo estudo da BSA – The Software Alliance, publicado em junho deste ano.

Sobre a ABES

A ABES, Associação Brasileira das Empresas de Software, é a mais representativa entidade do setor com cerca de 1580 empresas associadas ou conveniadas, distribuídas em 21 estados brasileiros, responsáveis pela geração de mais de 120 mil empregos diretos e um faturamento anual da ordem de US$ 20 bilhões por ano.

As empresas associadas à ABES representam 85% do faturamento do segmento de desenvolvimento e comercialização de software no Brasil e 32% do faturamento total do setor de TI, equivalente em 2013 a US$ 61,6 bilhões de vendas de software, serviços de TI e hardware.

Desde sua fundação, em 9 de setembro de 1986, a entidade exerce a missão de representação setorial nas áreas legislativa e tributária, na proposição e orientação de políticas voltadas ao fortalecimento da cadeia de valor da Indústria Brasileira de Software e Serviços – IBSS, na defesa da propriedade intelectual e combate a pirataria de softwares nacionais ou internacionais e no apoio as iniciativas de fomento à pesquisa, desenvolvimento, inovação e ao desenvolvimento do software nacional. Acesse o Portal ABES – www.abes.org.br ou fale com a nossa Central de Relacionamento: (11) 2161-2833

Você também pode gostar

Deixe um Comentário

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Aceito Mais informações