Rumor indica que empresa pode começar a competir com outros buscadores, como Google e Bing
Um mecanismo de busca é um software online que permite a pesquisa de diferentes assuntos a partir de uma palavra-chave ou frase. Para isso, esse tipo de ferramenta coleta, armazena e organiza o conteúdo disponível na internet em um banco de dados em servidores online. Entre os mais conhecidos estão o Google, Bing, Naver, entre vários outros, e um mecanismo de busca da Apple pode entrar nessa lista.
O rumor, que começou em 2014, voltou a ganhar força no final de agosto de 2020, quando Jon Henshaw, desenvolvedor e CEO do portal de notícias Coywolf, publicou uma matéria com os principais fatores que sustentam a possibilidade de a Apple estar planejando lançar seu próprio mecanismo de busca. De acordo com Henshaw, não é possível afirmar com certeza se a ferramenta “Sugestões da Siri”, presente em vários produtos da empresa, ainda usa buscadores como o Google ou o Bing para coletar os resultados das pesquisas. Uma das principais suspeitas é de que as informações estão sendo obtidas a partir do Spotlight, sistema de buscas da Apple, que pode estar fazendo mais do que simplesmente localizando aplicativos ou gerenciando e-mails.
Outro indicativo que também ajuda a corroborar a teoria foi a recente atualização da página de rastreador da web (web crawler) Applebot. Ao que tudo indica, as adições são muito semelhantes aos detalhes que o Google fornece a webmasters e SEOs, como verificação de tráfego, inclusão de uma seção sobre classificações de pesquisa, entre outra coisas. Um dos principais motivadores para essa mudança seria o desejo da Apple de garantir a segurança e a privacidade dos dados de seus usuários, evitando compartilhá-los com outras empresas, criando um sistema cada vez mais fechado e exclusivo.
Como um novo buscador pode influenciar o dia a dia
Além de uma nova possibilidade de ferramenta de pesquisa, o buscador da Apple pode acabar criando a necessidade de que os portais adaptem suas estratégias e configurações de SEO para as diretrizes de ranqueamento, de acordo com as exigências do novo mecanismo de busca, para garantir que os resultados sejam encontrados também por quem usar a ferramenta.
Cuidado com produtos iPhone
Com tantas novidades e anúncios, a Apple se torna cada vez mais consolidada no campo da tecnologia. A variedade de produtos e serviços valoriza ainda mais os produtos da empresa, exigindo maior cuidado do cliente para garantir que o celular, computador ou outro item tenha o máximo de durabilidade, tanto para uma possível revenda, quanto para evitar gastos desnecessários. Assim, é importante buscar um serviço de seguro para iPhone 7 ou outros modelos, cuidando também da limpeza do aparelho, garantindo que as atualizações estejam em dia, etc.