Home Atualidades Apple pode estar próxima de lançar seu próprio mecanismo de busca

Apple pode estar próxima de lançar seu próprio mecanismo de busca

por Carlos Augusto Queiroz

Rumor indica que empresa pode começar a competir com outros buscadores, como Google e Bing

(Crédito: iStock)

Um mecanismo de busca é um software online que permite a pesquisa de diferentes assuntos a partir de uma palavra-chave ou frase. Para isso, esse tipo de ferramenta coleta, armazena e organiza o conteúdo disponível na internet em um banco de dados em servidores online. Entre os mais conhecidos estão o Google, Bing, Naver, entre vários outros, e um mecanismo de busca da Apple pode entrar nessa lista.

O rumor, que começou em 2014, voltou a ganhar força no final de agosto de 2020, quando  Jon Henshaw, desenvolvedor e CEO do portal de notícias Coywolf, publicou uma matéria com os principais fatores que sustentam a possibilidade de a Apple estar planejando lançar seu próprio mecanismo de busca. De acordo com Henshaw, não é possível afirmar com certeza se a ferramenta “Sugestões da Siri”, presente em vários produtos da empresa, ainda usa buscadores como o Google ou o Bing para coletar os resultados das pesquisas. Uma das principais suspeitas é de que as informações estão sendo obtidas a partir do Spotlight, sistema de buscas da Apple, que pode estar fazendo mais do que simplesmente localizando aplicativos ou gerenciando e-mails.

Outro indicativo que também ajuda a corroborar a teoria foi a recente atualização da página de rastreador da web (web crawler) Applebot. Ao que tudo indica, as adições são muito semelhantes aos detalhes que o Google fornece a webmasters e SEOs, como verificação de tráfego, inclusão de uma seção sobre classificações de pesquisa, entre outra coisas. Um dos principais motivadores para essa mudança seria o desejo da Apple de garantir a segurança e a privacidade dos dados de seus usuários, evitando compartilhá-los com outras empresas, criando um sistema cada vez mais fechado e exclusivo.

Como um novo buscador pode influenciar o dia a dia

Além de uma nova possibilidade de ferramenta de pesquisa, o buscador da Apple pode acabar criando a necessidade de que os portais adaptem suas estratégias e configurações de SEO para as diretrizes de ranqueamento, de acordo com as exigências do novo mecanismo de busca, para garantir que os resultados sejam encontrados também por quem usar a ferramenta.

Cuidado com produtos iPhone

Com tantas novidades e anúncios, a Apple se torna cada vez mais consolidada no campo da tecnologia. A variedade de produtos e serviços valoriza ainda mais os produtos da empresa, exigindo maior cuidado do cliente para garantir que o celular, computador ou outro item tenha o máximo de durabilidade, tanto para uma possível revenda, quanto para evitar gastos desnecessários. Assim, é importante buscar um serviço de seguro para iPhone 7 ou outros modelos, cuidando também da limpeza do aparelho, garantindo que as atualizações estejam em dia, etc.

Você também pode gostar

Deixe um Comentário