A partir do começo desta semana, os consumidores que tiverem smartphone de carregamento sem fio ou tablet poderão simplesmente colocar seu aparelho em uma mesa e completar a sua bateria ao visitar a Starbucks do Vale do Silício, nos EUA.
No início deste ano, a rede de café expresso começou a testar a tecnologia de carregamento sem fio integrada em suas lojas de Boston e agora está lançando o serviço para uma segunda área dos EUA.
“Mais e mais clientes estão usando a Starbucks como sua base e eles estão procurando recarregar de uma série de maneiras”, disse Adam Brotman, diretor digital da Starbucks Coffee Company. “Nós vimos a resposta positiva do cliente para o carregamento sem fio através de nossos testes em Boston e estamos satisfeitos de agora estender esta experiência para os nossos clientes na área do Vale do Silício”.
Em teoria, o carregamento sem fio é uma ideia um tanto quanto brilhante. Não há necessidade de cabos ou tomadas de energia e não é preciso se preocupar com um dispositivo que está com pouca energia, porque sempre que ele é colocado sobre ou perto de uma estação de recarga ele será recarregado. No entanto, na prática, as coisas não são tão simples assim. Existem atualmente duas organizações distintas, com diferentes tecnologias de carregamento sem fio, que são concorrentes no mesmo espaço. E os dispositivos que estiverem nos padrões de uma, não vão funcionar com a tecnologia da outra.
A Starbucks tem reforçado o padrão Power Matters Alliance, que é apoiado pelo Google e por fabricantes de smartphones, incluindo Blackberry, HTC, LG, Samsung e ZTE. Embora tenha sido criado apenas em 2012, este já é o padrão de carregamento sem fio que cresce mais rápido no setor de tecnologia na América do Norte.
Na Europa e na Ásia, o padrão QI da Wireless Power Consortium está vencendo a corrida rumo à liderança. É a forma mais antiga dessa tecnologia, que também é apoiada pela Samsung, Sony, LG e Nokia.
Além disso, a tecnologia já está sendo usada além do simples recarregar bateria de aparelhos e está sendo testada como um meio de substituir a tomada tradicional das casas. Basta colocar um dispositivo sobre uma mesa ou um balcão da cozinha e ele vai recarregar.
Assim como a Starbucks, o McDonalds realiza seus próprios testes de carregamento sem fio, usando o padrão de QI, em determinados lugares da Europa. No entanto, ao mesmo tempo, algumas de suas lojas em Nova York usam o padrão Power Matters Alliance de carregamento sem fio.