Home Atualidades Adobe Digital Index: Consumo de TV Everywhere está migrando para dispositivos set-top box

Adobe Digital Index: Consumo de TV Everywhere está migrando para dispositivos set-top box

por Agência Canal Veiculação

Aparelhos como Apple TV e Roku apresentaram crescimento de 31% como gadgets utilizados para a transmissão de vídeos, enquanto dispositivos móveis iOS – ainda os mais utilizados – tiveram queda de 20%

São Paulo, março de 2015 – Embora dispositivos com o sistema operacional iOS da Apple ainda sejam o número 1 em autenticações de TV Everywhere (TVE), uma nova análise do Adobe Digital Index (ADI) mostra que o consumo de TVE está em processo de mudança para aparelhos set-top box (STB), como Apple TV e Roku. De acordo com o último Relatório de Referência de Vídeos do ADI, referente ao quarto trimestre de 2015, a proporção de uso da TVE nos sistemas iOS teve queda de 20% com relação ao ano anterior, enquanto os STBs registraram crescimento de 31%.

“Os profissionais de marketing precisam estar cientes do comportamento do consumidor e para onde ele está se dirigindo, de forma que eles possam otimizar suas próprias experiências de anúncios”, disse Becky Tasker, analista do Adobe Digital Index. “Neste momento, a maior parte das propagandas e das interações ainda ocorre na televisão tradicional, mas a TV Everywhere não deve ser ignorada. O marketing das empresas já deve começar a planejar e testar para, quando essa penetração nos set-top box ocorrer, estarem mais bem preparados para entender em que eles devem investir para atrair o público.”

Em relação ao terceiro trimestre de 2015, o consumo de TVE via Roku, especificamente, aumentou 14%. Isto se deve, provavelmente, à movimentação de grandes redes de televisão que adicionaram canais em meados de novembro. Além disso, autenticações no sistema iOS continuaram a diminuir, com uma queda de quase 12% no trimestre.

Conteúdo e programação especial relacionados a esporte ou estreias ocorridas no último outono impulsionaram o consumo de TVE no quarto trimestre, de acordo com o relatório do ADI – apesar disso, a penetração global nas residências, em 17,4%, ainda não é muito grande.

O uso de TV Everywhere para a visualização de vídeos, no entanto, dobrou no período (102%) – uma tendência que o ADI prevê que continuará. O número de usuários ativos nesta plataforma registrou aumento de 22% no trimestre, sendo que no trimestre anterior o crescimento variou entre 12% e 14%.

O conteúdo transmitido em TV Aberta e em TV a Cabo via TVE teve o maior crescimento na avaliação do período entre dezembro de 2014 e dezembro de 2015, chegando a 111%. “Esta é a primeira vez que vimos isso e acreditamos que isso se justifique pelas estreias televisivas do outono e ao fato de as pessoas passarem a assistir os conteúdos de interesse quando é mais conveniente para elas, e não quando transmitidos em tempo real na TV a Cabo”, disse Tasker. Outros gêneros, incluindo filmes, esportes e conteúdo para crianças e adolescentes também tiveram um aumento no quarto trimestre.

Segundo Tamara Gaffney, analista principal do ADI, apesar de os números finais de audiência do Super Bowl divulgados não terem sido os melhores anos, isso não quer dizer que menos pessoas assistiram à final da NFL. “Números declinantes como esse indicam que a TV digital está começando a desviar os espectadores. E não é nenhuma surpresa, uma vez que a CBS transmitiu o Super Bowl de graça para todo mundo que desejasse assisti-lo digitalmente”, afirmou.

Em estudo conduzido pelo Adobe Digital Index na semana anterior ao Super Bowl com mais de 400 consumidores americanos, 50% dos entrevistados da geração Y (também conhecida como Millennials) dizem assistir a esportes em televisões inteligentes, dispositivos móveis, computadores ou consoles de jogos. Especificamente para o Super Bowl, 35% dos Millenials disseram que planejavam assistir ao jogo em uma TV conectada e mais de 25% disseram que possivelmente iriam baixar um aplicativo para assistir.

Sobre o Adobe Digital Index

O Adobe Digital Index publica pesquisas sobre marketing digital e outros temas de interesse para altos executivos de marketing e e-commerce em todos os setores. A pesquisa é baseada na análise dos dados selecionados, anônimos e agregados de mais de 4.500 empresas em todo o mundo que usam a Adobe Marketing Cloud para obter dados acionáveis ​​e análises de atividade em seus sites. A margem de erro da Previsão de Compras Online 2015 é de 3%, com um nível de confiança de 90%.

Você também pode gostar

Deixe um Comentário

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Aceito Mais informações