Ter total controle dos documentos fiscais da empresa é uma necessidade para qualquer empresário. Independente do porte de sua organização e do seu ramo de atuação, ter conhecimento das transações que ocorrem só traz vantagens para você.
Além de facilitar o compartilhamento de informações com a prefeitura, essa prática também é benéfica para saber exatamente o que está se passando dentro da sua empresa. Dessa forma, é possível planejar de forma mais segura os rumos de seu empreendimento.
Tecnologia facilita controle fiscal da empresa
A emissão de Nota Fiscal de Serviço Eletrônica, por exemplo, é uma obrigação empresarial prevista por lei municipal em cidades como o Rio de Janeiro.
Antes de ser possível emitir o documento virtualmente, era preciso apresentar aos órgãos municipais a Declaração de Serviço, o que era uma dor de cabeça principalmente para micro e pequenos empreendedores. Com a utilização da nova tecnologia, é muito mais simples prestar contas à prefeitura. Aprenda como emitir NF-e, de uma forma simples, prática e objetiva.
Emissão de nota fiscal eletrônica também é vantajoso para empresários
Embora o objetivo da prefeitura, ao modernizar a forma de emissão de Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e) seja combater a sonegação fiscal, por meio do melhor controle sobre a circulação de mercadorias e serviços e assim cobrar o ISS, essa automatização do processo também é positiva para os negócios. Isso porque com a tecnologia, as informações ficam mais fáceis de serem acessadas pelos gestores da empresa. Confira outros benefícios de emitir nota fiscal eletrônica de serviço (NFS-e):
5 motivos para sua empresa emitir documentos fiscais
1. Melhor gestão de dados fiscais
Optar por emitir notas fiscais de forma virtual é o primeiro passo para otimizar os processos dentro de sua empresa. Como os dados estarão reunidos na nuvem, não é necessário investir em backups, já que os dados estarão salvos e seguros. Sem contar que as informações também podem ser atualizadas, com facilidade, em segundos por sua equipe.
2. Integração total de informações
Com a emissão de notas fiscais eletrônicas, é possível realizar a integração do seu sistema online de gestão empresarial com outras plataformas como ERP e Business Intelligence (BI).
3. Otimização de tempo
Quando uma empresa não emite nota fiscal de forma eletrônica, existe um impacto negativo na produtividade. É preciso mobilizar diversos colaboradores para participar do processo manualmente. Por essa razão, a automatização com o sistema online de gestão empresarial também é uma excelente forma de otimizar tempo e facilitar a rotina de trabalho. Basta inserir todos os dados de uma só vez no software.
4. Menos chances de erros
Errar é humano. Disso todo mundo sabe. Tanto que uma das principais vantagens da inovação tecnológica é justamente executar em segundos ações repetitivas complexas ou não, que uma pessoa poderia errar por simples cansaço mental. Nesse sentido, o recurso de preenchimento automático, presente na emissão eletrônica de notas fiscais é mais eficaz. Além de ser mais práticos, evita que erros sejam cometidos pela equipe.
5. Informações mais seguras
A emissão de notas fiscais eletrônicas também são mais seguras do que pelo método antigo. Durante o processo, é realizada a certificação digital, o que comprova de forma prática e legal que esse documento fiscal é autêntico. Além disso, reduz consideravelmente os custos com papelada.
Como emitir notas fiscais eletrônicas
Já existem no mercado, sistemas online de gestão empresarial que facilitam muito o processo de emissão de documentos fiscais. O VHSYS, por exemplo, é software que possui diversos módulos, inclusive, um que é voltado exclusivamente para emissão de NF-e. Com 5 planos diferentes disponíveis para você escolher, de acordo com as necessidades de sua empresa, o VHSYS possibilita inclusive um teste gratuito por um mês.