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Viciados em Facebook – Pesquisa revela hábitos dos brasileiros na rede social

por Agência Canal Veiculação

Viciados em Facebook

Pesquisa nacinal realizada pela Hibou em parceria com a PiniOn revela que 95% dos entrevistados acessam o facebook inúmeras vezes ao dia e 99% possuem o face app em seus smartphones

O Facebook se tornou uma mania nacional e disso todos nós já sabemos. No entanto, os números descobertos são surpreendentes. Em pesquisa realizada entre 27/03 e 27/06 pela empresa de pesquisa e monitoramento de mercado Hibou em parceria com aplicativo PiniOn através de 2.362 usuários de Iphone do Brasil todo, revela que apenas 1% dos entrevistados não possuem o aplicativo do face no smartphone e 95% acessam inúmeras vezes ao dia.

“Face” como te Quero

78% dos entrevistados usam o facebook para assuntos pessoais contra apenas 1% que usam profissionalmente. “ O que mais nos chamou atenção é 95% dos usuários acessarem várias vezes ao dia e apenas 48% postam conteúdo diariamente, ou seja as pessoas gostam de estar conectadas e verem o que os amigos e conhecidos estão postando a todo momento” diz Ligia Mello, sócia da Hibou e coordenadora da pesquisa. Já 69% responderam que constumam curtir e comentar posts durante o dia e 96% não pensam de jeito nenhum cancelar a conta do Facebook.

Zona turbulenta : Assumindo status de relacionamento no “FACE”

O assunto é polêmico, alguns preferem não deixar claro, outros querem “escancarar” e mostrar que estão com seus parceiros. 38% se dizem solteiros na rede social, seguidos de 30% com relacionamento sério, 26% casados, 5% noivos e apenas 1% se diz em relacionamento enrolado. Quanto aos amigos, a média encontrada foi de 652, sendo que o mínimo foi 1 amigo e o máximo 5000 ( limite do FB). “Percebemos na pesquisa que 95% consideram o principal motivo para adicionar amigos é de poder conhecê-los fora da rede. Em segundo lugar por motivos profissionais com 44% das respostas. O curioso é que 5% admitiram a nós que adicionam amigos para aumentarem a quantidade em seus perfis, sem se preocuparem com a origem daquele perfil” comenta Marcelo Beccaro, sócio da Hibou e coordenador da pesquisa.

É ou não amizade?

56% dos entrevistados responderam que retiram amigos de sua lista do perfil quando estes comentam ou postam algo ofensivo. Não conhecer bem a pessoa aparece em 2º lugar com 45% das respostas, seguido novamente de postagens agora com comentários e caráter depressivos com 32%. Apenas 18% afirmaram não terem o hábito de limparem sua lista de amizades do FB.

Da TELONA para telinha

Já era de se esperar. Com 75% das respostas, o smartphone e o celular são os grandes meios de acesso ao FB. Na sequência tem-se o laptop e o notebook com 14%, desktop com 5%, tablets 4% e 2% acessam pelo ipod touch. “Além dessa migração da telona para a telinha, vimos que 59% dos usuários consideram a rede um bom meio para lerem notícias, mesmo lendo em uma tela mais compacta”, diz Ligia. Os acessos costumam acontecer para 96% dos entrevistados quando estão em casa, seguidos de 72% que costumam acessar em locais públicos e 62% no trabalho.

Curtir ou não curtir? Eis a questão

A pesquisa mostra que o principal motivo de curtir (like) uma página é para se manter informado sobre o assunto que a mesma representa (80%). Já a descontração com humor e entretenimento aparece em 2º com 69%, seguidos por marcas e produtos de uso cotidiano (48%). Quando estão navegando pelo FB, a maioria afirmou também que clica sempre nos anúncios disponíveis contra 33% que clica de vez em quando e 8% não têm esse hábito.

“A relação das marcas com seus seguidores é cuidadosa, pois muita propaganda (22%) e conteúdo irrelevante (49%) podem fazer com que o usuário deixar de segui-la. O equilíbrio entre informações e promoções é essencial para reter esse usuário.” Explica João Paulo, do PiniOn. Os demais motivos citados para deixar de seguir uma marca foram: 11% por poucas promoções e benefícios, 9% muitas publicações por dia e 9% por conteúdo repetido.

Integração FB e outras Redes Sociais

Hoje devido às muitas opções de aplicativos, questionou-se a integração dos mesmos. 63% integram seus jogos e aplicativos dentro do FB. Por exemplo: 78% dos entrevistados utilizam o Instagram integrado ao Face. Nesta integração, 33% sempre se “loga” em sites e aplicativos com a conta do FB, sendo 47% às vezes, 13% raramente e só 7% nunca “logou” em outros aplicativos com a conta do FB.

Para o futuro: Facebook REHAB?

Quase metade dos usuários pretende se desconectar por mais tempo. Perguntamos aos entrevistados quanto ao futuro em relação ao Facebook, e 40% assumiram que querem diminuir o tempo que passam conectados. 36% inversamente preferem aumentar seu tempo conectado. Apenas 1% afirmou que pretende cancelar a conta.

Sobre Hibou

A Hibou é uma empresa especializada em pesquisa de mercado e monitoramento. Da palavra francesa “coruja”, a Hibou traz o significado do olhar além dos 180°. A empresa tem como principal diferencial a inserção dos resultados das pesquisas dentro do dia a dia do consumidor, propondo muito além do resultado objetivo, sugestões de desdobramentos e abordagens. MaxHaus, Gafisa e o grupo argentino de seguros Sancor, são alguns dos clientes da Hibou, que oferece pesquisas qualitativas, quantitativas; exploratórias; profundidade; de campo; duble de cliente; deskresearch; datamining; e monitoramento de comportamento; presença de marca; expansão de região (acompanhamento de plano diretor); expansão de mercado para produtos e serviços; teste de produto e hábitos de consumo.

 

Sobre PiniOn

Fundado em janeiro de 2013, o PiniOn é uma plataforma que combina tecnologia mobile e o crowdsourcing, que capta a opinião a respeito de marcas e temas diversos bem como insights criativos de seus usuários durante o momento de consumo. Por meio do aplicativo mobile, as empresas oferecem aos usuários missões que geram recompensas aos participantes, de acordo com a complexidade de cada atividade. O PiniOn possibilita que os tomadores de decisão das companhias possam ter uma visão dinâmica e continua da opinião dos consumidores e seus públicos, e fornece dados para as empresas que podem ser decisivos na elaboração de suas estratégias . A plataforma já conta com 17 mil usuários cadastrados e mais de 70 mil missões aprovadas.

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