Home Artigos TOTVS apoia a indústria com visibilidade sobre os seus produtos no ponto de venda

TOTVS apoia a indústria com visibilidade sobre os seus produtos no ponto de venda

por Agência Canal Veiculação

Da distribuição ao varejo, solução permite o acompanhamento preciso do desempenho de cada item comercializado

São Paulo, 14 de julho de 2016 – A indústria de bens de consumo normalmente distribui seus produtos de duas maneiras: via canal indireto, por meio de distribuidores que passam a ser responsáveis pela entrega das mercadorias às redes varejistas, ou de forma direta, quando o próprio fabricante é responsável pela entrega aos varejos. Ocorre que, entre o repasse e a compra da mercadoria pelo consumidor, existe uma lacuna sobre o que está, de fato, sendo consumido. Para apoiar tanto os fabricantes quanto os varejistas e distribuidores no controle do desempenho de cada item no ponto de venda, a TOTVS evoluiu a sua solução TOTVS Visibilidade powered by NeoGrid, que passa a contar também com o recurso OSA (On Shelf Availability).

A falta de um item na gôndola leva o consumidor a duas opções: adquirir um produto de outra marca ou ir a outro estabelecimento para comprar o que deseja. Contudo, em ambas as situações, tanto o varejo quanto a indústria têm queda no faturamento. Em um mercado altamente competitivo, garantir a disponibilidade das mercadorias nas lojas é um diferencial para reforçar a fidelidade dos clientes e evitar perdas nas vendas. O TOTVS Visibilidade powered by NeoGrid garante aos gestores um acompanhamento preciso sobre os seus produtos, promovendo o planejamento adequado e baseado em dados reais de consumo.

Com uma grande quantidade de empresas parceiras para a distribuição das suas mercadorias, um dos grandes desafios da indústria é analisar os dados do canal indireto, que chegam em diferentes formatos, para entender todas as referências coletadas dos distribuidores e, assim, tomar decisões assertivas para os seus negócios. A solução está no uso da tecnologia, responsável pela captação e padronização das informações. Com ela, diariamente, é possível analisar indicadores de vendas de produtos, positivação e desempenho dos distribuidores, o que viabiliza o gerenciamento de faltas e excessos de estoque com a rapidez que o mercado exige. Dessa forma, com maior previsibilidade sobre o que está vendendo, a indústria se organiza melhor para produzir assertivamente o que tem maior saída nos pontos de venda.

Quando o assunto é a venda direta ao varejo, o recurso OSA mostra a venda estimada por produto, por loja e por dia, destacando os efeitos da indisponibilidade da mercadoria sobre as vendas, a tempo de se realizarem ações corretivas. Além disso, o gestor consegue identificar os motivos da ruptura, seja pela falta em estoque ou pela não reposição na gôndola. Os benefícios mostram-se fundamentais na manutenção deste modelo de negócios, tão sensível às oscilações do mercado. Além de dispor de inteligência do varejo para disponibilizar informações, o TOTVS Visibilidade powered by NeoGrid promove a redução de custos com a gestão adequada da produção, principalmente de itens perecíveis, e aumenta a competitividade da indústria, que atua mais próxima às demandas reais dos seus clientes.

“Observamos as necessidades específicas do mercado para evoluirmos constantemente as nossas soluções e oferecermos suporte a diferentes modelos de negócios. Com o TOTVS Visibilidade powered by NeoGrid, esperamos estabelecer estratégias colaborativas entre a indústria e o varejo para melhorar o índice de disponibilidade dos produtos. De uma ponta a outra, a tecnologia apoia as empresas a serem mais assertivas e competitivas”, conclui Carlos Valle, diretor do segmento de Manufatura da TOTVS.

Sobre a TOTVS

Provedora de soluções de negócios para empresas de todos os portes, atua com softwares de gestão, plataformas de produtividade e colaboração, hardware e consultoria, com liderança absoluta no mercado SMB na América Latina. Com mais de 50% de marketshare no Brasil, ocupa a 21ª posição de marca mais valiosa do país no ranking da Interbrand. A TOTVS está presente em 41 países com uma receita líquida de mais de R$ 2 bilhões. No Brasil, conta com 15 filiais, 52 franquias, 5 mil canais de distribuição e 10 centros de desenvolvimento. No exterior, conta com mais 7 filiais e 5 centros de desenvolvimento (Estados Unidos, México, China e Taiwan). Para mais informações, acesse o website www.totvs.com.

Você também pode gostar

Deixe um Comentário

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Aceito Mais informações