Home Artigos Tecnologias e tutoriais facilitam o trabalho com computador

Tecnologias e tutoriais facilitam o trabalho com computador

por Paulo Fernandes Maciel

Hoje as tecnologias e tutoriais são facilitadores na informática

As tecnologias não param de surgir e facilitam ainda mais o dia a dia de quem trabalha à frente do tradicional kit teclado, mouse e monitor. Não à toa, tarefas que antes demoravam longas horas, hoje podem ser feitas com poucos cliques no computador incclusive tutoriais.

Atualmente, o Windows 11 já está disponível ao público e traz recursos valiosos para a gestão de tarefas e produção de conteúdo. Por exemplo, agora você não simplesmente maximiza, minimiza ou personaliza as janelas do computador.

Indo além disso, você escolhe tamanhos padronizados e proporcionais à tela, deixando espaços para você adicionar uma outra aba ou programa que esteja em funcionamento na sua máquina. Essa é apenas uma das muitas funções úteis ao trabalhar na frente do PC.

Para mostrar as tecnologias que ajudam a produzir mais e melhor, hoje trazemos os tutoriais mais úteis para quem trabalha com computador!

tutoriais

Por que o computador trava quando trabalho?

O computador pode ocasionar travamento quando há necessidade de mais recursos, como capacidade do processador, da memória RAM ou de armazenamento. Atualmente, os processadores dificilmente provocam gargalos em máquinas mais novas, então os problemas mais comuns acontecem na memória RAM e no armazenamento.

A memória RAM diz respeito à capacidade do computador de abrir muitos programas e abas do navegador ao mesmo tempo. Na prática, cada item em processamento necessita de uma quantidade específica de memória RAM.

Inclusive, há browser que demandam bastante, como o Chrome, que frequentemente é alvo de críticas da comunidade por consumir mais de 1gb de memória RAM mesmo com quatro abas em uso.

Então, caso você dependa de muitos programas ou seja adepto ao trabalho com muitas abas, talvez seja interessante investir em mais memória RAM.

Para ver com precisão como cada programa consome a sua memória RAM, basta apertar “ctrl” + “alt” + “del”, abrir o gerenciador de tarefas e ver os processos abertos. Nesta seção, a memória alocada é apresentada na coluna “memória”.

Vale acrescentar que a memória RAM não é difícil de ser instalada em desktops e notebooks, tendo muitos tutoriais disponíveis. Além disso, ela custa pouco tendo em mente as tantas vantagens que proporciona.

Por outro lado, o armazenamento diz respeito à capacidade de leitura de programas. Assim, HDDs, SSDs e SSDs m.2 se destacam conforme a maior capacidade de leitura.

Os HDDs são discos de armazenamento que estão em computadores mais antigos. Embora haja bastante memória, a capacidade de leitura é bastante limitada porque esses discos leem as informações como um disco, e não digitalmente.

Por outro lado, os SSDs e SSDs m.2 são muito mais ágeis. Em comparação, enquanto o HDD inicia o Windows em pouco mais de dois minutos, basta alguns segundos para um SSD ou SSD m.2 ficar 100% operante.

Felizmente, há muitas opções de SSDs para o mercado e esses gadgets têm valores bastante acessíveis. No entanto, a busca por um técnico pode ser necessária caso não queira perder informações já salvas.

Dividindo a tela no computador

Há duas formas de dividir a tela no computador: com duas telas ou através das tecnologias do Windows 11. Existe também a clássica personalização de janela, onde você adequa cada programa manualmente ao formato da sua tela.

Com dois monitores, a forma de configurar e dividir a tela depende do seu dispositivo.

No PC, você precisa de uma placa de vídeo com saída de displayport, saída bem parecida com o HDMI mas serve para comportar áudio e monitores, que passam a trabalhar em sincronia.

Ao realizar o devido cabeamento entre os dois monitores, basta ir à área de trabalho, clicar com o botão direito do mouse em qualquer área em branco, clicar em “configurações de exibições” e por fim selecionar a divisão da sua tela.

Feito isso, você divide a tela do seu computador em dois monitores!

Com notebook, a única diferença é a falta do displayport. Deste modo, você deve conectar a saída HDMI direto no monitor e por fim realizar a configuração de exibição, que é idêntica ao procedimento do PC.

Entre as novas tecnologias, o Windows 11 possui o recurso de divisão de tela no computador, que é muito fácil e vale para qualquer programa e browser.

Essa nova função permite dividir a tela em diferentes proporções e considera quadrantes diferentes. Isto é, você escolhe se o programa ocupará 25%, 50% ou 75% da tela, com as outras áreas ocupadas por outros aplicativos.

Para usar essa tecnologia, basta abrir qualquer programa e deixar o cursor do mouse em cima do botão “maximizar”, que fica ao lado esquerdo do botão “fechar”.

Ao pôr o curso em cima, você precisa escolher o formato de divisão. Vale destacar que, feito isso, você precisa escolher os programas que também ficam na tela.

Por fim, você pode minimizar, trocar posições e fechar programas sem problema. Caso queira alterar o formato de divisão da tela!

Você também pode gostar

Deixe um Comentário

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Aceito Mais informações