Tecnologia é suporte importante para expansão de escritório de advocacia
Um escritório de advocacia, assim como qualquer outro negócio, tem interesse em crescer e prosperar.
Essa jornada pede que o advogado gestor adote postura empreendedora, o que pode ser um desafio visto que essa habilidade não costuma ser estimulada nos cursos de Direito.
A visão empreendedora é essencial para lidar com fatores externos ao escritório, como mercado, concorrência e captação de clientes, o que pode ser decisivo para o sucesso.
Nesse caminho é recomendável lançar mão de boas práticas e incorporar ferramentas de apoio, inclusive incorporando recursos tecnológicos.
Virar as costas para a inovação disponível para a área jurídica pode fazer com que o escritório desperdice tempo e recursos e se afaste dos objetivos de crescimento.
É necessário contar com a estrutura de apoio certo.
Nesse cenário, a automatização de tarefas tem papel essencial.
O uso da tecnologia como apoio à expansão
Recursos como um software jurídico revolucionaram a prática dos escritórios de muitas maneiras.
Por meio dessa ferramenta, é possível automatizar funções, preservando a qualidade do serviço mesmo atendendo a mais clientes.
Esse sistema pode fazer a diferença em diversas frentes.
Distribuição de atividades
A utilização de um software para advogados permite profissionalizar a distribuição e acompanhamento das atividades.
É um benefício importante para evitar sobrecarga de trabalho entre os colaboradores.
Além disso, é possível designar aos profissionais atividades compatíveis com seu perfil, o que beneficia a produtividade individual e coletiva.
Acompanhamento processos
Em termos de acompanhamento de casos, um sistema automatizado como software jurídico possibilita encontrar qualquer processo em segundos e verificar como está o andamento, ou ainda gerar relatórios sobre todo um conjunto de processos.
A ferramenta também permite acompanhar as atividades pendentes nos processos e delegar ações estabelecendo alertas, o que diminui o risco da perda de prazos.
Automatização de tarefas
Certas tarefas são necessárias, demandam tempo e, por serem mecânicas, agregam pouco valor.
É o caso da busca de publicações nos Diários Oficiais e da atualização dos status dos processos junto aos tribunais.
Contando com um sistema, essas tarefas podem ser automatizadas.
Assim, elas continuam sendo feitas, mas poupando tempo para que tarefas mais estratégicas sejam priorizadas pela equipe.
Melhoria do atendimento
Um dos principais recursos dos software jurídicos é a área de acesso do cliente.
Os sistemas mais completos permitem que o contratante encontre as informações sobre o andamento de seu processo diretamente na plataforma, sem precisar contatar o escritório.
É uma alternativa mais ágil para o cliente e, ainda, benéfica para a produtividade da equipe.
Além disso, o software jurídico centraliza todas as informações sobre os clientes, seus processos e até sobre faturamento.
Tendo todos os dados em mãos de forma rápida, o atendimento presencial fica bem mais eficiente.
A importância de manter o bom atendimento dos clientes atuais
Durante o processo de crescimento do escritório de advocacia em que a captação de novos clientes é priorizada, não se deve esquecer do relacionamento com os clientes atuais.
Manter a excelência no atendimento evita clientes insatisfeitos que podem abandonar o escritório em busca de outro.
Isso pode fazer com que eles se tornem detratores, fazendo um boca-a-boca negativo, que afasta os potenciais novos clientes.
O objetivo é que eles se tornem promotores, ou seja: satisfeitos, engajados e que divulguem espontaneamente os serviços do escritório