Avião elétrico da Siemens mostra potencial.
Depois dos automóveis, em breve os aviões também vão ser elétricos.
A aviação comercial ainda vai ter que esperar alguns anos para poder substituir os seus aviões a jato;
Mas as pequenas aeronaves para uso pessoal vão ter mais facilidade em retirar o motor de combustão;
De circulação e em usar sistemas elétricos, como já acontece com os automóveis.
Para demonstrar o potencial desta tecnologia, a Siemens criou um motor para o avião elétrico que estabeleceu não um mas dois novos recordes.
Este ano, a Siemens montou o seu novo motor num avião Extra 330LE, que pode ser usado por duas pessoas;
Mas que neste caso também é usado para acrobacias aéreas.
O motor SP-260 DP usa uma bateria com 14 módulos de iões de lítio;
Gerando 18,6 kWh cada e permitindo ao motor atingir uma potência máxima de 260 kW (354 cv).
Este avião elétrico já tinha um recorde de altitude de 3000 metros, atingidos em quatro minutos e 22 segundos (11,5 metros por segundo).
Este ano, acrescentou mais dois, tendo sido medido a uma velocidade de 340 km/h;
Mantendo ainda uma velocidade constante superior a 337 km/h durante três minutos;
E tornou-se ainda o primeiro avião elétrico a conseguir rebocar um planador, atingindo 600 metros em um minuto e 16 segundos.
A Siemens possui no seu Core Busines a fabricação e fornecimento motores e equipamentos elétricos;
Para geração de energia, geradores, pré-distribuidores usinas hidrelétricas e afins.
Sistemas de automação, eletrificação de vias e de veículos fazem parte do seu rol de patentes, como telefonia, tanto quanto alguns eletrodomésticos.
Mais recentemente a empresa tem entrado no fornecimento e em instalações de Data Centers.
A entrada no negócio de aviação, em fornecimento de equipamentos eletro eletrônicos também já faziam parte de seu metiê;
Portanto não causa absolutamente nenhuma surpresa que ela adquira Knok how em aviões com motores elétricos.
Para saber mais sobre a Siemens acesse: https://www.siemens.com/br/pt/home.html