*por José Teixeira
Que a economia brasileira está em crise, todos já perceberam. Porém, mais do que lamentar, as empresas precisam ir em busca de soluções. Se em tempos difíceis não é possível aumentar as vendas, que nossa atenção esteja voltada para o corte de custos – com critério. A ideia é concentrar os esforços naquilo que podemos controlar: proteger os negócios existentes, reduzindo custos e aumentando eficiência organizacional, administrando a receita.
Aparentemente simples, a tarefa de cortar despesas requer atenção. Uma saída é aproveitar a necessidade do momento para otimizar processos e reorganizá-los para trazer mais eficiência e menos custo à empresa. A tarefa não se resume a um monte de números. É preciso saber onde reduzir investimento e fazer isso sem perder em qualidade de serviço prestado. A proposta é aumentar a margem de lucro. Pensar somente no curto prazo não adianta.
Corte com precisão – administrar os custos e recursos de telecomunicações, por exemplo, pode reduzir os gastos de uma companhia em até 50%. Além disso, profissionalizar a gestão dos recursos de telecom também torna os processos mais eficazes. Com isso, a empresa ganha em tempo dos colaboradores, que pode ser direcionado para outros projetos da companhia.
Para chegar a esse índice de economia é necessário fazer análise de contratos vigentes; adequação dos pacotes; análise eletrônica de cobranças indevidas; ferramentas de racionalização de consumo, entre outros.
40 % dos gastos nas contas telefônicas corporativas ocorrem fora do horário de expediente e metade das ligações não possuem relação com os negócios da empresa, o que acarreta em gastos desnecessários, que comprometem qualquer orçamento. Outro fator que poucos conhecem é que cerca de 99% das contas corporativas de telefonia móvel possuem erro de cobrança.
Está lançado o desafio.
*José Teixeira é o responsável pela área de Mobile Control da Verisoft, empresa que atua nos segmentos de telefonia, marketing de alta performance e aplicativos mobile
Sobre o Grupo Verisoft
O Grupo Verisoft, instalado em Campinas, SP, atua no mercado de mobile e telecom desde 2004. Consistência, inovação, humanização e conhecimento do consumidor são algumas características que norteiam a atuação da empresa que, em 2011 adquiriu a Sells e a CCM e, desde então, não para de crescer. A união abriu caminho para a expansão da marca e ajuste de trajetória.
A atuação em canais mobile conta com aplicativos de educação, humor, entretenimento e paquera, como Bancah!, Livroh!, Curso de Bolso e Ego, disponíveis em todas as operadoras e sistemas nacionais e amplamente baixados em todo o país.
No segmento corporativo, o grupo conta com uma plataforma de treinamentos à distância voltada para o uso em smartphones e tablets, integração com operadoras de telefonia móvel, além da solução Mobile Control, prestando serviços de auditoria e consultoria de telefonia móvel e fixa, com foco na gestão e redução de custos telecom.
O mercado B2B também pode contar com as soluções para campanhas de marketing de alta performance. Por meio da Sells, o grupo fornece serviços inteligentes para ações de marketing digital, gerando negócios para seus clientes.