Tecnologias e equipamentos tecnológicos que facilitam a prática de esportes
Se a gente parar para lembrar como era a performance das primeiras bolas utilizadas nas competições de Copa do mundo, conseguiremos perceber como os avanços tecnológicos são verdadeiros aliados ao meio esportivo.
As primeiras bolas usadas em campo ficavam encharcadas a ponto de dobrar seu peso em partidas debaixo de chuva.
Hoje, as bolas mais modernas são testadas em laboratório antes das partidas para garantir que apenas 0,8% de sua superfície absorva água e com isso melhore a dinâmica em campo.
Testes laboratoriais
Observar os avanços nos mostram como os benefícios tecnológicos favorecem a análise de desempenho dos atletas e contribuem para as práticas de esportes, os possibilitando a compreender o seu corpo e a superar os seus limites.
Com as inovações digitais de alta velocidade e a internet torna-se possível também a análise e o cruzamento de informações que trazem o aperfeiçoamento do treinamento, além da possibilidade de se criar novas estratégias para as disputas.
Entre as incríveis facilidades que estas ciências trazem, separamos neste post algumas outras novidades para te contar!
Roupas sob medida
Você sabia que alguns atletas já podem ter o seu corpo analisado por pesquisadores e cientistas por meio de scanners 3D?
Cientistas da Universidade de Cornell estão usando este equipamento que chega a detectar cerca de 300 mil pontos do corpo da pessoa para desenvolver vestimentas e equipamentos feitos sob medida.
Os profissionais fazem uma análise da geometria e da cinética do corpo do esportista e a partir daí extraem os dados que os auxiliarão nos protótipos.
Ciclocomputadores
Os ciclocomputadores são um dos melhores aparatos tecnológicos para ciclistas.
Independente da intensidade do exercício e de sua finalidade este equipamento traz diversas informações, que além de indicar a performance, ainda contribui para monitorar a manutenção e durabilidade das peças da bicicleta.
Nanotecnologia
A Nanotecnologia tem se mostrado uma verdadeira aliada do esporte.
Para se ter uma ideia, pesquisadores da Universidade do Texas desenvolveram músculos artificiais com nanotubos de carbono que operam em altas temperaturas.
Biomimética
A Biomimética é uma ciência extraordinária!
A partir de estudo das estruturas biológicas e suas funções, cientistas buscam aprender com a Natureza estratégias e soluções para aplicá-las às suas práticas.
Dessa vez, pesquisadores estão observando animais em busca de soluções esportivas.
O caso mais famoso é da a marca Speedo, que desenvolveu um maiô.
Isso após estudar a pele do tubarão – em que permite a água passar de maneira mais fluida pela vestimenta.
Ferramentas de Treinamento
A frase “a prática deixou de ser apenas prática e passou a ser análise” nunca fez tanto sentido para o esporte.
Com as novas tecnologias de vídeo e monitoramento do corpo, juntamente com softwares cada vez mais aperfeiçoados, os atletas conseguem compreender seus movimentos e perceber como podem melhorar sua desenvoltura.
Hoje em dia existem aplicativos que oferecem análises de vídeo e feedback através de smartphone ou tablet.
No qual cada movimento é capturado e compartilhado com o atleta em tempo real.
Os instrutores podem fazer upload e avaliar a gravação em questão de minutos, utilizando a opção de câmera lenta, medições e outras ferramentas de comparação antes de enviá-lo de volta para outros treinadores.
Não é demais?
Sistemas eletrônicos e sensores
Vocês já devem ter ouvido falar como a Esgrima é uma modalidade clássica mas que envolve grandes aparatos tecnológicos.
Com sistemas eletrônicos e sensores conectados à ponta da espada de cada esportista, é possível contabilizar quando o oponente foi tocado.
Graças a uma malha de filamentos elétricos que recobre a roupa dos competidores e uma câmera equipada com software especial pode ser utilizada pelo árbitro para conferir os movimentos câmera lenta do combate