Há vinte anos os reality shows caíram nas graças e estão no cotidiano da vida da maioria dos brasileiros.
Desde a exibição do programa “No Limite” pela Rede Globo no ano 2000, passando pelo programa “Casa dos Artistas” transmitido pelo SBT em 2001, “Big Brother Brasil” transmitido pela Rede Globo em 2002 e “O Aprendiz” exibido pela Rede Bandeirantes em 2004, até os dias de hoje, com as diversas opções de reality shows como:
“De Férias com o Ex”, “MasterChef”, “Power Couple”, “The Voice Brasil”, “Keeping up with the Kardashians “, “Irmãos à Obra”, “Project Runway”, entre outros, que o formato reality show é garantia de sucesso de audiência.
Mas esse fenômeno não acontece apenas no brasil.
De acordo com o infográfico produzido pelo time da Betway Cassino, site de roleta online , um terço do mundo tem ao menos um reality show indo ao ar na grade televisiva por ano, o que representa ao todo setenta e sete países.
Os reality shows se multiplicaram consideravelmente em função do crescimento das plataformas digitais de streaming e popularização das TVs por assinatura, que produzem uma série de programas por segmentos de interesse.
Atualmente há disponível realities de criação de maquiagens, confecção de cupcakes, reforma de casas, preparo de sobremeses, produção de festas de aniversário, entre outros.
Principais características dos reality shows
As principais características que difere o reality show dos outros formatos é que os participantes não são fictícios e estão dispostos a expor as suas vidas em um programa.
E na maioria dos realities o objetivo final é uma premiação.
Em muitos dos programas, a premiação é feita em dinheiro ou através de um bem ou contrato de trabalho profissional.
Para muitos dos participantes, os reality shows também funcionam para alavancar as suas carreiras profissionais.
Isto por conta da exposição em massa das suas imagens. Um ótimo exemplo é o programa “MasterChef”, no qual os participantes se inscrevem no programa para apresentar as suas habilidades culinárias e demonstrar as suas qualidades profissionais para os telespectadores.
Empreendedores e criadores de alternativas de produtos ou negócios vão ao Shark Tank para tirar suas ideais mirabolantes ideias do papel, esses aspirantes a empreendedor precisam negociar apostando criações fomento nas carreiras com uma equipe de renomados investidores.
Negociando com Tubarões é a versão brasileira do game show estadunidense Shark Tank, que teve a estreia em 13 de outubro de 2016, pelo Sony Channel.[1] O show é uma franquia internacional que tem como base o formato Dragons’ Den, que teve origem no Japão em 2001.
Mas afinal, por que os reality shows fazem tanto sucesso?
O formato dos reality shows provavelmente estará sempre na lista dos preferidos da população brasileira e inclusive de outros países provavelmente por conta da soma dos três fatores que garantem a chave de seu sucesso:
1. Comparação
Os telespectadores se apaixonam pelos programas, pois assistem e se apegam aos participantes que não são fictícios através da compatibilidade das suas semelhanças, por conta das experiências vividas, ou pelo sonho do telespectador por alguma experiência ou habilidade.
Ex: Os telespectadores que algum dia sonharam em ser cantores ou músicos profissionais, ou mesmo amantes da música, certamente assistirão ao reality “The Voice Brasil”.
2. Segmentação
Através da segmentação, cada reality consegue fidelizar um grupo de telespectador que se identifica com aquele segmento proposto.
Ex: Um reality show de criação de maquiagens terá a audiência garantida de telespectadores compostos por crianças e adolescentes e em sua grande maioria do sexo feminino.
3. Competição
O ser humano é extremamente competitivo. Por este motivo, o telespectador escolhe um dos participantes que ele tenha mais afinidade para torcer e em alguns programas para votar por ele. Em alguns dos realities há a presença ao vivo das torcidas dos possíveis eliminados do dia.
Através desses três fatores, os reality shows certamente permanecerão na prateleira de programas de maior sucesso no brasil.