Home Artigos Quando o engajamento dos alunos vale mais que o conteúdo

Quando o engajamento dos alunos vale mais que o conteúdo

por Agência Canal Veiculação

Apesar de um dos grandes diferenciais dos cursos à distância ser o conteúdo de qualidade, cada vez mais as empresas e instituições de ensino têm se dado conta que manter os alunos motivados é fundamental. Buscar o engajamento dos estudantes é a forma mais prática dos professores garantirem que todos sejam capacitados a altura.

Nilson Filatieri

Nilson Filatieri – é engenheiro e empreendedor. Fundador da startup EadBox , que fornece soluções de e-learning para empresas como IBM, Reckitt Benckiser, Grupo Buscapé, Grupo Impacta, Grupo Solera, Associação Brasileira de Bancos, entre outras.

Quando envolvidos no processo, os colaboradores de uma empresa se interessam mais pelo curso e chegam a influenciar uns aos outros. Com isso apresentam um melhor desempenho em suas funções. A corporação, por outro lado, ganha por conta do investimento garantido no curso de e-learning, sem desistências. No caso de universidades que disponibilizam disciplinas online, o pouco engajamento dos alunos implicará na alta taxa de evasão, causando prejuízos financeiros à instituição.

Como, tornar então, um curso à distância atrativo o suficiente para evitar todos esses problemas? Deve-se levar em conta diversos fatores, como a facilidade de acesso ao material, o horário escolhido para o estudo e as possíveis dificuldades de interação com a plataforma. A experiência mostra que cursos que oferecem uma plataforma compatível com dispositivos móveis, como tablets e smartphones, obtem 25% mais acessos do que os hospedados em um sistema não compatível com o mobile.

A tecnologia da plataforma também deve se adaptar ao aluno, uma vez quequalquer ruído que dificulte o acesso ao conteúdo pode influenciar sua desistência ou desinteresse. Nesse caso, é fundamental uma plataforma compatível com todos os sistemas operacionais, como iOS, Android, Windows, etc, e que suporte todos os formatos de conteúdos, como vídeo, Scorm, aula ao vivo, apresentações em Power Point, entre outros.

Depois que todos esses pontos forem desenvolvidos, é preciso pensar no conteúdo a ser apresentado. No Brasil, várias empresas criam materiais muito bons, além de designers criativos que – juntos – oferecem aprendizagem de qualidade.

Além do envolvimento dos alunos, as empresas e instituições de ensino devem se preocupar com a gestão de processos. Uma sugestão é analisar e mensurar os comentários dos alunos, além de seus rendimentos nas provas e nas atividades propostas. Com essa bagagem é possível prever alguns cenários e de forma estratégica, propor soluções de forma mais rápida garantindo a permanência e os interesses dos alunos.

 

 

 

Você também pode gostar

Deixe um Comentário

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Aceito Mais informações