Home Artigos Qual o melhor período e tempo para se tirar férias?

Qual o melhor período e tempo para se tirar férias?

por Agência Canal Veiculação

Considerados os que mais aproveitam as férias, brasileiros se sentem mais descansados e empenhados para o retorno ao trabalho

 

 

A Expedia.com.br, site local da maior agência mundial em viagens online, publicou os resultados de 2014 da pesquisa “Férias Marcadas”, um estudo anual sobre os hábitos de férias que contou com 7.855 entrevistados de 24 países na Ásia, Europa, América do Norte e América do Sul.

Com o estudo, é possível ver que as férias são boas não apenas para aqueles que as tiram, mas também para as empresas, já que os funcionários mais descansados são mais produtivos. Quase 90% dos entrevistados concordam que folgas regulares são importantes para o relacionamento com as famílias e amigos, trazendo mais felicidade e motivação no trabalho.

Dias de descanso

O Brasil continua entre os países com maior período de férias, 30 dias, juntamente com Alemanha, Dinamarca, Espanha e França. Mas apenas no Brasil e na França o período é aproveitado em sua totalidade. Os japoneses, que tem média 18 dias de férias, utilizam apenas metade.

 

Enquanto os mexicanos aproveitam 12 dos 15 dias de férias a que têm direito, só 38% disseram se sentir “muito ou pouco privado” das férias. Entre esse sentimento de privação, 69% dos suecos e 75% dos ingleses disseram se sentir privados porque “não tiram férias suficientes”, apesar de só não aproveitarem um dos 26 dias de descanso. Os árabes, que também tiram os 30 dias de férias, se consideram os mais privados do mundo, com 73% das respostas.

 

O argumento mais popular para não aproveitar todos os dias das férias é “o trabalho não permite” (19%), seguido do desejo de “aproveitar no próximo ano” (18%), ter “pouco dinheiro” (18%) e “dificuldade para coordenar o tempo” (16%).

Por que nem todos utilizam seus dias de férias?

Existem alguns fatores que podem atrapalhar os planos das férias tão esperadas. Antes de colocarem os pés para o alto, a maioria dos funcionários pensa em talvez guardar alguns dias de folga para as próximas viagens e na dificuldade em conciliar os planos com amigos ou familiares. No Brasil, 30% vendem parte de suas férias, 28% guardam para o futuro e 26% têm dificuldade em conciliar as agendas com pessoas próximas. Os dinamarqueses, apesar das inúmeras diferenças culturais com o Brasil, tiveram a mesma ordem de prioridades.

 

Mais uma semana?

Quando perguntados de quais prazeres os funcionários abririam mão por mais uma semana de férias, 54% dos entrevistados responderam que abririam mão de comida Fast Food, 48% de bebida alcoólica, 24% de sexo e 9% disseram que deixariam de tomar banho por mais uma semana de descanso.

 

Conectados ao trabalho durante as férias? 25% dos viajantes checam e-mail do trabalho uma ou mais vezes ao dia

Os resultados mostraram que cada vez mais as pessoas não conseguem se desligar totalmente do trabalho, mesmo quando não estão trabalhando. Quando perguntados quantas vezes durante uma semana os viajantes verificam e-mail de trabalho/correio de voz, 14% disseram que uma vez por dia, 11% disseram várias vezes e 34% disseram que nunca.

 

A maioria dos obcecados por trabalho eram dos Emirados Árabes Unidos, dos quais 44% verificam o e-mail/correio de voz pelo menos uma vez por dia. Já 63% dos alemães dizem que nunca verificam e-mail ou correio de voz na pausa do trabalho, junto com 60% dos dinamarqueses e 55% dos suecos e holandeses.

 

E o que os chefes acham das férias de seus funcionários?

De acordo com o questionário, 82% dos patrões noruegueses foram vistos por seus empregados como sendo apoiadores de suas folgas. 72% dos trabalhadores norte-americanos dizem o mesmo de seus chefes. Contudo, os chefes franceses e sul-coreanos foram classificados como os que mais desaprovam o tempo de férias de seus funcionários, 46% dos franceses e 53% dos sul-coreanos disseram não receber o apoio dos chefes para tirar suas férias devidas. No Brasil, 40% acreditam ter o apoio de seus superiores.

 

Coincidentemente ou não, os noruegueses e os brasileiros são os que mais se mostram satisfeitos com o emprego, com 90% e 81%, respectivamente.

 

Sobre a pesquisa

Este estudo foi realizado em nome da Expedia.com.br pela Northstar, empresa especializada em pesquisa de mercado. O questionário online foi aplicado entre 25 de Agosto a 17 de setembro de 2014 em toda a América do Norte, Europa, América do Sul e Ásia-Pacífico usando o GMI Kantar (Global Market Insite) e Lightspeed Research. O estudo foi realizado com 7.855 empregados com 18 anos de idade ou mais, em 24 países.

Sobre a Expedia.com.br

A Expedia.com.br permite que o brasileiro crie ‘sua viagem da sua maneira’ ao oferecer muitas opções e última tecnologia em pacotes de viagens, voos, hotéis, aluguel de carros, reservas de atrações para viagens em todo o mundo todo. A Expedia.com.br oferece suporte telefônico gratuito nos sete dias da semana no número 0800-761-0770.

 

Expedia é uma marca registrada de Expedia Inc. nos Estados Unidos, Brasil e outros países. Seus logos e produtos, bem como o nome da companhia, mencionados nesse documento são de propriedade de seus respectivos donos. © 2013 Expedia, Inc. Todos os direitos reservados.

Sobre a Northstar

Northstar é uma empresa de consultoria e marketing estratégico, alinham vanguarda, técnicas de pesquisa personalizada e contexto cultural com propriedade para desenvolver modelos e estruturas de marketing estratégico de grande impacto. O conjunto de serviços da Northstar se relacionam com os elementos fundamentais da marca, clientes e estratégia de marketing, com experiência no setor de turismo, varejo, automotivo, CPG, alimentos e bebidas, serviços financeiros, farmacêutico e assistência à saúde, transporte e moda/luxo.

Você também pode gostar

Deixe um Comentário

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Aceito Mais informações