*Por Oliver Geiger
No mundo digital, assim como no mercado físico, a exigência dos consumidores está cada vez mais criteriosa. Para tornar as lojas virtuais mais competitivas, não basta manter o site operante, é preciso estar um passo à frente e proporcionar experiências positivas aos usuários – desde o início da navegação até a conclusão do pedido. Para isso, é fundamental acompanhar o desempenho da página e realizar melhorias constantemente.
Para elucidar a importância estratégica do assunto, cito aqui uma pesquisa realizada pelo Aberdeen Group que constatou que um segundo a mais no tempo navegação e carregamento da página impacta na redução de 11% de pageviews, 16% na satisfação dos clientes e 7% na conversão de vendas! Assim, não monitorar o desempenho e a experiência dos usuários em um site é o mesmo que sair com uma embarcação para alto mar sem instrumentos de navegação – GPS, bússola ou estrelas/astros. Tanto o trajeto quanto o destino ficam comprometidos.
Felizmente, existem soluções tecnológicas que realizam monitoramento do desempenho das páginas e, ainda, por meio de um sistema operacional inteligente – composto por agentes distribuídos globalmente que simulam o acesso de usuários -, capta e analisa dados detalhadamente, fazendo recomendações de melhoria de performance. A partir dessas informações, é possível conhecer a fundo a operação das aplicações online e traçar estratégias para tornar o site mais competitivo e focado na experiência do usuário.
Em pormenores, as ferramentas de monitoramento observam não só a velocidade de carregamento, mas outros aspectos importantes do desempenho web, como tamanho da página, componentes mais pesados e tempo de interação do usuário. Além disso, existem soluções que permitem configurar parâmetros específicos de operação que emitem alertas caso o desempenho do site seja diferente da configuração de performance estabelecida inicialmente. Isso permite que a empresa corrija o curso, melhorando a experiência do usuário.
A relevância do assunto e a aplicabilidade das ferramentas se dá principalmente nos mercados de e-commerce, mídia & entretenimento, financeiro e industrial, mas podem auxiliar qualquer empresa que queira monitorar e melhorar suas aplicações web, independentemente do porte ou mercado de atuação.
Portanto, para garantir a continuidade dos negócios e sobrevivência dos e-commerces no mercado atual é necessário traçar estratégias de desempenho e, paralelamente, utilizar soluções disponíveis no mercado que fornecem informações que balizam as ações. Vale lembrar que, além das vendas, o mundo virtual também é responsável pelo primeiro contato de muitos consumidores com marcas. Então, não decepcione seus clientes! Experiência é, sem dúvida, um dos itens fundamentais para que uma empresa atinja o sucesso.
* Oliver Geiger é gerente de produto na Exceda.