Home / Artigos / Por que investir em automação residencial?

Por que investir em automação residencial?

Mais do que valor agregado ao imóvel, implantar um sistema inteligente apresenta diversos benefícios para quem faz a gestão da residência e aos moradores

Garantir praticidade e objetividade no dia a dia tem se tornado cada vez mais fácil com a ajuda dos avanços tecnológicos. Sem prejudicar o conforto e a qualidade de um ambiente, a automação residencial facilita as atividades domésticas e traz segurança, economia, modernidade e controle. Todos os benefícios e as novidades deste tema serão apresentados durante a Tecnomultimídia InfoComm Brasil 2017, evento voltado ao mercado de sistemas de áudio, vídeo, automação residencial, digital signage e comunicações unificadas que acontece em maio, em São Paulo.

Com a automação residencial é possível desenvolver sistemas personalizados para atender a necessidades específicas. “A gestão de uma casa inteligente pode ser feita com acionamento por voz ou remoto, utilizando aplicativos desenvolvidos para dispositivos móveis. Também é possível integrar projetos com funções de áudio e vídeo, permitindo o controle da iluminação e das câmeras de segurança que vigiam a residência”, explica Victor Alarcón, gerente de projetos da feira.

Mais do que trazer valor agregado ao imóvel, aplicar um sistema de automação reduz gastos com a energia, devido a possibilidade de monitoramento das áreas. As instalações dos equipamentos já não exigem reformas complexas e o uso da inteligência artificial, com programas que reconhecem vozes e gestos e softwares de agendamento e programações, facilitam ainda mais a utilização. “Hoje toda a instalação pode ser feita sem fios. Como opção, todo o procedimento pode ser realizado por meio da rede wi-fi ou dos módulos de rádio frequência”, continua Alarcón.

Com as mudanças apresentadas no conceito de automação residencial, a implantação de projetos inteligentes tem ganhado forças na rotina de arquitetos e designers de interiores. “Para ter espaços funcionais e práticos, é preciso considerar as novidades do mercado para atender a cada pedido, já que eles influenciam na escolha de fornecedores, materiais e serviços que precisam se adequar com harmonia aos projetos, tanto funcionalmente como esteticamente”, completa o gerente.

A automação residencial é um mercado que está em crescimento e, segundo a Associação Brasileira de Automação Residencial (Aureside), que é parceira da TecnoMultimídia, o mercado global deve de atingir US$ 58,68 bilhões em vendas até 2020.

Para os profissionais da área, a TecnoMultimídia InfoComm é o ambiente ideal para quem busca se atualizar sobre as novidades, pois lá serão apresentadas tendências e novas tecnologias em automação residencial, sinalização digital, sistemas audiovisuais e comunicação integrada em um só lugar. Além de acompanhar palestras e fóruns, os visitantes poderão conhecer de perto equipamentos como módulos para iluminação, interfaces e painéis touch, sensores ultrassônicos, de micro-ondas e de qualidade do ar para comandar sistemas de medições, fontes sonoras e sistemas audiovisuais compostos. Todos personalizáveis e que podem ser adaptados de acordo com os acabamentos e materiais de decoração.

About Agência Canal Veiculação

Função: Agências e Canais Cadastrados | Sobre o autor: Material veiculado através da mídia parceira e canal associado. O OverBR não se responsabiliza pela veracidade do conteúdo deste artigo ou canal quando não certificado e acompanhado devidamente da Fonte ou Agência Publicitária, bem como a assinatura do seu Autor. Qualquer divergência de conteúdo ou Autoria, procure imediatamente nossa Redação.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*