Estudo da Harvard Business Review Analytic Services e SAS revela as mudanças na tomada de decisões
Seguir os instintos não é mais suficiente e a crescente pressão por melhores resultados fizeram com que os gestores passassem a adotar processos de tomada de decisão e tecnologias orientados a (sem crase) informações e métodos quantitativos. Em recente pesquisa patrocinada pelo SAS, líder em inteligência analítica, a Harvard Business Services entrevistou 646 assinantes da Harvard Business Review (via on-line) de todos os setores da economia e outras 10 entrevistas aprofundadas. Entre os respondentes, aproximadamente 40% eram das Américas, 30% da Europa, do Oriente Médio ou da África e 30% da Ásia. O estudo descobriu que pelo menos 50% das organizações pesquisadas teriam desfrutados de melhores resultados financeiros caso tivessem ampliado o uso do Analytics.
O relatório mostra também que a utilização mais ampla dessas análises inteligentes aumenta inclusive a produtividade, reduz riscos e ajuda os executivos a tomarem decisões mais rápidas e assertivas. Em organizações orientadas à informação, os funcionários tornam-se mais proativos e criativos, criando um fluxo para gerar, testar, analisar novas ideias e incentivar a colaboração e inovação. Além disso, quatro em cada 10 entrevistados disseram que as áreas funcionais das suas organizações tornaram-se mais importantes com a adoção das análises preditivas.
“No mercado de produtos para o consumo, você pode pensar que não há razões para investir em um outro detergente para roupas novas, mas os consumidores respondem fortemente à inovação. A diferença agora é que temos ferramentas para identificar o que era importante no ano passado, no último trimestre e na semana passada para entender o que acontecerá amanhã, no próximo mês ou no próximo ano. Nós fazemos as análises de dados há 50 anos, mas estamos só começando a desenvolver a capacidade de antecipar o que está por vir – função preditiva. Isso é uma grande mudança conceitual de paradigma”, afirma Filippo Passerini, presidente do Grupo de Serviços Globais e Chief Information Officer da Procter & Gamble,.
Para mais informações sobre o estudo, faça o download do relatório completo The Evolution of Decision Making: How Leading Organizations Are Adopting a Data-Driven Culture<http://go.sas.com/am26ky>.
Sobre o SAS
O SAS é o líder de mercado em soluções de inteligência analítica e serviços e o maior fornecedor independente no mercado de Business Intelligence. Com aplicações de negócios inovadoras, suportadas por uma plataforma de inteligência corporativa, o SAS ajuda clientes, em mais de 55 mil sites, a melhorar seu desempenho e oferecer valor por meio de decisões mais precisas e rápidas. Desde 1976, o SAS oferece THE POWER TO KNOW® (O Poder do Conhecimento) a seus clientes. www.sas.com/br<http://www.sas.com/br>.
Instalada no Brasil desde 1996, a empresa conta hoje com 180 clientes e escritórios em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. Com mais de 150 colaboradores, o SAS atua em setores como finanças, telecomunicações, varejo, energia, governo, manufatura e educação.