Com a ajuda de financiamentos Painéis solares se espalham pelos telhados e somam quase uma Itaipu
A geração solar distribuída, modalidade que permite que consumidores produzam a própria energia por meio da fonte solar fotovoltaica, já soma mais de 13 GW de capacidade instalada no Brasil. Para se ter uma ideia do que isso representa, basta saber que a hidrelétrica de Itaipu, maior usina do País e segunda do mundo, tem potência de 14 GW.
Considerando a velocidade de crescimento do mercado de energia solar brasileiro, não deve demorar para que os painéis ultrapassem essa marca. O segmento saltou de 7,6 GW para 13 GW ao longo do ano de 2022, mostrando tendência de aceleração nos últimos meses.
Quem impulsiona esse avanço nas instalações dos Painéis solares são os consumidores residenciais, que buscam economia de energia frente aos constantes reajustes na conta de luz. Esse tipo de cliente é responsável por quase a metade da capacidade instalada no setor.
Conforme dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o Brasil já conta com mais de 1,6 milhão de consumidores beneficiados por sistemas de geração solar distribuída. Porém, esse número ainda é pequeno frente as quase 90 milhões de unidades consumidoras de energia elétrica do País.
Financiamento para Painéis solares
O financiamento permite que esse valor seja parcelado por vários anos. Além disso, com o dimensionamento correto, essa conta pode ter um valor menor ou igual a conta de luz mensal do consumidor. Dessa forma, a aquisição do sistema fotovoltaico não é uma despesa adicional, mas uma troca vantajosa.
Um instrumento-chave para o crescimento da geração própria de energia solar é o financiamento . Mesmo com os avanços tecnológicos e a redução nos custos dos equipamentos, que já são mais baratos que um carro 0 km, o investimento inicial ainda é uma barreira importante para o acesso de muitas pessoas à energia solar.
Um fator de vantagem está na previsibilidade. Enquanto a parcela do financiamento é fixa, a conta de luz varia conforme o consumo e outros elementos imprevisíveis, como as bandeiras tarifárias. Ao final do financiamento, o consumidor será dono do equipamento e terá apenas que arcar com os valores mínimos obrigatórios junto à concessionária de distribuição.
Atualmente, dezenas de instituições financeiras oferecem linhas de financiamento para energia solar. Conforme dados de mercado, mais da metade das vendas de sistemas fotovoltaicos efetuados no País foram financiadas.