por Vittorio Danesi*
Há mais de 15 anos o termo outsourcing de impressão já é conhecido pelas empresas no Brasil. Com perguntas como, você sabe quantas impressões sua empresa faz por mês? Por ano? Você faz a gestão de suas impressões? E seus clientes internos, estão satisfeitos com os equipamentos e processos utilizados? Por essas e por outras questões é que soluções como esta despertaram tanto o interesse de executivos de todos os segmentos.
O Brasil, por já ter passado por algumas crises econômicas, é um mercado que se sente muito atraído por soluções que promovam redução de custos, e é neste cenário que o outsourcing de impressão se destaca.
No início sua conquista de espaço se dava de maneira tímida, com o passar do tempo e com os números expressivos e comprovados em redução de custos, o outsourcing foi se revelando cada vez mais promissor, inúmeras empresas de diferentes nichos passaram a investir nesse tipo de terceirização.
O que começou como serviços de locação de equipamentos de impressão, hoje já ocupa um patamar elevado, sendo considerado um grande negócio que movimenta bilhões de dólares ao ano no mundo todo. Segundo o IDC (International Data Corporation), o setor encerrou 2016 com um movimento em torno de US$ 13,2 bilhões.
Com a popularização dos serviços, o outsourcing de impressão evoluiu, ganhou inteligência e graças as inovações tecnológicas possibilita às empresas não apenas redução de custos, mas também otimização de seus processos e maior controle de materiais utilizados, envolvendo gestão de documentos, tecnologia e mobilidade.
Com toda essa evolução do mercado, o futuro se mostra desafiador. Se olharmos de maneira mais generalista, muito já foi feito e o setor evoluiu ao longo desses 15 anos. Mas ainda há caminhos a serem percorridos, a tecnologia tem sido nossa grande aliada neste processo de expansão e tem nos proporcionado melhorias na entrega de serviços e soluções cada vez mais completas.
O esforço agora se concentra em provermos melhorias em processos e sistemas que garantam uma maior automação e uma experiência para o usuário mais dinâmica e intuitiva, já que, este último tópico é o objetivo final de qualquer transformação digital.
Além disso, vemos a evolução das máquinas que permitem, cada vez mais, embarcar soluções que estejam alinhadas ao fluxo do cliente e que atenda as mais diversas necessidades dos setores de uma empresa, seja ele o RH, a área de finanças, compras, logística ou jurídico.
Já podemos acompanhar a chegada de equipamentos e softwares que fazem a extração do conteúdo dos arquivos digitalizados e permite que eles já sejam integrados ao fluxo da empresa, algo totalmente conectado ao ERP do cliente.
Imagine o setor de RH de uma empresa recebendo um novo colaborador, neste momento centenas de documentos, formulários e fichas devem ser preenchidas, seja para utilização interna ou informações que devam ser prestadas aos órgãos competentes. A partir de uma simples digitalização de documentos como RG, CPF e Carteira de Trabalho, os dados do novo funcionário são encaminhados automaticamente para os documentos corretos sem que o responsável da área de RH tenha que digitar uma informação sequer. Em questão de minutos toda aquela papelada estará preenchida.
Quanto mais as empresas de outsourcing evoluírem suas ofertas, maiores serão as chances destas companhias se consolidarem no mercado. Quem não estiver habilitado tecnicamente perderá espaço e os que conseguirem entregar soluções integradas ao fluxo das empresas e; serviços mais sofisticados dentro de um escopo complexo irão se destacar dentro deste cenário.
*Vittorio Danesi é o CEO da Simpress, Outsourcing de impressão