Verdadeiros leilões por espaços publicitários, campanhas definidas por perfil de usuário e identificação e armazenamento de centenas de dados. Tudo isso acontecendo em milésimos de segundos, antes mesmo que um internauta possa ver tudo que abriu em sua tela. Isso é realidade e é marketing programático. “Esse é o mundo por trás do browser, mundo que o usuário não enxerga, mas contribui, e muito, com sua a sobrevivência do espaço online”, diz Edmardo Galli, DiretorGeral Lata da IgnitionOne, líder global de marketing programático.
Quando alguém entra em um site, seja em um portal de notícias, um site de e-commerce ou sua rede social, suas informações são armazenadas pelos famosos e temidos Cookies. A função principal dos cookies é facilitar a vida do internauta, armazenando suas preferências como idioma, endereços de ip e senhas. Mas também guardam informações de navegação: páginas visitadas, produtos pesquisados, informações buscadas. Cada site visitado salva um cookie no navegador.
“Toda vez que se retorna naquele site, o cookie é chamado novamente para identificar o usuário.99% das pessoas não possuem a dimensão da quantidade de informações adquiridas através da navegação.”, diz Edmardo.
Identificado o usuário que acaba de entrar em um site, começa então o “leilão” virtual mais rápido do mundo. Com base nos dados do internauta que o Cookie já conhece, uma AdNetwork – ou Rede de Anúncios – encontra os anunciantes que podem ofertar algo relevante para aquela pessoa naquele exato momento.
Os anunciantes dão seus lances, chamados “bids”, e quem der o maior valor, ganha o espaço para o seu anúncio, que é colocado no ar imediatamente, devidamente criado e programado para aquele perfil de consumidor. Tudo isso em milésimos de segundo.
AAdNetwork é um dos mais importantes braços do marketing programático. Ela conecta diversos websites e oferece os inventários dessas páginas para comercialização de anúncios. “O processo todo não acaba quando o anuncio é colocado no ar. Ainda fazemos o gerenciamento do resultado daquela campanha. Se houve clique, se direcionou para a marca, se gerou compra ou lead”, explica Edmardo. “É puro marketing programático. Em troca de tanta informação fornecida pelos usuários, a internet oferece publicidade inteligente e relevante. E não se limita apenas a publicidade, essa inteligência sobre o usuário pode também ser usada para oferecer qualquer tipo de conteúdo relevante, ou mesmo amigos, como faz o Facebook.”
Mas quanto, em reais, valem esses lances (bids) para aparecer na tela do computador do João, no celular da Maria ou no tablet do Pedrinho? Os valores sofrem grande variação e dependem de uma série de variáveis, como público-alvo, produto, seu mercado ou tipo de serviço. “Em campanhas de aquisição o valor varia de 1 a 2 reais.Já em remarketing, 0,50 centavos a 1,50”, complementa Jan Cabral, Head de Client Sevices da IgnitionOne Latam.
Sobre a IgnitionOne
A IgnitionOne é líder global em soluções de marketing programático. A plataforma integrada de marketing digital permite a centralização e organização dos dados dos usuários da internet, entregando às marcas e agências a possibilidade de campanhas cross-channelmuito mais eficazes. A IgnitionOne ainda possui uma ferramenta de scoring de engajamento, que determina o valor de cada usuário que busca por um produto de modo que ele pode ser impactado em qualquer canal no exato momento em que ele procura. No ambiente mobile, a IgnitionOne também possui ferramentas de marketing por meio de geolocalização afinada que permite outros impactos diretamente pelo smartphone dos consumidores.
No Brasil, a IgnitionOne atua desde 2012 sob a direção do executivo Edmardo Galli, um dos pioneiros da internet no Brasil, que atua desde 1996 com marketing digital www.ignitionone.com
Thiago Luiz de Souza