Home Artigos Brasil e a ridícula Crise de 2015: Inovação em tempos difíceis

Brasil e a ridícula Crise de 2015: Inovação em tempos difíceis

por Agência Canal Veiculação

Inovação é uma das principais tarefas estratégicas de uma organização.

Existe nascimento-maturidade-morte para tudo neste mundo. No entanto, em uma organização empresarial é possível retardar ou antecipar algumas destas fases.

Precisamos promover novos ciclos de vida às empresas, seus produtos e serviços mantendo-as sempre vivas e competitivas no mercado.

Uma empresa que ultrapassa ​o tempo d​e mortalidade e atinge ​seu auge de maturidade, ​também tende a ​caminhar para ​um ciclo do declínio natural, caracterizado pela acomodação de suas operações,​ sujeitando o encerramento do negócio a médio ou longo prazo​.

As ameaças mais conhecidas são a concorrência, carga tributária, obsolescência, descuidos de caixa, custos elevados, entre outras ameaças internas e externas.

O SEBRAE-SP realizou uma pesquisa sobre as causas da mortalidade infantil das empresas de médio e pequeno porte. Constata-se que inovação e boa gestão representam um ótimo “tratamento de saúde” para as organizações. O gráfico a seguir mostra o índice de sobrevivência.

image001

Fonte: SEBRAE-SP, 2014

​Inovação tem conceito variado, mas gosto da definição de que “inovação é a exploração de novas ideias”.

Em tempos de crise ou tempos difíceis, inovar pode representar novas oportunidades. O problema é que em tempos difíceis nos tornamos mais fechados, mais focados em redução de custos e cortes de pessoal.​

Inovar não significa necessariamente desembolso significativo de caixa. A experimentação pode ser uma boa solução para a diminuição ​do nível da incerteza, pois reduzimos o risco e ainda poderemos avaliar com baixo investimento se o caminho das novas ideias está adequado.

Empresas que colocam em seu orçamento investimentos em inovaç​ão, tendem a sobreviver por mais tempo, promovendo ciclos de renascimentos.

Desta forma, Toda inovação precisa gerar retorno financeiro para as às organizações. Redução de custos, agregação de valor de produtos e serviços podem aumentar o interesse pelas empresas, criando novas demandas.

 

Quanto mais inovadora a empresa, mais valor ela está criando para si próprio.

 

Sr. Ivan Hudler é presidente da Prosyst, desenvolvedora de ERP para gestão completa e eficaz, referência em inovação. Para conhecer mais acesse www.prosyst.com.br

 

 

 

 

Você também pode gostar

Deixe um Comentário

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Aceito Mais informações