Home Artigos O papel da gamificação nas empresas

O papel da gamificação nas empresas

por Agência Canal Veiculação

O senso de desafio da gamificação induz o engajamento do profissional.

A gamificação coloca desafios aos profissionais

Organizações de todo o mundo estão acompanhando o aumento na força de trabalho da geração Y, inclusive, nos cargos de liderança.

Devido às transformações geracionais o acesso dos millennials ao mercado de trabalho dos esses profissionais requerem abordagens diferentes das tradicionais, e cabe à empresa mapeá-las.

A gamificação é uma das estratégias que dialoga bem com esses perfis

Permitindo uma maior interação entre os colaboradores e contribuindo para a melhoria do fluxo de trabalho.

A ludificação torna a tecnologia mais atraente

Mas, na prática, o que é gamificação?

Gamificação e ludificação são sinônimos?

Antes de responder a essa questão precisamos entender o que ela não é.

Gamificação ou ludificação (sim são sinônimos) não é um jogo de entretenimento.

Ou seja, não podemos simplificar o termo a algo como capturar Pokémon no trabalho.

Sob uma perspectiva mais técnica, podemos considerar a gamificação uma abordagem na qual os elementos e princípios de um jogo;

São usados para criar uma experiência de aprendizagem eficaz e envolvente.

jogo tabuleiro gamificação no trabalho

A ideia é a Melhoria da performance da equipe profissional via incentivo a desafios.

O objetivo da sua adoção nas empresas é fazer com que os colaboradores melhorem o seu desempenho, usando a motivação e o feedback em tempo real para o aumento do engajamento e o alcance de objetivos individuais ou organizacionais.

Na prática, são oferecidas recompensas aos participantes que realizam tarefas pré-determinadas, em níveis e fases a serem superados.

Mensuração e recompensas

A mecânica envolve a definição de tarefas que estejam de acordo com o objetivo, a criação de regras e a aplicação de controles e mensuração de indicadores.

As recompensas pelas interações dos participantes podem variar, indo desde:

Incentivos virtuais, como medalhas (ou “badges”, termo mais usual em gamificação) a, eventualmente, prêmios físicos.

gamificação nas empresas

O contentamento é a chave

Parte-se do princípio de que a diversão é a maneira mais fácil de mudar o comportamento das pessoas para melhor.

A vantagem do modelo é que ele instiga duas fortes características do ser humano: a cooperação e a competitividade.

O reforço de aprendizagem é imediato, por meio de feedbacks instantâneos que indicam se as decisões tomadas estão certas ou não.

Com isso, a gamificação nos permite aprender coisas novas e buscar uma melhoria constante.

Sem contar que o sentimento de desenvolver uma certa habilidade é um dos aspectos mais importantes da satisfação e bem-estar no local de trabalho.

Aplicabilidade

Mas é possível aplicar a gamificação a qualquer empresa ou organização, independentemente do tamanho?

Acreditamos que sim.

O foco pode ser interno, permitindo o desenvolvimento e engajamento dos colaboradores;

Bem como a verificação da satisfação e a aderência a valores e cultura.

Ou pode ser externo, visando recrutar novos colaboradores, que sejam assertivos e tragam produtividade à organização;

Além de envolver os clientes e parceiros com a marca e produtos.

Quando a sua empresa entrará no jogo?

Créditos: Felipe Azevedo

Felipe Azevedo é Diretor de HCM da LG lugar de gente e Sócio da eguru, uma empresa LG lugar de gente.

Há mais de 30 anos no mercado, a LG lugar de gente é a maior empresa brasileira especializada em soluções de tecnologia para RH com uma oferta completa de produtos para gestão do capital humano das companhias.

Com sede em Goiás e atuação em todo o território nacional, a LG possui uma carteira com mais de 900 clientes diretos e indiretos que inclui nomes como:

Ambev, Vale, Oi, Carrefour, Caterpillar, Grupo Algar, Grupo Positivo, Grupo Santander, PSA Peugeot Citroën Brasil, Natura, SBT, Hering, Sulamérica, Piracanjuba, Lojas Renner, EcoRodovias e Rede Globo.

Assuntos relacionados:

Automação apresenta funções nunca antes imaginadas

A Geração Y tem atitudes próprias quanto ao trabalho

Você também pode gostar

Deixe um Comentário

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Aceito Mais informações