8 Dicas para melhorar a conversão do seu e-commerce
E-commerce é uma ciência. E a melhor coisa sobre a ciência é que com bastante prática, seguindo uma fórmula, é possível sempre obter o resultado desejado. Independente de qual seja a motivação para o sucesso de uma loja virtual, é preciso um site cuidadosamente otimizado.
Confira oito dicas para garantir que um percentual maior dos visitantes chegue ao final do funil do processo de compras e efetivamente se tornem vendas:
Tenha um website dinâmico e ativo com atualizações regulares: Atualize o conteúdo da sua loja, mantenha o estoque virtual sempre alinhado ao seu estoque real e não se esqueça de destacar seus anúncios e promoções.
Deixe a vida dos usuários mais fácil: Seu website precisa ser mais rápido que os demais. Isso vai melhorar a experiência dos seus usuários e consequentemente sua taxa de conversão.
Melhore a qualidade da sua página principal: Essa ação irá evitar que as pessoas deixem seu site logo após entrarem. Essa “desistência” é conhecida como bounce rate.
Construa confiança e seja transparente: A transparência de informações sobre produtos e sobre a sua própria loja é essencial para deixar o comprador seguro sobre a opção de compra.
Faça anúncios direcionados: Anúncios com palavras-chave específicas para os seus produtos trazem tráfego mais qualificado e, consequentemente, maiores chances de converter a visita em negócio.
Aumente o seu volume de visitas com perfis nas redes sociais: É importante que sua loja esteja presente na maior parte das redes sociais. Interação com os seguidores é uma excelente maneira de trazer visitantes já interessados pelo seu conteúdo para a sua loja.
Aceite diversos meios de pagamento: Levar o cliente até a etapa de pagamento do funil é um trabalho árduo. Ao chegar nessa página você pode perder a venda se tiver uma quantidade limitada de métodos de pagamento. É importante aceitar cartão, boleto bancário e se possível alguns facilitadores de pagamento como Pagseguro ou Paypal.
Monitore de perto seu Analytics: A melhor maneira de aprimorar seu website é conhecer o caminho que os clientes percorrem e os pontos de desistência. Além disso, as ferramentas de monitoramento costumam trazer também informações sobre a velocidade da sua loja.
*Luan Gabellini é sócio fundador da BetaLabs, empresa especializada no desenvolvimento de sistemas de gestão empresarial (ERP), e-commerce e softwares sob medida em cloud computing