Home Artigos Linha 2-Verde do Metrô terá modernização com tecnologias Siemens

Linha 2-Verde do Metrô terá modernização com tecnologias Siemens

por Paulo Fernandes Maciel

Siemens contribui para modernização da Linha 2-Verde do Metrô de São Paulo com soluções de energia e automação

A Siemens, referência mundial em tecnologias de infraestrutura, fará parte do projeto de modernização da Linha 2-Verde do Metrô de São Paulo, fornecendo soluções avançadas para sistemas de energia e automação. Em parceria com a Siemens Mobility, líder em soluções de transporte sustentáveis e eficientes, a empresa contribuirá para transformar o transporte público na capital paulista, ampliando a linha com oito novas estações, beneficiando diretamente 1,2 milhão de passageiros.

A Siemens fornecerá sistemas integrados de energia e automação essenciais para a operação segura e eficiente da Linha 2-Verde do metrô

Com seu forte compromisso com a sustentabilidade, a Siemens, contratada pela Grupo Agis, fornecerá soluções completas e integradas para o sistema metroviário, garantindo uma energia eficiente e segura, além de um controle automatizado de alta tecnologia para todos os processos envolvidos.

Linha 2-Verde

O Grupo Agis, líder no mercado Metroferroviário de Sistemas no Brasil, será responsável pela implantação, adequações e integração dos Sistemas de Alimentação Elétrica, Telecomunicação, Ventilação Principal, Portas de Plataforma, Terceiro Trilho, Escadas Rolantes, Elevadores e Sistemas Auxiliares entre o Poço Juatuba até o VSE Padre João da Linha 2 – Verde, compreendendo o Projeto executivo, fornecimento dos equipamentos, montagem, comissionamento e start-up.

A ampliação da Linha 2-Verde trará uma série de vantagens para a população, como a redução do tempo de trajeto e do custo das viagens. A nova linha contará com 8 novas estações (Orfanato, Santa Clara, Anália Franco, Vila Formosa, Santa Isabel, Guilherme Giorgi, Aricanduva e Penha), em 8,4 km. Com a expansão, a linha se tornará a mais extensa do sistema, com 23 km, diminuindo os tempos de trajeto da população da Zona Leste e redistribuindo o fluxo de passageiros de toda a rede.

A expansão da Linha 2-Verde beneficiará aproximadamente 1,2 milhão de pessoas e incluirá 8 novas estações, ligando a Vila Prudente à Penha

metrô

Tecnologias para um metrô mais eficiente


No escopo do projeto, a Siemens, em parceria com a Siemens Mobility, será responsável pela implementação dos sistemas de média tensão, tração e baixa tensão, além de toda a automação e proteção do sistema de energia. A empresa fornecerá subestações retificadoras, que converterão a corrente alternada em corrente contínua, necessária para o funcionamento dos trens e as subestações auxiliares que garantirão a alimentação energética para sistemas vitais dentro das estações, como iluminação, elevadores, escadas rolantes, sistemas de alarme e ventilação.

A automação do sistema de ventilação, por exemplo, é fundamental para manter as estações ventiladas em temperaturas adequadas e para a segurança dos passageiros em emergências, como um incêndio dentro do túnel, onde o sistema automaticamente funciona como exaustor contribuído para extrair a fumaça.

A implementação do projeto será realizada em etapas, conforme as estações forem sendo concluídas, com um cronograma que inclui desde o desenvolvimento do projeto executivo até a supervisão de montagem, comissionamento e treinamento da equipe envolvida.

Benefícios sociais, ambientais e econômicos


A expansão da Linha 2-Verde não só promoverá uma mobilidade mais ágil e eficiente da população, mas também resultará em impactos positivos para a cidade. Segundo dados do Metrô, o projeto contribuirá significativamente para a redução anual de 300 toneladas de poluentes e 35 mil toneladas de gases do efeito estufa, além de 15,6 milhões de litros de combustíveis fósseis.

A Siemens reforça sua posição como um parceiro estratégico no desenvolvimento de soluções inovadoras para a infraestrutura urbana do Brasil, promovendo uma mobilidade mais eficiente e sustentável para as cidades.

Com a extensão da linha, o projeto indiretamente promoverá uma significativa redução na emissão de poluentes e no consumo de combustíveis fósseis

A Siemens Smart Infrastructure (SI) está definindo o mercado de infraestrutura inteligente e adaptável de hoje e do futuro. A companhia está focada em atender aos desafios urgentes da urbanização e das mudanças climáticas, com a conexão de sistemas de energia, edifícios e indústrias. A SI cria ambientes que colaboram com o planeta e o bem-estar das pessoas, oferecendo aos clientes um portfólio completo de produtos, sistemas, soluções e serviços integrados, que envolvem desde a geração de energia até o consumo. Com um ecossistema cada vez mais digitalizado, contribui para o progresso de clientes, parceiros e de toda a sociedade. A sede global da Siemens Smart Infrastructure está localizada em Zug, na Suíça, e a empresa possui cerca de 75mil funcionários em todo o mundo. Acesse: Siemens.com.br/SI

Siemens Brasil

A Siemens Brasil iniciou suas primeiras atividades em 1867, com a instalação da linha telegráfica pioneira entre o Rio de Janeiro e o Rio Grande do Sul.

Em 1905, ocorria a fundação da empresa no País. Ao longo de sua história, a empresa contribuiu ativamente para a construção e para a modernização da infraestrutura brasileira, com um portfólio de tecnologias inovadoras que capacita seus clientes a acelerarem sua própria transformação digital e a alcançarem maior sustentabilidade.

Além disso, oferece serviços financeiros, gestão imobiliária corporativa e serviços de negócios indiretos. O Grupo Siemens é formado pela Siemens Brasil, Siemens Healthineers e Mobility e está presente em praticamente todo o território nacional. Conta atualmente com sete centros de Pesquisa e Desenvolvimento, com o SITRAIN – Centro de excelência para clientes do setor industrial -, além do Digital Experience Center (DEX), um ambiente que permite uma experiência imersiva pelo ecossistema de soluções e serviços da companhia.

Para mais informações acesse: Acesse: Siemens.com.br/SI

Siemens Mobility

A Siemens Mobility é uma empresa gerida separadamente da Siemens AG. Como líder em soluções de transporte inteligente há mais de 175 anos, a Siemens Mobility está constantemente inovando seu portfólio. Suas áreas principais incluem material rodante, automação ferroviária e eletrificação, um portfólio abrangente de software, sistemas turnkey, bem como serviços relacionados. Com produtos e soluções digitais, a Siemens Mobility está capacitando operadores de mobilidade em todo o mundo a tornar a infraestrutura inteligente, aumentar o valor de forma sustentável ao longo de todo o ciclo de vida, aprimorar a experiência dos passageiros e garantir a disponibilidade. No ano fiscal de 2024, que terminou em 30 de setembro de 2024, a Siemens Mobility registrou uma receita de 11,4 bilhões de Euros e empregou cerca de 41.900 pessoas em todo o mundo.

Mais informações estão disponíveis em: www.siemens.com/mobility

Você também pode gostar

Deixe um Comentário

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Aceito Mais informações