Home Artigos Internet um tapa na cara da cultura ? O Leitor como idiota..; ou não !

Internet um tapa na cara da cultura ? O Leitor como idiota..; ou não !

por Carlos Xandelly

Já é de alguns anos que venho reparando uma situação no mundo virtual um tanto quanto esdrúxula ou poderia dizer: menos favorável aos mais antigos e aos ‘quarentões’ que navegam !

Não que sejamos velhos fanáticos ou rabugentos, e tão pouco anti-sociais. Mas estranhamente alguns sites ganham notória ênfase e destaque junto às mídias e acabam ‘bombando’ num curto período de tempo, em contrapartida pouca coisa ou diríamos pouca cultura ou valores são agregados ao caráter e formação do leitor e na vida de um adolescente. Muitas das vezes é tamanha a bizarrice que chega a ser um verdadeiro TAPA na cara da Cultura e da Educação.

Um exemplo bastante clássico deste cenário atual é alguns sites ou ‘brogs’ que latejam e pulsam idiotices e um ‘merchand’ esdrúxulo de baixo nível e carregado de palavrões e acaba sendo intitulado ao final como ‘piada’ ! Outros em vídeos, onde somos golpeados a ver dispustas de vômito ? De quem Urina mais longe? Ou quem suporta o cheiro mais horrível de fezes por mais tempo… isto tudo é lamentável e condenatório pelas pessoas que trabalham sério no mundo ‘virtual’ e que levam artigos ou matérias de alta qualidade em que na maioria das vezes levou-se muitas horas para ser redigido, corrigido e editado ao final.

Quando publicado este artigo ou matéria séria e de caráter com valores significativos dentro da sua área, acaba não tendo a repercussão e as visitas esperadas, muitas vezes o autor tem que se glorificar com meras e merrecas 2 ou 3 mil visitas. Já pelo outro lado a ‘piada’ idiota e de má feitoria que sequer traz um portugues legível ou intelegível, recebe 100 vezes mais visitas numa questão de poucas horas… seria este o rumo que a tal ‘nova internet’ está tomando ? Ou não.

[box_dark]Autor ou Leitor ? Quem é o culpado pelas idiotices?[/box_dark]

Seria normal ? Anormal quem está fora deste contexto?

Bom, realmente não sei a resposta, pelo menos por enquanto ainda, quem sabe algum dia eu a encontre de forma certeira e correta.

De 5 anos para cá, houve um estouro enorme nos sites e portais de conteúdo neste mundinho que atualmente já deixa de ser virtual e acaba representando mais do que a própria realidade, que vem de maneira submissa e calada dentro de frases, jargões ou utilização das famosas redes sociais. Fato que me deixa intrigado, e fazendo com que meu reciocínio lógico seja literalmente jogado às traças ou entrando para a gaveta da velha guarda.

Neste mundinho (quase que totalizado – deixando de ser globalizado, pois já é muito mais do que isso) existem canais de conteúdo que sequer primam ou levam uma linguagem decente e à altura da quantidade de seus acessos, ao meu ver, é um tapa na cara da cultura e do leitor que é obrigado a engolir frases mal feitas, palavras jogadas de lá para cá sem rumos e sem nexo algum, e na maioria das vezes pouco se dão o trabalho de efetuarem uma correção gramatical adequada ao ‘não google translator’ – quem também é um serviço bastante ruim, traduzindo apenas por palavras e não por frases ou contexto gramatical. Outro tapa ? Não, na minha cara é difícil engolir.

Conhecem o jargão mal-elaborado da WEB ? Onde nada se cria, tudo se copia ou é transformado de acordo com os conhecimentos do ‘criador’ ! Coitada desta criatura que acaba sendo o pobre leitor novamente que se depara com lixo e mais lixo de artigos, matérias e notícias que sequer trazem uma fonte fidedigna. Bons e velho tempos de colegial, portugues era uma das matérias mais importantes e levada realmente a sério (me recordo que tínhamos aula até mesmo de palavras-cruzadas). Tapa na cara? O leitor deve estar anestesiado com o passar do tempo não é?

Outras vezes, notório e já de conhecimento, encontrarmos ‘os tais brogs’ que despejam lixo carregado de um humor negro, bizarro, infantil e cheio de bestialidades. Seria isso mesmo que o Leitor procura ou quer ver? Porque estes ‘brogs’ e mídias tem tanto destaque junto aos internautas? Seria o começo de uma ‘era’ sem padrões culturais ?

Por curiosidade realmente que me toca e intriga, acabei sendo levado a uma busca um pouquinho mais profunda, e quando entrei neste mundo de cultura ou anti-cultura sócio gramatical, fiquei muito mais abismado e chateado !

Um estudo feito pela Universidade de Ilinóis , inscrita sob número 2011-06-2221FCBR, por Francis Eduard, relata e é mostrado claramente que este ‘mundo virtual’ representa na atualidade um montante de quase 67% de representatividade de uma vida real, ou seja, em termos mais simples, 23% das nossas vidas são representadas pelo que vivemos em nossa sociedade, família, amor, cotidiano estudantil e os absurdos 67 % é resultante do que somos ou lemos ou fazemos na Internet !

Tenho muito medo, receio destas taxas numa representatividade futura e de como será esta ‘população’ leitora e engolidora de palavras mal feitas, bizarrices e idiotices que chamam de piada ou humor, que na maioria das vezes não passa de puro lixo da web.

Fatídico é o sinal do futuro e isto me deixa receoso por esta imensa fatia de leitores.

[box_dark]Conclusões ‘inconclusas'[/box_dark]

Contraditório, porém fatidicamente real neste cenário que assola e assombra os navegadores dos melhores e mais cultos leitores e internautas.

Será que este seria o momento de buscar a minha aposentadoria por ter se tornado um ‘velho rabugento’ ou um ‘dino’ da história não muito antiga e que não aceita e aceitou bem este lado do humor negro e bizarro na web? Ou não !

Poderia ser o culpado o próprio leitor que através dos seus retweets ou dos seus ‘cutir’ acabam propagando um lixo a números estrondosos? Ou não !!

Você aceita tudo na boa, e até curte que o seu filho mais novo lhe chame de coroa e peça para ‘cutir’ uma bagaça de um vídeo escroto e sem nenhum pudor? Sob a narrativa de ser um vídeo com humor atual? Ou não !!!

Ou não ? Você também está neste navio que ruma sem um capitão e com as velas rasgadas numa deriva qualquer e acaba engolindo todas gotículas que o flamejar das ondas gospem na sua face? Ou não….

Precisamos mudar rapidamente este cenário caótico e parar de propagar lixo atrás de lixo e de material anti cultural, ou não !

Existe sim, ótimos redatores e humoristas neste mundão da WEB que cumprem com inteligência e alguma pitadas de um humor inteligente e bem feito, mas que também acabam entrando no contexto de não ‘atairem’ leitores e visitas, por serem considerados ‘normais’, ou não.

Ou não ! Ou sim, a hora da mudança é agora ! Ou não? Basta, chega de lixo propagado com altas doses de idiotices esdrúxulas de mau-humor negro e humor bizarro ! Afinal os leitores não são palhaços de um palco sombrio e sem nenhum pudor de caráter, ou não.

Você também pode gostar

2 comentários

cagueta 9 de janeiro de 2012 - 17:13

Tudo relacionado a hipocrisia e falsidade desta internet cheia de porcarias onde os caras que trampam sério e fazem a coisa acontecer de verdade não são valorizados.
O autor esqueceu de falar também da pornografia que invade as telas e a privacidade de todos, quando clicamos em algum link oculto e logo somos levados a ver um monte de porcaria e lixo total.

Gostei da atitude do autor e da sinceridade que passou neste artigo. E acredite, não é só você que se sente assim….. tem muita gente séria que merecia muito mais valor do que as idiotices de retardado que são publicadas em vídeos e blogs …

parabéns, sorte e sucesso para todos !

Responder
Alfaad 9 de janeiro de 2012 - 15:54

Acredito que 80% da população gosta desse novo padrão e com isso a maioria dos sites colocam esse tipo de conteúdo bizarro para terem mais seguidores, é como se fosse uma emissora televisiva colocando mulheres nuas e sensacionalismo para ganhar audiência pois é isso que a maioria gosta. Um exemplo disso seria colocar os “famosos” memes que do meu ponto de vista são apenas rabiscos do lado de desenhos que praticamente são fotos pelo grau de realismo ou algum texto que proporcione conhecimento ao leitor. Obviamente o numero de pessoas que curtiriam o meme seria muito superior ao desenho realista e/ou o texto.

Responder

Deixe um Comentário

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Aceito Mais informações