Home Apps Inteligência Artificial Descomplicada

Inteligência Artificial Descomplicada

por Paulo Fernandes Maciel

Visão do SENAC sobre a Inteligência Artificial Descomplicada

A inteligência artificial (IA) está transformando a forma como vivemos e a nossa relação com o mundo do trabalho, trazendo eficiência e novos recursos. Analisando algoritmos e uma grande quantidade de dados, a nova tecnologia (inteligência artificial descomplicada aprende e realiza tarefas que antes exigiam inteligência humana, otimiza processos e cria soluções inovadoras que podem ser aplicadas em diversos setores como saúde, educação, transporte e segurança.

O uso da IA já está inserido em nosso cotidiano como nos diagnósticos médicos automatizados, redes sociais, compras online, assistentes virtuais (Alexa, Siri), segurança digital (reconhecimento facial), navegação e transportes (Waze, Google Maps e carros por aplicativos), cursos de educação à distância, personalização de conteúdo em plataformas de entretenimento e até na automação residencial.

Inteligência Artificial Descomplicada

Já no mundo do trabalho, o uso de inteligência artificial aumenta a produtividade, otimiza a gestão de tempo, personaliza as interações com os clientes e acelera a criação de conteúdo. Porém, a tecnologia tem potencial para substituir algumas tarefas humanas, principalmente em atividades operacionais e processos repetitivos que poderão ser facilmente automatizados.

“A Inteligência Artificial cria novas oportunidades e demanda habilidades em áreas como desenvolvimento, manutenção e aplicação dessas tecnologias. Muitas tarefas que envolvem criatividade, empatia, pensamento crítico e tomada de decisão complexa continuarão a depender de humanos”, diz André Luís De Vasconcelos, docente da área de Tecnologia da Informação do Senac São Paulo, que explica o uso das principais ferramentas de Inteligência Artificial (IA), como o ChatGPT, Copilot, Gemini e Gamma.

ChatGPT:

IA conversacional que entende e gera texto, ajudando em interações e geração de conteúdo.

Microsoft Copilot:

integrado aos aplicativos do Microsoft 365 como o Word, Excel, PowerPoint e Outlook, ajuda a aumentar a produtividade e eficiência no uso dessas ferramentas. A IA realiza tarefas automatizadas e assistidas como gerar textos, resumir informações, criar apresentações, analisar dados e até responder e-mails com base no contexto.

Gemini:

Modelo multimodal do Google de inteligência artificial descomplicada que lida com texto e imagens, proporcionando respostas contextuais e dinâmicas para uma variedade de aplicações.

Gamma:

focado em criar apresentações automaticamente, sugerindo layouts e designs, economizando tempo na criação de conteúdo visual.

Inteligência Artificial… no mundo real


• Em assistentes virtuais como a Alexa, por exemplo, a IA atua em responder perguntas, controlar dispositivos e definir lembretes;
• Nos streamings como Netflix e Spotify, a IA faz recomendações de filmes, séries, músicas e vídeos;
• IA também está presente na navegação em aplicativos como o Google Maps e Waze, auxiliando em rotas otimizadas;
• Nas redes sociais, a IA atua na priorização de conteúdo, sugestão de amigos e até moderação de comentários;
• Em compras online, a IA faz sugestões personalizadas e análise de preferências;
• Também tem IA no atendimento ao cliente com o uso da ferramenta Chatbots, que possibilita respostas rápidas e automação de dúvidas frequentes;
• Na educação, a IA auxilia em plataformas de ensino à distância com aulas personalizadas, correção automática e adaptação de conteúdo; e
No setor de turismo, a IA personaliza roteiros e cria itinerários individualizados, propondo experiências alinhadas aos interesses do viajante.

Você também pode gostar

Deixe um Comentário

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Aceito Mais informações