Visão do SENAC sobre a Inteligência Artificial Descomplicada
A inteligência artificial (IA) está transformando a forma como vivemos e a nossa relação com o mundo do trabalho, trazendo eficiência e novos recursos. Analisando algoritmos e uma grande quantidade de dados, a nova tecnologia (inteligência artificial descomplicada aprende e realiza tarefas que antes exigiam inteligência humana, otimiza processos e cria soluções inovadoras que podem ser aplicadas em diversos setores como saúde, educação, transporte e segurança.
O uso da IA já está inserido em nosso cotidiano como nos diagnósticos médicos automatizados, redes sociais, compras online, assistentes virtuais (Alexa, Siri), segurança digital (reconhecimento facial), navegação e transportes (Waze, Google Maps e carros por aplicativos), cursos de educação à distância, personalização de conteúdo em plataformas de entretenimento e até na automação residencial.
Já no mundo do trabalho, o uso de inteligência artificial aumenta a produtividade, otimiza a gestão de tempo, personaliza as interações com os clientes e acelera a criação de conteúdo. Porém, a tecnologia tem potencial para substituir algumas tarefas humanas, principalmente em atividades operacionais e processos repetitivos que poderão ser facilmente automatizados.
“A Inteligência Artificial cria novas oportunidades e demanda habilidades em áreas como desenvolvimento, manutenção e aplicação dessas tecnologias. Muitas tarefas que envolvem criatividade, empatia, pensamento crítico e tomada de decisão complexa continuarão a depender de humanos”, diz André Luís De Vasconcelos, docente da área de Tecnologia da Informação do Senac São Paulo, que explica o uso das principais ferramentas de Inteligência Artificial (IA), como o ChatGPT, Copilot, Gemini e Gamma.
ChatGPT:
IA conversacional que entende e gera texto, ajudando em interações e geração de conteúdo.
Microsoft Copilot:
integrado aos aplicativos do Microsoft 365 como o Word, Excel, PowerPoint e Outlook, ajuda a aumentar a produtividade e eficiência no uso dessas ferramentas. A IA realiza tarefas automatizadas e assistidas como gerar textos, resumir informações, criar apresentações, analisar dados e até responder e-mails com base no contexto.
Gemini:
Modelo multimodal do Google de inteligência artificial descomplicada que lida com texto e imagens, proporcionando respostas contextuais e dinâmicas para uma variedade de aplicações.
Gamma:
focado em criar apresentações automaticamente, sugerindo layouts e designs, economizando tempo na criação de conteúdo visual.
Inteligência Artificial… no mundo real
• Em assistentes virtuais como a Alexa, por exemplo, a IA atua em responder perguntas, controlar dispositivos e definir lembretes;
• Nos streamings como Netflix e Spotify, a IA faz recomendações de filmes, séries, músicas e vídeos;
• IA também está presente na navegação em aplicativos como o Google Maps e Waze, auxiliando em rotas otimizadas;
• Nas redes sociais, a IA atua na priorização de conteúdo, sugestão de amigos e até moderação de comentários;
• Em compras online, a IA faz sugestões personalizadas e análise de preferências;
• Também tem IA no atendimento ao cliente com o uso da ferramenta Chatbots, que possibilita respostas rápidas e automação de dúvidas frequentes;
• Na educação, a IA auxilia em plataformas de ensino à distância com aulas personalizadas, correção automática e adaptação de conteúdo; e
No setor de turismo, a IA personaliza roteiros e cria itinerários individualizados, propondo experiências alinhadas aos interesses do viajante.