A IBM (NYSE: IBM) no dia 9/11 deu início ao IBM Quantum Summit 2022, onde apresentou novos avanços em hardware e software quânticos e delineou sua visão pioneira para a supercomputação centrada na quântica. A reunião anual IBM Quantum Summit mostra o amplo ecossistema quântico de clientes, parceiros e desenvolvedores da companhia, bem como seu progresso contínuo para levar uma computação quântica prática para o mundo.
Empresa definiu o caminho para obter supercomputadores centrados na tecnologia quântica, com novo hardware, software e avanços no sistema
“O novo processador de 433 qubit ‘Osprey’ nos traz um passo mais perto do ponto em que computadores quânticos serão usados para resolver problemas anteriormente insolúveis”, disse o Dr. Darío Gil, vice-presidente sênior de IBM e diretor de Research. “Continuamente estamos escalando e avançando nossa tecnologia quântica por meio de hardware, software e integração clássica para enfrentar os maiores desafios do nosso tempo, junto com nossos parceiros e clientes no mundo todo. Este trabalho será fundacional para a próxima era da supercomputação centrada na quântica”.
No Summit, a empresa revelou os seguintes novos desenvolvimentos:
‘IBM Osprey’ – novo processador de 433 bits quânticos (qubit)
IBM Osprey tem a maior contagem de qubits de qualquer processador quântico da IBM, mais do que triplicando os 127 qubits do processador IBM Eagle, anunciado em 2021. Esse processador tem o potencial de executar cálculos muito além da capacidade computacional de qualquer computador clássico. Para ter uma referência, a quantidade de bits clássicos necessários para representar um estado no processador IBM Osprey excede o número total de átomos no universo conhecido.
Para obter mais informações sobre como a IBM continua a melhorar a escala, a qualidade e a velocidade de seus sistemas quânticos, leia Supercomputadores centrados na tecnologia quântica: como trazer a próxima onda de computação à realidade.
Novo software quântico lida com correção e mitigação de erros
Lidar com os ruídos nos computadores quânticos continua sendo um fator importante na adoção desta tecnologia. Para simplificar isso, a IBM liberou uma atualização beta para o Qiskit Runtime, que inclui a função de permitir que um usuário troque a velocidade por uma contagem de erros reduzidos com uma opção simples na API. Abstraindo as complexidades desses recursos na camada de software, ficará mais fácil para os usuários incorporar a computação quântica em seus fluxos de trabalho e acelerar o desenvolvimento de aplicações quânticas.
Para obter mais detalhes, leia Introduzindo novos recursos do Qiskit Runtime e como nossos clientes os integram em seus casos de uso.
Atualização do IBM Quantum System Two: sistema quântico de próxima geração
À medida que os sistemas quânticos da IBM escalam para alcançar o objetivo declarado de mais de 4.000 qubits até 2025, eles irão além das capacidades atuais da física eletrônica existente. A IBM atualizou os detalhes do novo IBM Quantum System Two, sistema projetado para ser modular e flexível, combinando múltiplos processadores em um único sistema com links de comunicação. A meta é que esse sistema esteja on-line até o final de 2023 e seja o alicerce da supercomputação centrada na quântica, sendo a próxima onda na computação quântica, que escala empregando uma arquitetura modular e a comunicação quântica para aumentar sua capacidade computacional, bem como usando o middleware de nuvem híbrida para integrar de forma contínua os fluxos de trabalho quânticos e clássicos.
Nova tecnologia IBM Quantum Safe:
Enquanto os computadores quânticos ficam mais poderosos, é crucial que os provedores de tecnologia tomem medidas para proteger seus sistemas e dados contra um potencial computador quântico futuro que seja capaz de descriptografar os padrões de segurança atuais. Da oferta do sistema z16 com criptografia resistente à computação quântica até a contribuição com algoritmos associados ao objetivo do National Institute of Standards and Technology (NIST) para padronização até 2024, a IBM oferece tecnologia e serviços com esses recursos de segurança. No Summit, IBM e Vodafone anunciaram uma colaboração para explorar como aplicar a criptografia resistente à computação quântica da IBM em toda a infraestrutura tecnológica da Vodafone.
Expansão de clientes e do ecossistema – crescimento do IBM Quantum Network:
A IBM também anunciou adições à IBM Quantum Network, incluindo a multinacional de telecomunicações Vodafone para explorar a computação quântica e a criptografia resistente à computação quântica; o banco francês Crédit Mutuel Alliance Fédérale para explorar casos de uso em serviços financeiros; e o campus de inovação suíço uptownBasel para promover o desenvolvimento de habilidades e projetos de inovação pioneiros na quântica e de computação de alto desempenho. Essas organizações estão se juntando a mais de 200 outras – bem como com mais de 450.000 usuários – com acesso à maior frota do mundo de mais de 20 computadores quânticos acessíveis pela nuvem.
IBM Quantum Summit
“O IBM Quantum Summit 2022 marca um momento crucial na evolução do setor de computação quântica global, à medida em que avançamos com nosso roteiro quântico. Conforme continuamos a aumentar a escala de sistemas quânticos e a torná-los mais simples de usar, continuaremos a ver a adoção e o crescimento da indústria quântica”, disse Jay Gambetta, vice-presidente da IBM Quantum. “Nossos avanços definem a próxima onda em quantum, que chamamos de supercomputação centrada na quântica, em que a modularidade, a comunicação e o middleware contribuirão com a melhorar as capacidades de escala da computação e integração de fluxos de trabalho quânticos e clássicos”.
*As declarações relativas a direções e intenções futuras da IBM estão sujeitas a alteração ou retirada sem aviso prévio e representam apenas metas e objetivos.
Sobre a IBM
A IBM é uma fornecedora líder global de nuvem híbrida, IA e consultoria. Ajudamos clientes em mais de 175 países a aproveitar insights de seus dados, otimizar processos de negócios, reduzir custos e obter vantagem competitiva em seus setores. Mais de 3.800 entidades governamentais e corporativas em áreas de infraestrutura crítica, como serviços financeiros, telecomunicações e saúde, contam com a plataforma de nuvem híbrida da IBM e Red Hat OpenShift para realizar suas transformações digitais de forma rápida, eficiente e segura. As inovações revolucionárias da IBM em IA, computação quântica, soluções em nuvem específicas do setor e consultoria oferecem opções abertas e flexíveis para nossos clientes. Tudo isso respaldado pelo compromisso da IBM com a confiança, transparência, responsabilidade, inclusão e serviço. Visite para obter mais informações.
Fonte: Assessoria de imprensa IBM
Weber Shandwick
E-mail: [email protected]