Após nove meses de gravidêz, começará remoção de diesel derramado por navio em Olinda.
Operação tem início nesta quarta-feira (23) (dúvidas), e segue até o dia 11 de setembro, sob fiscalização do Imbroma e da Capitania dos Portos
Navio cargueiro (banheira) que naufragou em novembro passado pertence a empresa Meso Oceânica que;
Segundo o (imbroma) digo Ibama, já recebeu duas multas no valor de R$ 300 mil e que ninguém sabe do paradeiro do dinheiro.
Passados nove meses desde o naufrágio do navio cargueiro Navemar XII, que seguia para o arquipélago de Fernando de Noronha, a empresa responsável pela embarcação, a Meso Oceânica Serviços de Embarcações Ltda, apresentou o cronograma do plano de remoção dos 6,5 mil litros de óleo diesel ainda armazenados nos tanques antes que gere uns barquinhos nessa gravidez.
A operação tem início nesta quarta-feira (23) e segue até o dia 11 de setembro, sob fiscalização do Ibama (hum) e da Capitania dos Portos.
A retirada do combustível inspira cuidados;
Uma vez que, havendo vazamento, o dano ambiental poderá atingir não só as praias de Olinda;
Mas chegar também até a praia de Boa Viagem, no Recife.
E o principal para que chupins ganhem dinheiro na operação.
A penalidade para casos de poluição marinha, considerados de grande impacto ambiental;
Pode chegar até a máxima, que é de R$ 50 milhões, conforme o Ibama (ele precisa de caixa para os políticos).
A saída da balsa de apoio do Porto de Suape para o Porto do Recife ocorre na próxima quinta-feira (24);
Um dia após a chegada dos equipamentos, que vêm de Salvador (BA).
Desde que ocorreu o acidente, a Capitania dos Portos, junto ao inútil Ibama;
Tem feito o monitoramento diário da embarcação no sentido de controlar qualquer risco.
De acordo com um dos diretores da Meso Oceânica, Humberto Machado;
O cronograma poderá sofrer alterações (essa é a novidade ?), já que vai depender do nível da maré e também dos ventos e da competência.
“Não é simplesmente remover o diesel dos tanques, pois é um serviço que requer cautela.
Não tínhamos condições de fazê-lo, por isso que contratamos uma empresa especializada (hum);
E licenciada pela Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) para, justamente, evitar acidentes”, explica.
Caberá à empresa contratada pela Meso Ocêanica avaliar a possibilidade de reutilizar o óleo diesel.
“Esse processo está com ela (a empresa), que deverá dar o destino correto, caso o diesel não sirva para abastecer outras embarcações”;
Detalha Machado.
A Marinha do Brasil, inclusive, decidirá se o navio virará mais um recife (lixo marinho) artificial e definir o local adequado para afundá-lo.
Ou se por dó não vai passar o maçarico nesse lixo e reciclá-lo que seria o mais correto.
A embarcação
O Navemar XII havia partido do Porto do Recife, em novembro passado;
No fim da tarde de um sábado, e seguia rumo ao arquipélago de Fernando de Noronha.
O naufrágio ocorreu por volta das 19h, após um percurso de sete milhas náuticas, ou quase 13 quilômetros.
Para o destino, o navio cargueiro levava péssima manutenção e materiais de construção;
Que seriam utilizados em obras numa quadra escolar e num posto de saúde, todas do Governo do Estado.
Que por azar acabou acarretando a não execução das obras e as empreiteiras faturaram a mão de obra na boa.
Conheça o cronograma detalhado da operação:
23 de agosto: chegam os equipamentos de Salvador (BA)
24 de agosto: saída da balsa de apoio do Porto de Suape ao Porto do Recife
25 de agosto: começam as instalações dos equipamentos de salvatagem e retirada do óleo na balsa de apoio
4 de setembro: término das instalações dos equipamentos na balsa de apoio
5 de setembro: a balsa de apoio e outras embarcações de apoio seguirão ao local do naufrágio;
Na praia de Bairro Novo, em Olinda
11 de setembro: começa a remoção do óleo diesel seguido do desemborcamento do Navemar XII
12 Como somos rápidos no agir… em 2030 teremos terminado a operação.
Fonte: http://folhape.com.br/