A 19ª Feira do Estudante – Expo CIEE 2016, realizada em maio, na capital paulista, atraiu 60 mil visitantes, com presença de jovens de outras cidades e estados, como Rio de Janeiro e Minas Gerais. Nada menos do que 156 ônibus de excursões escolares vieram para a feira, desembarcando 8 mil estudantes. Sabendo que nem todos os interessados puderam vir para São Paulo, o CIEE preparou uma matéria especial na revista Agitação e disponibilizou para leitura ou download gratuito no sitehttp://www.ciee.org.br/portal/biblioteca-digital/index.html .
Entre os destaques estão os 70 expositores e um manancial de promoções exclusivas, incluindo as dos patrocinadores. O Bradesco, por exemplo, montou um auditório em parceria com a Microsoft em que ministrava palestras sobre educação financeira e tecnologia da informação. “Cada um dos assentos era disputado. Muitos toparam sentar no chão para não perder as apresentações”, disse Aldo da Silva, gerente de produtos e serviços do Bradesco.
Já o Santander apresentou o Programa Fórmula Santander, uma iniciativa de estímulo e investimento no intercâmbio acadêmico de universitários e um aplicativo de smartphone que simplifica a abertura de contas e transações. Durante palestra Ezequiel Archipretre, CEO da Conta Super do Santander, demonstrou o funcionamento dessa novidade tecnológica que pode revolucionar o relacionamento dos jovens com seu dinheiro: uma estudante baixou o aplicativo e, com apenas um clique no touchscreen, o banco transferiu R$50 reais para ela.
Quem preferir a cobertura audiovisual pode acessar a parte de vídeos da fanpage da Expo CIEE no Facebook (www.facebook.com/expociee) e ver as reportagens produzidas especialmente pela entidade durante a realização da feira. Ao curtir a página é possível também acompanhar as novidades da nova edição da mostra que será realizada em 2017.
Sobre o CIEE
Desde sua fundação, há 52 anos, o CIEE já encaminhou 16 milhões de estudantes para estágio e aprendizagem em 250 mil empresas e órgãos públicos parceiros. Para se ter ideia, o contingente de estagiários é maior do que a população da cidade de São Paulo. A marca confirma o crescente reconhecimento da eficácia do estágio e da aprendizagem em duas importantes frentes: como capacitação prática dos jovens para o mercado de trabalho e como fonte de recrutamento de novos talentos. O CIEE também desenvolve uma série de ações de assistência social, com total gratuidade aos beneficiados e destinadas, em especial, a segmentos em situação de vulnerabilidade social como: Programa de Educação à Distância, Inclusão de Pessoas com Deficiência, Alfabetização para Adultos, Desenvolvimento Estudantil e Profissional, Orientação e Informação Profissional, Orientação Jurídica Gratuita à População Carente (Projur), Cursos Gratuitos de Informática, além de Ciclos de Palestras, Concursos Literários – que estimulam a escrita e a leitura -, Feira do Estudante – Expo CIEE, entre outros.