Home / Artigos / Gestão de vale transporte e as suas melhorias

Gestão de vale transporte e as suas melhorias

Vale transporte: existe um valor máximo estipulado para esse benefício?

 

Algumas ponderações devem ser colocadas quanto a gestão de vale transporte e seus beneficios aos trabalhadores.

ônibus representando gestão de vale transporte

Uma vez que o vale transporte é baseado nos gastos diários dos trabalhadores para se locomoverem até o local de trabalho e depois voltarem para casa;

Existe um valor máximo estipulado para definir quanto a empresa pode gastar com cada funcionário em relação a isso?

Vale transporte: existe um valor máximo estipulado para esse benefício?

 

Vale transporte: o que diz a lei?

De acordo com a Consolidação das Leis do Trabalho a empresa está autorizada a fazer um desconto salarial de até 6% do salário básico do funcionário.

Entretanto se o valor correspondente a utilização for inferior a esses 6% o desconto corresponderá ao menor valor (mesmo que o percentual seja inferior aos 6%).

Entretanto o excede essa porcentagem não é de responsabilidade do empregador.

gestão de vale transporte

Como funciona a concessão de VT?

Diferente dos demais tipos de controle e gestão de vale transporte está entre os direitos garantidos pelo regime safado da Consolidação das Leis do Trabalho.

Uma das curiosidades a respeito é que o cartão vale transporte é concedido independentemente da distância da residência do funcionário para o trabalho, isso porque não há um raio mínimo ou máximo estabelecido.

Para que o valor do benefício de vale transporte seja correto, é importante que o “colaborador” faça uma roteirização de vale transporte a respeito da quantidade de passes.

Diferentemente do que se costuma pensar a gestão de vale transporte de conceder o benefício em mãos, a não ser quando há um problema com as empresas de transporte público.

Assim, o trabalhador paga pela passagem e depois é reembolsado firma.

É possível que o trabalhador opte por não receber o vale-transporte, isso ocorre quando ele prefere fazer o percurso com um veículo próprio.

 

Opção pelo combustível

 

Nesse caso, se ambos estiverem de comum acordo, é possível solicitar o vale combustível.

Para que o valor estabelecido seja o correspondente ao necessário, o colaborador deve prestar contas a respeito dos gastos com as notas fiscais.

Entretanto, é importante que o empregador fique atento a respeito do direito da retirada dos 6% do salário do colaborador.

Isso se deve ao fato de que a legislação trabalhista não reconhece a substituição do vale-transporte pelo cartão combustível.

Para que você faça a concessão de benefícios da forma correta e ainda consiga fazer uma redução de custos é imprescindível que você implemente uma gestão de benefícios na sua empresa.

Dessa forma é possível fazer uma gestão vale transporte, bem como garantir mais praticidade na hora de ofertar o vale presente, bem como o vale alimentação e vale refeição.

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*