A busca é tudo, mas mais para a partícula de Deus o chamado que é um elemento crucial do universo.
Físicos, disseram na última quinta-feira que eles acreditam que descobriram a partícula subatômica previu quase meio século atrás, que irá percorrer um longo caminho para explicar o que da aos elétrons e toda a matéria no universo em tamanho e forma.
A partícula indescritível, chamada bóson de Higgs, foi previsto em 1964 para ajudar a preencher a nossa compreensão da criação do universo, que muitos teorizam que ocorreu em uma enorme explosão conhecida como Big Bang. A partícula foi nomeado para Peter Higgs, um dos físicos que propuseram a sua existência, mas mais tarde se tornou popularmente conhecido como partícula de Deus.
Em julho passado, os cientistas do CERN, a Organização sediada em Genebra Europeu de Pesquisa Nuclear, anunciou que encontraram uma partícula de Higgs que descreveu como semelhante, mas eles chegaram a dizer conclusivamente que era a mesma partícula ou alguma versão dele.
Mas agora, os cientistas terminaram passando o ano por todo o conjunto de dados e anunciaram assim os resultados em uma declaração e em uma conferência física nos Alpes italianos, semana passada.
“Para mim está claro que estamos lidando com um bóson de Higgs, mas ainda temos um longo caminho a percorrer para saber que tipo de bóson de Higgs é“, disse Joe Incandela, um físico que lidera uma das duas principais equipes de CERN que envolvem cada um cerca de 3000 cientistas.
Sua existência ajuda a confirmar a teoria de que os objetos ganham seu tamanho e forma quando as partículas interagem em um campo de energia com uma partícula fundamental, o bóson de Higgs. Quanto mais eles se atraem, diz a teoria, quanto maior a sua massa será.
Mas, continua a ser uma “questão aberta”, o CERN em comunicado, se este é o bóson de Higgs, que era esperado na formulação original, ou, possivelmente, o mais leve dos vários previsto em algumas teorias que vão além desse modelo.
Mas, atualmente, disse ele, não pode haver dúvida de que um bóson de Higgs existe, de alguma forma.
Se é ou não é um bóson de Higgs é demonstrado pela forma como ele interage com outras partículas e suas propriedades quânticas, o CERN em comunicado. Os dados “fortemente indica que é um bóson de Higgs”, disse.
A descoberta seria um forte candidato ao Prêmio Nobel, embora ainda não está claro se isso pode ir a Higgs e os outros que propôs a teoria ou para os milhares de cientistas que o encontraram, ou a todos eles.
AP