450
Mais de 80% dos internautas já perderam informações preciosas por falta de precaução
Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), mais da metade dos brasileiros já está conectada à internet. A ferramenta cresceu muito em número de usuários e serviços desde que a web ganhou popularidade e os provedores surgiram para dar acesso à grande rede nos anos 90. De acordo com a pesquisa, o Brasil ganhou 2,5 milhões de internautas (2,9%) entre 2012 e 2013, totalizando aproximadamente 86,7 milhões de usuários de internet, com 10 anos ou mais, que acessam a internet através dos computadores, notebooks, tablets e celulares.
Diante dessa realidade, não há mais como ignorar o quesito segurança no nosso computador. No começo da rede, o principal alvo dos invasores ou Hackers eram as empresas, que usavam o feito como um troféu, pois conseguiam mudar até a página principal dos grandes sites. Com o decorrer dos anos e os avanços tecnológicos, essas empresas investiram em proteções e as invasões estão cada vez mais improváveis. Com isso, os usuários se tornaram alvos e suas senhas bancárias, e-mails, redes sociais, páginas pessoais, começaram a cair em mãos de criminosos virtuais.
Segundo Cesar Vieira, diretor de operações da Solve System, uma das mais importantes e modernas empresas de TI do país, isso ocorre porque muitos usuários esquecem ou desconhecem cuidados básicos de proteção e prevenção: “Mais de 80% dos internautas já perderam informações pessoais por não possuírem um backup delas na nuvem ou em outros discos”, alerta. Vieira também ressalta os casos de dispositivos móveis: “É muito comum as pessoas não copiaram as informações guardadas nos celulares em outro lugar. Se esses aparelhos forem perdidos ou roubados muitas informações sigilosas serão levadas também”.
O especialista explica que não é preciso abdicar do uso das funcionalidades da internet para ficar seguro e passa algumas dicas e cuidados para evitar cair em golpes e armadilhas:
Algumas ferramentas são mais modernas para se obter segurança na internet, são elas:
– IPS, Proxy, Firewall, Antispam, Antivirus;
– Em caso de empresas, é fundamental proporcionar treinamento para os funcionários aprenderem a navegar na internet, utilizar redes sociais, saber identificar um e-mail ou site suspeito;
– Não divulgar dados pessoais (endereços, números de documentos, senhas bancárias) em redes sociais;
– Cuidado com o que publica nas redes sociais, pois nunca mais serão excluídas (mesmo deletando do perfil, os responsáveis pelo site possuem as informações);
– Nunca abra arquivos anexados a e-mails de pessoas ou empresas desconhecidas. E, mesmo que o remetente seja conhecido, passe um bom antivírus antes de abrir o arquivo;
-Mantenha o antivírus sempre atualizado;
-Compras pela internet são um grande vilão. É preciso sempre verificar se o site é confiável, buscar recomendações e se possui segurança;
-No e-mail da empresa, tratar somente assuntos da empresa e nunca pessoais;
-Deixe o firewall do Windows sempre ativado;
-Faça sempre as atualizações necessárias do seu sistema operacional;
-Nunca instale programas piratas, eles podem trazer vírus ou outros programas perigosos;
-Siga sempre as orientações de seu banco para acessar sua conta pela Internet;
-Não digite senhas e dados pessoais em computadores públicos (lan houses, empresas, etc);
-Não clique em links mostrados por e-mails desconhecidos. Eles costumam instalar vírus ou cavalos de troia (programas que roubam dados do computador).
Quando a falta de informação gera prejuízo, cabe a cada um buscar meios de se assegurar, em tempos onde os crimes virtuais não causam só perdas materiais, mas destoem a imagem e podem abalar até a reputação de uma pessoa ou comunidade.
Sempre que houver dúvida, César Vieira recomenda a busca de recursos técnicos de suporte para a segurança, que deve vir sempre em primeiro lugar, para garantir a diversão, a globalização e a troca de informações via web.
Sobre a Solve System – uma empresa de Tecnologia da Informação que evolui juntamente com o ser humano.
Em 1996, quando a informática ainda era uma remota realidade, três jovens sonhadores criaram a Solve System. Eram eles, Andrea Rozzetti, Eduardo Vieira e Fabio Cardoso. De forma visionária, investiram e trabalharam muito para que a empresa se tornasse o sucesso que é hoje, fornecendo soluções e consultoria de Tecnologia da Informação.
No começo, a Solve System se resumia à prestação de serviços de suporte de TI e comercialização e manutenção de hardwares e softwares. Mas, antenados às demandas da globalização, investiram e avançaram para oferecer soluções que possibilitassem a otimização de processos, redução de custos e melhoria de qualidade, antecipando aos clientes inovações tecnológicas e soluções inteligentes.
Nesse processo, Eduardo Zingaro se desligou, ganharam um novo sócio, o Diretor Comercial Paulo Bastos, ampliaram a equipe, redimensionaram as estratégias de qualificação de funcionários e montaram uma equipe que é valorizada interna e externamente. A alta performance dos funcionários da Solve garante um diferencial em um mercado competitivo, dinâmico e exigente.
Uma das medidas de expansão foi mudar e ampliar a sede na capital paulista, no bairro da Vila Leopoldina, e ter base também fora do país. Hoje, a Solve System tem um escritório em Miami para agilizar negociações e oferecer excelência no atendimento aos clientes.
Entre os serviços que presta aos cerca de 800 clientes estão visualização de ambiente, servidores, desktops, instalação de rede lógica, telefonia IP, segurança, arquitetura de softwares Microsoft, gerenciamento de rede, treinamentos, serviço de monitoramento, suporte on site e telefônico, contrato de reposição de hardware com SLA, fornecimento de hardwares, soluções de cloud computing, NOC, data center, entre outros.
E as estratégias da Solve System não param por aí. Outra medida de avanço foi a construção de parcerias sólidas. Ela está autorizada a prestar serviços e comercializar produtos da HP, Microsoft, Citrix, Cisco e Netapp, fazendo com que o nome da empresa esteja vinculado à qualidade, confiabilidade e presença no mercado.
Mas não é só a satisfação dos clientes que move a Solve, os 105 funcionários da empresa também ganham atenção e motivação nesse processo de qualificação de mão de obra. Uma equipe altamente capacitada recebe benefícios dentro da empresa como ginástica laboral, sala de descompressão -com internet, jogos e biblioteca -, café da manhã, festas de confraternização, happy hours e ações solidárias. Há também uma intranet atualizada e um jornal interno para integrar e distribuir informações.
A originalidade no espaço físico também é destaque da empresa. As salas de reuniões são motivo de descontração a cada encontro. Isso porque cada uma delas é “batizada” com o nome de um super-herói. Sala Hulk, Sala Capitão América, Sala Homem de Ferro, Sala Batman e Sala Super – Homem são expressões de que tecnologia e bom humor se inter-relacionam muito bem. Para a direção da empresa, assim como os super-heróis, sempre se pode realizar e alcançar o que para muitos é impossível.