Home Artigos Energia por Nitrogênio

Energia por Nitrogênio

por Paulo Fernandes Maciel
Nitrogênio

Sistema produz energia capturando nitrogênio do ar para armazenar em bateria

energia
Químicos chineses descobriram uma técnica que usa o nitrogênio presente naturalmente na atmosfera para gerar eletricidade e armazená-la em uma bateria.

O nitrogênio é o gás mais abundante na atmosfera da Terra, o que o torna uma opção atraente como fonte de energia renovável.

Contudo, tem sido um desafio transformar a energia química das triplas ligações de suas moléculas em eletricidade;

Sob condições normais, essas moléculas não se quebram facilmente.

Jin-Ling Ma e seus colegas do Instituto de Química Aplicada de Changchun acreditam ter descoberto uma solução para esse dilema.

Eles conseguiram reverter a reação química que alimenta as baterias de lítio-nitrogênio.

Em vez de gerar energia a partir da dissociação do nitreto de lítio (Li3N) em lítio e nitrogênio, o protótipo de bateria captura o nitrogênio atmosférico em condições ambiente e o faz reagir com o lítio, formando o nitreto de lítio.

“Esta pesquisa promissora de um sistema de baterias por fixação de nitrogênio representa não apenas um progresso fundamental e tecnológico;

Mas também cria um ciclo avançado de N2/Li3N (gás nitrogênio/nitreto de lítio) para um processo de fixação de nitrogênio reversível”;

Disse o professor Xin-Bo Zhang, coordenador da equipe.

O protótipo ainda não produz muita eletricidade, mas já supera os experimentos feitos até agora com a abordagem tradicional.

“O trabalho ainda está no estágio inicial.

Esforços mais intensivos deverão ser devotados ao desenvolvimento do sistema de baterias [propriamente dito]”, reconhece Zhang.

Via Inovação Tecnológica em EcoD

Você também pode gostar

Deixe um Comentário