Home Artigos Empresa usa 2500 sensores para monitorar seus três Data Centers

Empresa usa 2500 sensores para monitorar seus três Data Centers

por admin

Empresa localizada em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, a Primus TI conta com três Data Centers com perfis específicos: produção, recuperação de desastres e redundância para proteção de dados dos clientes. Essa infraestrutura está na nuvem e atende clientes de setores como educação, governo e software houses. As ofertas Primus TI incluem recursos computacionais, licenciamento, conectividade, consultoria, suporte técnico, monitoramento, proteção de dados e plano de continuidade, tudo em um único pacote. Com um histórico de mais de 18 anos de prestação de serviços especializados na região Sul do Brasil, a Primus TI destaca-se pela excelência técnica e pelo conhecimento dos negócios e ambientes de ICT Security de cada uma das empresas que atende. “Nossa filosofia é conhecer nossos clientes e suas necessidades de hosting, diferenciando-nos pela qualidade e personalização do serviço que oferecemos ao mercado”, diz Glaucio Jardim, diretor da Primus TI.

A busca pela excelência em serviços digitais levou a Primus TI a adotar a plataforma de gerenciamento PRTG, da Paessler. “Costumo dizer que o PRTG é o nosso melhor funcionário, pois trabalha incansavelmente 24x7x365 por anos”. O PRTG gera mapas – projetados no NOC da Primus TI – que informam de forma visual e analítica as medições sobre os dispositivos e software responsáveis por suportar os processos digitais das empresas hospedadas nos Data Centers Primus TI. “Desenvolvemos para nossos clientes dois conjuntos diferentes de mapas PRTG. Um tem forte ênfase técnica e foi desenvolvido para os times de TI da empresa usuária. Para os gestores, desenvolvemos mapas que indicam níveis de serviços, disponibilidade do ambiente e dados históricos”.

Visão preditiva sobre os três Data Centers Primus TI

Segundo Jardim, a maturidade da oferta da Primus TI levou a empresa a usar o PRTG para antecipar possíveis problemas. Trata-se de uma abordagem baseada em estados específicos, não somente no estado de indisponibilidade. O PRTG foi configurado para agir preventivamente em estados de avisos e de indisponibilidade parcial. A Primus IT adota também a abordagem preditiva, focada em comportamentos não usuais que diferem da baseline de cada sensor monitorado. A gestão cada vez mais preditiva, e não somente reativa, aumenta a disponibilidade dos ambientes das empresas atendidas pela Primus TI.

Hoje, a Primus TI conta com mais de 2500 sensores do PRTG em operação em seus ambientes. “Utilizamos sensores que monitoram diretamente a infraestrutura, como o uso de processamento, memória, armazenamento, banda de rede. Vale destacar, também, os sensores que trabalham em um nível mais elevado, efetuando consultas em bancos de dados e simulando acesso aos sistemas hospedados. Isso é feito de forma constante, de modo a detectar, entre outros parâmetros, o aumento de latência”, detalha Jardim. A preocupação com a latência – juntamente com segurança e disponibilidade – é uma das colunas da gestão da Primus TI. A latência é o tempo de espera entre a solicitação e o recebimento da resposta. Trata-se de um parâmetro eficaz de medição da experiência de uso do serviço hospedado. Esse índice tem um impacto direto sobre a UX (User Experience, experiência do usuário) dos funcionários e clientes das empresas hospedadas nos Data Centers Primus TI.

A excelência da cultura Primus TI é tal que, além de utilizar sensores nativos do PRTG, o time de Jardim construiu seus próprios sensores a partir de opções de customização do PRTG. Seus profissionais desenvolveram sensores totalmente compatíveis com o PRTG, de modo a utilizar o engine dessa plataforma para processar as medições geradas pelas customizações criadas pela Primus TI. Os casos de customização atendem ao monitoramento de recursos e processos de segurança específicos de seu ambiente. “Seria desafiador o PRTG oferecer sensores para todas as medições, em todos os tipos de dispositivos digitais – a possibilidade de customizar alguns elementos da plataforma nos ajuda a ampliar sua aplicação nos três Data Centers”, explica Jardim.

Outro recurso importante para a empresa foi adicionar mais de uma sonda externa de monitoramento. Isso reduziu falsos positivos nas detecções de indisponibilidade, e também aumentou a velocidade de diagnóstico sobre problemas em rotas na internet.

Sensor PRTG garante a atualização de dados entre os Data Centers de produção e de continuidade

Um dos sensores PRTG customizados pela Primus TI mede a saúde da replicação entre os servidores do Data Center de produção e os servidores do Data Center de recuperação de desastres. Este sensor garante que cada servidor replicado está realmente presente, está com dados atualizados em comparação com a produção, está armazenando snapshots históricos automaticamente e, finalmente, está pronto para, se necessário, entrar em produção. “Um de nossos diferenciais é entregar o hosting sempre replicado; por essa razão, é essencial garantir que os dados estão atualizados em conformidade com o RPO, e disponíveis”. Para Jardim, esse avanço foi conquistado de forma fácil, graças à Paessler. “O PRTG é ao mesmo tempo simples e poderoso, especialmente quando é preciso atender necessidades mais específicas”, diz Glaucio Jardim.

Para se chegar a resultados como estes, o time da Primus TI realizou um comparativo entre os recursos oferecidos por uma plataforma de software livre e o PRTG, da Paessler. “Nossa meta era agregar valor à nossa oferta”, destaca Jardim. “No mercado de Data Centers, monitoramento de ambientes é algo crítico. Para o nosso nível de serviços, é inadmissível ser avisado pelo cliente que algo não está funcionando”.

Em busca de uma oferta de serviços digitais altamente profissional, baseada em SLAs acordados com o cliente, a Primus TI pesquisou uma plataforma de monitoração poderosa, fácil de usar e de rápida implementação. “Ao final do dia, escolhemos o PRTG”. Segundo Jardim, além da excelência técnica da plataforma, a Primus TI considerou essencial contar com o suporte e as atualizações de um fornecedor reconhecido pelo mercado. “Queríamos trabalhar com uma plataforma de monitoração que tivesse um responsável, uma empresa que atendesse com velocidade nossas demandas”.

Você também pode gostar

Deixe um Comentário

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Aceito Mais informações