Home Artigos Correios do Brasil: um serviço em pura decadência em algumas Unidades Internas

Correios do Brasil: um serviço em pura decadência em algumas Unidades Internas

por Carlos Xandelly

Quem nunca teve um problema sequer com os Correios que atire uma única pedra ! Mas caso você esteja no meio da grande gleba de usuários insatisfeitos ou com problemas, pode usar a parte destes comentários abaixo do artigo e aproveite o momento de colocar em público o seu relato.

Como se não fosse suficiente os carteiros já enfrentarem sérios problemas de roubos e de problemas físicos em entrega de ruas (por exemplo como podemos ver neste rastreio recentemente publicado http://websro.correios.com.br/sro_bin/txect01$.QueryList?P_LINGUA=001&P_TIPO=001&P_COD_UNI=RA474312505CN )

Correios

O relato de carteiros e do pessoal de serviço de entregas SEDEX é de que existe uma ‘gangue’ especializada em roubar as cargas nas mais diversas cidades, e em especial 3 delas são comentadas por sua maioria de entregadores como sendo as que mais possuem destaque com este tipo de acontecimento: Campinas, São Paulo Capital e Rio de Janeiro.

Até aqui não é grande novidade, afinal roubo a cargas já vem acontecendo há um bom e velho tempo, infelizmente, inclusive em meados de 2009/2010 a febre de roubos era direcionadas a cargas de perfumes que faz venda domiciliar e possui revendoras como também a uma grande rede de magazine de eletroeletrônicos e utensílios do lar. Sendo que no mesmo ano as seguradoras começaram a exigir escolta para que a carga fosse agregada ao seguro para alguns comarcas, cidades ou mais especificamente alguns bairros.

Sabe-se que a política através do seu serviço de inteligência trabalha e vem trabalhando continuamente neste tipo de ocorrências, e recentemente esquadrinhou uma grande quadrilha de ladrões especializados em roubos a cargas deste segmento na região metropolitana de São Paulo.

Acontece que segundo fizemos um levantamento atual e os resultados recebidos são muito mais impressionante e mais assustadores que qualquer outro tipo de roubo ou quadrilhas especializadas de rua e roubos a carga.

Segundo análise no número de reclamações abertas seja pelo serviço de ouvidoria dos Correios como nos sites direcionados a este foco, como por exemplo o RECLAME AQUI, tiveram um aumento de mais de 900% neste começo de ano em relação ao mesmo período do ano passado. O Carro chefe de reclamações abertas e pedidos de indenizações recai justamente sobre uma agência de distribuição do próprio Correio, chamado UNIDADE BENFICA NO RIO DE JANEIRO.

O que assustou nossa redação é descobrir que pode estar acontecendo algo que não esteja bem explicado, como no exemplo abaixo, onde claramente percebe-se que ‘algo’ aconteceu dentro desta UNIDADE DE Correios E DISTRIBUIÇÃO – BENFICA/RJ. Pelo que outros usuários também informam e relatam seja através de protocolos abertos junto aos canais que deveriam ser competentes para dar e suportar ao cliente no auxílio e total resolução do caso parecem estar amarrados e não andam como deveriam andar.

Destinatário teve que abrir mais de 12 protocolos e reclamações sobre sua encomenda não localizada dentro da Unidade Benfica das Agências dos Correios durante mais de 40 dias seguidos | Confira o estranho ‘diário’ e tela que foi alterada após as reclamações: http://websro.correios.com.br/sro_bin/txect01$.QueryList?P_LINGUA=001&P_TIPO=001&P_COD_UNI=cj448882773us

O Exemplo acima, constata-se que infelizmente alegam uma carga ‘perdida’ do fluxo postal internamente na própria agência de distribuição. Fomos atrás do destinatário e descobrimos que o pacote que deu origem no continente Americano apresentava um peso de 16 kg e uma caixa com tamanho superior a 55 cm de comprimento (no mínimo). Sendo que segundo o destinatário teve que abrir mais de 12 reclamações todas por protocolos juntos aos orgãos para que pelo menos o pedido de informação andasse.

Em contato com o destinatário, percebemos que algo muito sério ainda estava acontecendo, com as devidas telas de andamento e rastreios impressas, percebemos que FORAM ALTERADOS alguns dados deste Rastreio deste sistema após a abertura do devido protocolo junto à ouvidoria dos Correios, inclusive com informações trocadas posteriormente (basta verificar o screenshot e depois entrar neste link http://websro.correios.com.br/sro_bin/txect01$.QueryList?P_LINGUA=001&P_TIPO=001&P_COD_UNI=cj448882773us ).

O nosso , o meu e o seu receio é como poder confiar ou usar um tipo de serviço deste nível e deste porte e permanecermos isoladamente parados e a cada uma nova reclamação ou abertura de protocolo junto à Ouvidoria Oficial dos Correios o Ministério das Comunicações permanecer sem sua atuação ? Não encontramos uma resposta plausível para que o Ministro ou seus subordinados competentes continuem inertes assistindo tamanho desrespeito com o brasileiro e sequer abram ou solicitam uma investigação mais minunciosa, ou pelo menos que se faça juz ao pedido destes nobres cidadãos que além de pagarem altos impostos e taxas atrás de taxas ficam a merce de tamanho desacato, cumprindo com pelo menos o dever de irem atrás e levantarem de fato o que está acontecendo com a Agência de Distribuição da Unidade Benfica do Correios na cidade do Rio de Janeiro, pois lamentávelmente (espero estar redondamente equivocado) somos forçados a acreditar que algo tremendamente assustador esteja acontecendo nesta Unidade e já não é de hoje. Ou será que esta unidade contém algum buraco negro com o Universo?

Talvez algum tipo de passagem temporal e cósmica, que entra em funcionamento quando uma determinada caixa ou objeto ‘interessante’ passe pela esteira, acabe entrando nesta porta e suma do planeta? Pode até ser que tenham inventado esta tecnologia e colocado em prática na Unidade Benfica/RJ !

Roubo ou furto? Sumiço ou desaparecimento físico temporal? Não levantaremos falso testemunho contra o acusado, ele que se faça suas devidas comprovações em vias de fato de que é realmente mais um lesado nesta história.

Ficamos imaginando as pessoas e cidadãos mais humildes, que não possuem acesso a tantas facilidades que a Internet e alguns deveriam proporcionar, e por este motivo acabam deixando seus pertences, suas compras, objetos familiares serem descaradamente enviados para o espaço sideral e permanecerem calados por não saberem especificamente onde ou o que fazer e pos este simples motivo acabam não abrindo um protocolo junto a Ouvidoria dos Correios.

Sabe-se que o caso relatado neste primeiro epsódio de busca investigativa na abertura do artigo, os Correios não possuem uma culpa em vias de fato e juridicamente falando de terem sido lesados por meio de roubo ou assaltado como o caso alegado em epígrafe, em contrapartida, o segundo caso aqui mostrado é o que realmente mais assusta e causa espanto, o sumiço de produtos e enormes pacotes dentro de uma Agência de Distribuição dos Correios, isso que realmente causa impacto, e deixa o brasileiro totalmente frustado e desanimado por ver que os caminhos legais para a solução do problema não funciona como deveria e como pagamos para que verdadeiramente estivesse pelo menos a contento do cidadão Brasileiro.

O Correio é uma Entidade vinculada ao Ministério das Comunicações.

[box_dark]ONDE POSSO RECORRER E O AONDE APRESENTAR AS RECLAMAÇÕES E DENÚNCIAS?[/box_dark]

1) Qual é o órgão responsável por fiscalizar os Correios?

A fiscalização da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos é realizada pela Controladoria Geral da União e pelo Tribunal de Contas da União, sendo que o controle e o acompanhamento do desempenho da Empresa também são efetuados pelo Ministério das Comunicações.

2) A quem a população pode recorrer se estiver insatisfeita com o atendimento?

As reclamações podem ser endereçadas à Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, por meio de carta, telefone, e-mail, fax ou diretamente em unidades administrativas ou operacionais:

Na ECT:

http://www.correios.com.br/servicos/falecomoscorreios/default.cfm
http://www.correios.com.br/servicos/falecomoscorreios/ouvidoria.cfm
http://www.correios.com.br/servicos/falecomoscorreios/cliente_contrato.cfm

No MC: Sistema de Atendimento ao Usuário

3) Existe um prazo mínimo, regulamentado pelo Ministério das Comunicações, para que as correspondências sejam entregues?

Os prazos de entrega para os objetos postais são definidos pela Empresa, em conformidade com a capacidade operacional instalada, e estão contidos em normas internas, sendo disponibilizados ao público por meio do endereço:

http://www.correios.com.br/precosPrazos/default.cfm

 

Compartilhe este artigo e ajude-nos a melhorar o nível de serviço oferecido pelos Correios no Brasil !

Você também pode gostar

7 comentários

jose 12 de agosto de 2014 - 09:05

somos vendedores ,compramos em outros paíeses e tem sido constantes esse tipo de ocorrência,principalmente em nata-rn e paraná ,os correios sempre pede 5 dias para resolver e prometem o reembolso,o que geralmente não acontece,afinal como uma empresa na china vai ligar para os correios para pedir reembolso?
ontem mesmo um pacote grande com 2 celulares nokia lumia no valor de 1800 reais foi (perdido) em natal -rn rastreio RQ260032828SG os correios apenas dificultam ,e já temos um reembolso que esta pendente de pagamento há 2 meses,os correios alegam problemas internos e nunca fazem os reembolso.

Responder
Nana 26 de novembro de 2013 - 12:54

Comprei um tênis , no site do aliexpress, a mercadoria já chegou em Curitiba desde 21/10/2013 mas até agora não saiu de lá , hoje em 26/11/2013, pelo que estou lendo em varios depoimentos o tênis não vai chegar na minhas mãos,

Responder
LEO 7 de agosto de 2013 - 16:22

VENDO NO MERCADO LIVRE E TIVE MUITAS COISAS ROUBADAS NO CTE DE BENFICA,VENDO GAMES
DIAS ENVIAVA 10,CHEGAVAM 3 NO DESTINO E 7 ROUBADOS, FIZ SEGURO E NÃO ME INDENIZARAM, A CTE DE BENFICA É PURA VERGANHO,MUITOS LADRÕES ,EU AQUI APOIO A PRIVATIZAÇÃO,PELO MENOS TEREMOS UM SERVIÇO UM POUCO MAIS DECENTE

Responder
dagob 16 de novembro de 2013 - 07:05

Vc disse bem Leo: “…teremos um serviço UM POUCO mais decente”.

Responder
Eduardo Alves 2 de abril de 2013 - 12:59

O correios é um monopólio no Brasil onde somente ele atende todo o território nacional. Infelizmente temos que contrata-lo e rezar para que sua encomenda chegue ao seu destino. Sou empresário, faço uso desta empresa a 7 anos. Notei que a praticamente 1 ano e meio esta havendo uma grande decadência nesta empresa em geral no país. Roubos, e extravio estão acontecendo semanalmente, a cada 10 objetos postados 2 não chegará ao destino, e torça para que seja um objeto de custo menor, pois o Correios simplesmente reduziu o valor pago em indenização. É bem sabido também que existe uma grande quadrilha que trabalha dentro e fora dos Correios, somente um ingenuo para não se ligar nesta situação. Minha empresa além de perder o cliente, ainda arca com o prejuízo e claro, além de pagar altos impostos, brasileiro honesto hoje é sinônimo de trouxa..

Responder
ECETISTA 23 de março de 2014 - 08:47

Os Correios detêm somente monopólio de cartas, quanto a encomendas,o segmento é aberto e se tem várias empresas que atuam neste segmento, vou citar a DHL como exemplo de concorencia mas nenhuma tem o alcance que a ECT tem de estar presente em todos os municipios do país

Responder
C0ldm1nd 17 de setembro de 2012 - 17:31

Difícil se expressar na mídia onde tudo e qualquer coisa é manipulada hoje em dia. Situações obvias de “remanejamento” de mercadorias, serviços prestados,etc, envolvendo quantias absurdamente altas. Não… ninguém se contrapõem a interferir porque sabem que o buraco é muito mais fundo e tem “gente grande” envolvida nesse tipo de coisa.
Me sinto preso, onde parece que o único mode de nos notarem hoje em dia é por manifesto publico em massa como greves e passeatas. Difícil é reunir gente o suficiente pra força-los a tomarem providencias emergenciais .-.

Responder

Deixe um Comentário

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Aceito Mais informações