Arteris inaugura o Contorno Viário da Grande Florianópolis
A Arteris, uma das maiores gestoras de rodovias do País, inaugura hoje o Contorno Viário da Grande Florianópolis. Depois de receber R$ 3,9 bilhões em investimentos, o corredor expresso vai proporcionar maior segurança viária e beneficiar mais de 1,1 milhão de pessoas com a redução de tempo em seus trajetos diários na região. Após a cerimônia de inauguração e desmontagem do evento, a via será liberada ao trânsito e entregue para operação à concessionária Arteris Litoral Sul.
Novo corredor expresso reduzirá tempo de trajeto pela metade e trará desenvolvimento socioeconômico para Santa Catarina, beneficiando mais de 1,1 milhão de pessoas
Considerada a maior obra de infraestrutura rodoviária da América Latina, o Contorno Viário da Grande Florianópolis irá contribuir com o desenvolvimento socioeconômico do Estado. Até o fim das obras, os municípios da região coletaram cerca de R$ 185 milhões em impostos e, com a operação, usufruirão de um impacto positivo também na arrecadação do Imposto sobre Serviços (ISS) nos próximos anos.
“É uma honra e uma emoção muito grande inaugurar o Contorno Viário da Grande Florianópolis, uma rodovia moderna que será fundamental para o desenvolvimento econômico de Santa Catarina e do Brasil e trará impactos significativos na vida das pessoas que ali vivem. O Contorno Viário da Grande Florianópolis integra o corredor logístico do Mercosul que proporciona uma alavanca de grande valor para nosso fluxo de comércio internacional e nacional”, diz o presidente da Arteris, Sérgio Garcia.
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Configuração e abrangência
Com 50 quilômetros de pista dupla e seis acessos por trevos, o Contorno Viário da Grande Florianópolis irá desviar o tráfego de longa distância da região metropolitana da Capital catarinense. A rodovia tem quatro túneis duplos, 21 passagens em desnível e sete pontes duplas, e passa pelos municípios catarinenses de Biguaçu, São José e Palhoça.
Os motoristas que trafegarem pelo Contorno farão o trajeto em cerca de 40 minutos, o equivalente a 50% do tempo anteriormente empregado. A Arteris Litoral Sul também estima que 18 mil caminhões por dia deixarão de utilizar a BR-101/SC e passarão a transitar pelo Contorno Viário entre os trechos de Biguaçu e Palhoça.
Equipamentos de segurança modernos- A obra tem características únicas. A área de pavimentação da rodovia é equivalente à construção de 183 campos de futebol e as perfurações de geodreno e de fundação equivalem à distância de Florianópolis até o estado do Amapá, em linha reta. O novo corredor expresso também foi projetado nos mínimos detalhes. Com velocidade média de 100 km/h, o trajeto é plano e de curvas suaves, evitando a necessidade de redução de velocidade e garantindo a característica de corredor expresso.
“Executar uma obra dessa magnitude, com números tão grandiosos, é extremamente desafiador”, diz André Bianchi, diretor executivo de Engenharia e Obras da Arteris. “Construímos quatro túneis duplos em três anos, a partir da aprovação final do projeto. Esses equipamentos são dotados de um dos sistemas de inteligência e automação mais modernos do mercado, proporcionando mais segurança a todos”.
Confira o vídeo:
Intelligent Transportation Systems
Chamado de ITS, Intelligent Transportation Systems, o sistema reúne iluminação, sensores de detecção e de combate a incêndio, sinalização com painéis de mensagens variáveis e balizadores de faixa, telefonia de emergência e ventilação, entre outros. Há ainda um Circuito Fechado de Televisão (CFTV) que irá monitorar o movimento em tempo integral.
Cada túnel terá uma subestação, onde será feito todo o controle automatizado dos sistemas, que estão conectados também à central de operações da Arteris Litoral Sul, em São José dos Pinhais (PR). O sistema de gestão dos equipamentos e subsistemas é integrado nos quatro túneis, permitindo uma operação ágil, automatizada e pró-ativa.
“Gostaria de agradecer a todos que colaboraram com a conclusão deste projeto de imensa importância para Santa Catarina, contribuindo para a entrega de uma das rodovias mais modernas do País. Agora iniciamos a fase de operação do Contorno Viário, que promete trazer mais fluidez no trânsito e segurança viária para os catarinenses”, afirma Cesar Sass, diretor superintendente da Arteris.
Cuidado com a ecoeficiência
O Contorno Viário de Florianópolis também está alinhado aos padrões de ecoeficiência da Arteris. Estão instaladas mais de 230 lâmpadas LED na nova rodovia que devem reduzir a emissão de CO2 na atmosfera e combater as mudanças climáticas. Durante a obra, mais de 18 mil toneladas de resíduos foram recicladas e 160 mil litros de água foram reutilizados.
Vídeo mais curto focando os túneis:
Além disso, o projeto conta com 25 passagens de fauna, que vão proporcionar uma travessia segura para os animais, evitando acidentes e contribuindo com a preservação das espécies locais. Mais de 45.000 animais foram registrados na área de influência do empreendimento e 2130 foram resgatados e remanejados durante a construção.
Na fase de obra, a Arteris implementou 13 programas ambientais para proteger os ecossistemas da região. Reunidos no Plano Básico Ambiental (PBA), as ações foram destinadas a monitorar, controlar e reduzir possíveis impactos ambientais.
Meio ambiente no entorno do Contorno Viário
Foram reflorestados 166 hectares da Baixada do Maciambu, no Parque Estadual da Serra do Tabuleiro, em Palhoça (SC), considerada a maior unidade de conservação de proteção integral de Santa Catarina. Além disso, foi i evitada a supressão de 25 hectares da Mata Atlântica por meio de técnicas de engenharia para a redução do canteiro central, com muros de contenção, estratégias de geotecnia e túneis. Mais de 14 mil mudas foram plantadas para garantir a conservação da biodiversidade local com diferentes espécies nativas.
A obra teve licenciamento ambiental federal concedido pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Renováveis (IBAMA), que também foi responsável pelo acompanhamento periódico do cumprimento de todas as condicionantes ambientais. Esse monitoramento também foi feito pela Fundação Nacional do Índio (FUNAI), responsável por acompanhar o componente indígena do Plano Básico Ambiental. O Instituto do Patrimônio Histórico e Arqueológico Nacional (IPHAN) monitorou a investigação e recuperação arqueológica do local.
Acesse o site da Arteris e confira o documentário e fotos sobre a obra: https://www.arteris.com.br/fique-por-dentro/noticias-e-releases/arteris-inaugura-o-contorno-viario-da-grande-florianopolis/
CONTORNO VIÁRIO DE FLORIANÓPOLIS FATOS & NÚMEROS
Extensão – 50 quilômetros
Investimento – R$ 3,9 bilhões
Estrutura – pistas duplas em cada sentido, quatro túneis duplos, seis acessos por trevos, 7 pontes duplas e 21 passagens em desnível.
Velocidade média – 100km/h
Tempo estimado de trajeto – 40 minutos, com redução média acima de 50% no tempo de viagem em horários de pico
Viagens comerciais- circulação de cerca de 18 mil caminhões por dia
População impactada – mais de 1,1 milhão de pessoas que residem ou trabalham no seu entorno, gerando mais oportunidades de emprego e melhorando sua qualidade de vida.
Engenharia
A grandiosidade do projeto pode ser traduzida em números. Foram:
- construídos 68.000 m² de tabuleiros de Obras de Artes Especiais
- movimentados 18 milhões de m³ de terra
- instalados 3 milhões de metros de geodreno
- colocadas 667 vigas pré-moldadas
- utilizados 188 mil m³ de concreto
- cravados 50.000 metros de fundações
- aplicadas 470 toneladas de concreto asfáltico
- escavados mais de 1 milhão de m³ em solo e rocha e executados 90 mil m² de pavimento rígido nos túneis
- para transportar materiais, foram realizadas mais de 1 milhão de viagens de caminhões
- a área de pavimentação da futura rodovia é equivalente à construção de 183 campos de futebol.
- as áreas das obras de arte especiais são o equivalente a 11 campos de futebol.
- as perfurações de geodreno e fundação equivalem a distância de Florianópolis até o estado do Amapá, em linha reta
Túneis do Contorno Viário
- Os túneis do Contorno Viário da Grande Florianópolis têm os mais modernos equipamentos de tecnologia e segurança existentes no mercado.
- Chamados de ITS, Intelligent Transportation Systems, o sistema engloba iluminação, Circuito Fechado de Televisão (CFTV), sistema de detecção e de combate a incêndio, sinalização com painéis de mensagens variáveis e balizadores de faixa, telefonia de emergência, ventilação, entre outros.
- O sistema de gestão dos equipamentos e subsistemas é integrado nos quatro túneis, permitindo uma operação ágil, automatizada e proativa, o que ajudará os operadores do CCSO a garantir a segurança, a fluidez do tráfego e a satisfação dos usuários da rodovia.
- Cada túnel terá uma subestação, onde será feito todo o controle automatizado dos sistemas, que serão conectados à central de operações da Arteris Litoral Sul em São José dos Pinhais (PR)
Meio Ambiente
- Durante a construção, a Arteris implementou 13 programas ambientais e para proteger os ecossistemas da região, ou seja, os animais, vegetais e fontes de água, além de comunidades indígenas e seu modo de vida. Reunidos no Plano Básico Ambiental (PBA), esse conjunto de ações foram destinados a monitorar, controlar e reduzir possíveis impactos ambientais. Fazem parte do PBA os Programas de Salvamento de Fauna, Preservação da Cultura Indígena, Resgate de Flora e Plantio Compensatório, entre outros.
- Para diminuir o impacto na Mata Atlântica, foram executadas técnicas de engenharia para a redução do canteiro central, com muros de contenção, estratégias de geotecnia e túneis, que, juntos, reduziram em cerca de 25 hectares a supressão de fragmentos do bioma.
- Mais de 14.000 mudas foram plantadas para garantir a conservação da biodiversidade local com diferentes espécies nativas. Também foram removidos cerca 56 mil exemplares de espécies exóticas, contribuindo para a regeneração da restinga. Somente de pinus, mais de 30 mil unidades foram retiradas.
- A Baixada do Maciambu, no Parque Estadual da Serra do Tabuleiro, em Palhoça (SC), teve 166 hectares reflorestados com mudas nativas, volume muito superior à condicionante, de 39 hectares. Considerada a maior unidade de conservação de proteção integral de Santa Catarina, o local também foi dimensionado para garantir o crescimento das espécies até o tamanho ideal exigido no plantio.
- Já o Programa de Resgate de Flora salvou mais de 244 mil espécimes, como bromélias, em toda a extensão da obra.
- O Programa de Monitoramento e Afugentamento de Fauna efetuou a captura, transporte e realocação de mais de 1.400 animais, que foram destinados à soltura na natureza em segurança, assegurando sua sobrevivência durante as atividades. Também foi disponibilizado atendimento médico-veterinário quando necessário.
- Equipes de profissionais especializados, como biólogos e veterinários acompanharam as diversas atividades, registrando mais de 2.130 animais resgatados. Foram realizadas 38 campanhas trimestrais de monitoramento de fauna com 45.365 animais registrados na área de influência do empreendimento.
- Ao longo de todo o projeto, foram construídas 25 passagens de fauna, que são estruturas que permitem a travessia dos animais que vivem na mata sem o risco de atropelamento, garantindo a segurança e o bem-estar da fauna silvestre.
- Foram instaladas mais de 230 lâmpadas LED nos trevos de intersecção do Contorno e em trechos da nova rodovia que ajudam a reduzir a emissão de CO2 na atmosfera e a combater as mudanças climáticas.
- Mais de 18 mil toneladas de resíduos foram recicladas.
- Mais de 160 mil litros de água foram reutilizados e mais de 401 mil metros de drenos, valas e canaletas foram instalados para preservar a qualidade dos recursos hídricos locais.
- Mais de 10 sítios arqueológicos foram identificados e 7.990 artefatos resgatados e preservados em instituições de guarda O IPHAN acompanhou o trabalho arqueológico da obra.
- Mais de 370 oficinas de educação ambiental e 55 campanhas de conscientização foram realizadas, com a participação de mais 19 mil pessoas da comunidade e mais de 10 mil trabalhadores.
- Mais de 40 simulações de emergência foram realizadas e 518 colaboradores de equipes de resposta rápida foram treinados
Componente Indígena do Plano Básico Ambiental do Contorno Viário (CI-PBA)
Na Grande Florianópolis há dez comunidades indígenas Guarani próximas às obras do Contorno. Por isso, o Estudo de Impacto Ambiental (EIA) do Contorno Rodoviário de Florianópolis considerou a situação social e histórica da comunidade indígena, elaborando medidas de redução de impacto que foram realizadas de forma participativa com essa população. Com isso, foram formulados cinco Subprogramas que compõem o Componente Indígena do Plano Básico Ambiental (CI-PBA) do Contorno de Florianópolis:
GESTÃO TERRITORIAL E AMBIENTAL- Auxiliar na elaboração de planos de gestão territorial e ambiental com cada uma das aldeias, identificando e sistematizando potencialidades e fragilidades tanto em áreas internas das comunidades indígenas quanto em seus entornos.
ARTICULAÇÃO E FORTALECIMENTO ORGANIZACIONAL INDÍGENA- Fortalecer formas de organização política, exercício de direitos e participação ativa nas políticas públicas por meio de projetos e editais direcionados às comunidades indígenas e de atuação em instâncias de controle social.
COMUNICAÇÃO SOCIAL- Estruturar ações de Comunicação Social de forma participativa com as dez comunidades indígenas, o empreendedor, os trabalhadores da obra e a população direta e indiretamente afetada pela obra do Contorno Rodoviário de Florianópolis.
MONITORAMENTO AMBIENTAL DO EMPREENDIMENTO- Monitorar indicadores ambientais para verificar a ocorrência de potenciais impactos do Contorno sobre as comunidades indígenas, bem como propor ações compensatórias.
APOIO A SAÚDE E SANEAMENTO- Dar apoio a Secretaria de Saúde Indígena (SESAI) para promover a qualidade de vida dos indígenas, por meio de melhorias nas condições de abastecimento de água, esgotamento sanitário, gestão de resíduos sólidos e controle de zoonoses.
Sobre a Arteris:
Somos uma empresa especializada em gestão de rodovias e administramos 3.200 quilômetros de vias nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Paraná, conectando pessoas e dinamizando o transporte de cargas entre alguns dos mais importantes eixos econômicos do País.
Nossas rodovias administradas são as concessões federais Litoral Sul, Planalto Sul, Régis Bittencourt, Fernão Dias e Fluminense, além de Intervias e ViaPaulista, que são concessões do Estado de São Paulo. A empresa é a maior investidora federal em infraestrutura viária no Brasil da última década.
Reduzimos em 51% as fatalidades entre 2010 e 2020, atingindo a meta da Organização das Nações Unidas (ONU) para um trânsito mais seguro, e renovamos esse compromisso para a década de 2020-2030 em busca da redução de 50% dos acidentes nesse período.
Oferecemos uma ampla estrutura aos usuários de rodovias: atendimento médico pré-hospitalar, socorro mecânico, monitoramento com câmeras, passarelas, bases de atendimento aos usuários e duas áreas de descanso para caminhoneiros que já atenderam mais de 10 mil motoristas. Implantamos, ainda, três áreas de escape que, juntas, já salvaram mais de 997 vidas.
Nossa agenda ESG inclui objetivos, indicadores e metas que orientam o planejamento estratégico em sustentabilidade, o que reforça nosso compromisso com a vida, o meio ambiente, as comunidades e toda a sociedade. Entre 2021 e 2022, a companhia também foi reconhecida pelo comprometimento contra a corrupção com o Selo Pró-Ética e com a certificação internacional ISO 37001, em virtude do seu Sistema de Gestão Antissuborno. Saiba mais: www.arteris.com.br | facebook.com/ArterisOficial/ | instagram.com/arterisbr | linkedin.com/company/arterisbr