Home Artigos Como ser aprovado na análise de crédito

Como ser aprovado na análise de crédito

por Paulo Fernandes Maciel

Como ser aprovado na análise de crédito? Descubra a seguir!

A análise de crédito é uma estratégia usada por instituições financeiras antes de liberar alguns serviços, tais como cartão de crédito ou empréstimos, para potenciais clientes.

Esse processo é realizado para reduzir os riscos de inadimplência, através da avaliação do histórico do cliente para comprovar se este é um bom pagador ou não. 

Ao obter um bom histórico, você inspira maior confiança na instituição financeira e aumenta suas chances de ter o serviço solicitado concedido.

Mas, você sabe como manter um bom score para análise de crédito? Confira a seguir!

Como as instituições fazem essa análise?

Antes de conhecer as práticas que contribuirão para você ser aprovado na análise de crédito, veja como as instituições avaliam seu histórico de pagamento:

Primeiro, a instituição bancária analisa os dados de seu CPF e se ele está inserido em listas de inadimplência, tais como Serasa, SPC, entre outras.

Depois o histórico de pagamento é convertido em um score, uma pontuação que vai de 0 a 1000 e demonstra seu comportamento de consumo e pagamento.

Quanto maior o score, ou seja, quanto mais próximo de 1000 ele estiver, menos riscos de inadimplência o cliente representa e maiores as chances do serviço solicitado ser concedido. O score inclui:

  • contas pagas
  • atrasos em pagamentos
  • relação com as instituições bancárias
  • dados atualizados
  •  transferências realizadas
  •  movimentações financeiras, entre outros.

Essa avaliação pode demorar mais ou menos tempo, pois cada instituição possui seus métodos. Mas, geralmente não demora mais que 15 dias.

Além disso, como você verá a seguir, essa avaliação depende de muitos fatores, assim é possível que você não seja aprovado na primeira tentativa.

Contudo, se o seu crédito for negado, aconselhamos que continue realizando as boas práticas e aguarde até que o seu momento de aprovação chegue.

análise de crédito
Com o Qlik Sense, a plataforma RiskBench permite que usuários monitorem e analisem a performance de suas carteiras de crédito.

Dicas para ser aprovado na análise de crédito

Como já citamos, diversos fatores afetam seu histórico. Mas, com as dicas a seguir você terá muito mais chances de ser aprovado na análise de crédito. Veja;

  1. Defina claramente o objetivo do crédito;
  2. Separe documentos que comprovem renda mensal e vínculo empregatício sólido;
  3. Mantenha seu CPF fora das listas de inadimplentes;
  4. Negocie e quite as suas dívidas. Isso é possível, por exemplo, em feirões organizados pelas instituições financeiras e por órgãos governamentais;
  5. Se possuir um imovél, considere apresentá-lo na negociação como garantia. Isso aumenta a segurança da operação perante à instituição financeira. O crédito com garantia de imóvel é uma modalidade que está crescendo no mercado de crédito brasileiro exatamente por oferecer juros baixos e condições favoráveis de pagamento.
  6. Apresente o histórico de movimentação de suas contas bancárias, incluindo a utilização do cheque especial e se a conta é apenas salário ou poupança.
  7. Pague as suas contas antes do vencimento.
  8. Caso seja casado, inclua esta informação, já que este público tende a ter mais chances de liberação do que solteiros ou divorciados.

EXTRA: Procure solicitar crédito em instituições financeiras com as quais você já possua um bom relacionamento. Contudo, não deixe de comparar as condições em outras fontes e escolha a que melhor se adequa às suas possibilidades e necessidades

Conclusão

Ser aprovado em uma análise de crédito pode parecer um tanto complicado, devido a todas as condições, mas não é. Na verdade, pode ser fácil, desde que você mantenha as suas contas o mais organizado possível, adotando hábitos financeiros saudáveis. Não esqueça, é claro de pesquisar boas instituições financeiras. Um exemplo é a CashMe, especialista em crédito com garantia de imóvel, que pode oferecer as melhores condições nessa e em outras modalidades. 

Você também pode gostar

Deixe um Comentário

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Aceito Mais informações