Home Artigos Como a qualidade no canteiro de obras ajuda a evitar o retrabalho e reduzir custos

Como a qualidade no canteiro de obras ajuda a evitar o retrabalho e reduzir custos

por Agência Canal Veiculação

Luiz Carlos Scheid

* Por Luiz Carlos M. Scheid, sócio diretor da Teclógica

É comum que as inconformidades nas obras só sejam percebidas quando os trabalhos estão adiantados ou na hora da vistoria com o proprietário. São diversas as reclamações após a finalização da obra e a construtora precisa arcar com os gastos com a perda de materiais e de tempo, já que os problemas precisarão ser solucionados, resultando em retrabalho e atrasando todo o processo. Ou seja, gera dor de cabeça para todos os envolvidos. Outro ponto de atenção é a conjuntura econômica do país, que está fazendo com que empresas de todos os setores busquem cada vez mais a redução de custos.

Neste sentido, as companhias que atuam na área da construção civil podem procurar recursos que lhes permitam ter ainda mais controle das operações, evitando prejuízos e atrasos desnecessários, além de ajudarem na tomada de decisão. E isso tudo é possível com o apoio da tecnologia. Não é a toa que uma sondagem especial realizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) mostra que quatro em cada cinco empresas pretendem investir neste setor nos próximos cinco anos.

O uso de softwares específicos para este mercado tem auxiliado as companhias no acompanhamento do andamento das etapas das obras, possibilitando que as inadequações sejam percebidas e solucionadas no decorrer do trabalho. Garantindo a qualidade, evitando gastos além do previsto e otimizando o tempo dos funcionários.

Afinal, grande parte das inconformidades poderia ser evitada com a avaliação em tempo real de cada fase da construção. Plataformas disponíveis no mercado possibilitam que os processos sejam automatizados, obtendo melhorias nos registros de evidências e nas resoluções dos problemas. Tudo isso por meio de dispositivos móveis.

Esses aparelhos são fáceis de manusear e os sistemas permitem que funcionem mesmo sem conexão com a internet. Assim, é possível trabalhar no modo off-line e as informações são arquivadas e atualizadas assim que houver conexão. Com um tablet ou smartphone em mãos, o responsável pela inspeção da qualidade, por exemplo, consegue preencher os formulários e caso tenha dúvida o sistema oferece as instruções sobre o que deve ser avaliado naquela fase da obra. Outra possibilidade é a de anexar fotos e demais evidências aos documentos.

Há empresas que ainda fazem todos esses processos com formulários em papel. Até que os dados sejam digitalizados as ações já estão adiantadas e as correções se tornam mais trabalhosas.

Por isso, a tecnologia no canteiro de obras torna os processos mais ágeis, oferece maior controle, padronização e confiabilidade nas informações, os relatórios gerenciais passam a ser ainda mais rápidos e há maior velocidade na tomada de decisão. Além de acarretar no aperfeiçoamento do resultado final dos serviços, garantindo a qualidade.

Os benefícios também podem ser percebidos na gestão de pessoas. A produtividade de toda a equipe aumenta consideravelmente. E os colaboradores que ficam no escritório para digitalizar as informações passam a ter uma função mais analítica, e não apenas operacional.

Para evitar surpresas na hora da entrega das chaves, o melhor é ter um controle constante dos trabalhos que estão sendo realizados. Sem esquecer que a preocupação com a qualidade deve estar em todas as fases da construção. Com suporte tecnológico tudo isso se torna muito mais prático.

As vantagens são muitas e podem ser comprovadas com casos de sucesso de companhias que conquistaram maior margem de lucratividade e qualidade de seus serviços após a utilização de plataformas tecnológicas. Quem não se atentar as mudanças do mercado, certamente ficará para trás – antes, durante e após a crise econômica.

Sobre a Teclógica

Fundada há 21 anos, a Teclógica é uma empresa especializada na gestão de TI e Negócios que oferece soluções sob medida para diversos segmentos. Possui grande expertise em projetos de Mobilidade Corporativa, entregando soluções desenvolvidas para as áreas de Construção – Mobuss Construção, Comunicação Corporativa e Gestão de Equipes.

Com sede em Blumenau (SC), a empresa conta com atuação em todo território nacional e na América Latina.

Você também pode gostar

Deixe um Comentário

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Aceito Mais informações