Home Artigos Calçados tie dye: tudo o que você precisa saber

Calçados tie dye: tudo o que você precisa saber

por Paulo Fernandes Maciel

A tendência em moda os calçados tie dye tornou-se popular entre os anos 60 e 70. No entanto, tudo o que é bom sempre volta, né? Com a pandemia do coronavírus e o isolamento social, essa moda de customização voltou com tudo, invadiu a internet e as vitrines de roupas e sapatos, tornando- se ainda mais popular do que antes.

Além das peças de roupas coloridas, essa estamparia garantiu seu lugar também nas loja de calçados, sejam em estampas com cores quentes ou nas queridas cores pastéis, essa moda chegou para agradar a todos os gostos.

calçados tie dye,

Como surgiu essa tendência?

Por mais que essa tendência tenha se tornado popular nos anos 60 e 70, essa técnica de customização é milenar.

Existem registros de que por volta do século VI os japoneses desenvolveram a técnica de amarrar tecidos e tingi-los, e batizaram de “shibori”. Além do Japão, essa técnica foi muito utilizada na Índia e na África, sempre de acordo com as formas particulares de cada local, seja com as amarrações específicas ou com pigmentos diferentes.

Anos 60 e 70

Com o crescimento das comunidades hippies e das ideologias de expressão de liberdade por meio da arte, a técnica milenar passou a ser extremamente popular no Ocidente na década de 60 e 70, principalmente nos Estados Unidos, onde recebeu o nome de tie dye, que em tradução literal significa “amarrar e tingir”.

O tie dye tornou-se símbolo de liberdade, principalmente nos festivais hippies era possível encontrar diferentes peças coloridas nas estampas tie dye, como camisetas, calças, bolsas e acessórios.

Anos 90

Na década de 60 e 70, a moda tie dye era associada exclusivamente aos hippies, mas foi nos anos 90 que ganhou grande espaço na indústria da moda e fez muito sucesso nas passarelas. Tornando-se popular entre as pessoas por um bom tempo.

Na quarentena

Mas foi no cenário do isolamento social e da quarentena, ocasionado pela pandemia do coronavírus, que essa técnica voltou a ser tendência nos dias atuais.

Com a popularização da internet e da moda do faça você mesmo, vídeos ensinando a fazer as famosas t-shirts começaram a viralizar e logo as marcas começaram a investir em produtos trazendo essas estampas coloridas.

As peças tie dye oferecem leveza, alegria e diversão, e cabem perfeitamente como uma espécie de esperança nos dias tão incertos como esses de quarentena.

Atualmente, essa tendência tem estado presente não somente nas camisetas, calças, shorts e vestidos, mas também tem sido muito vista nos calçados femininos.

Os calçados tie dye

Para quem gosta de inovação, investir nossapatos tie dye é uma ótima opção para arrasar com muito estilo.

Podemos encontrar a moda tie dye nos tênis, nos chinelos, nas sapatilhas, nas rasteirinhas e em todas as sandálias femininas. As estampas podem oferecer cores quentes e vibrantes ou serem nas belas cores pastéis, agradando assim todos os estilos.

A função principal dos calçados tie dye é trazer uma nova cara para qualquer look monocromático e básico.

Você também pode gostar

Deixe um Comentário