- Celular em primeiro lugar – O smartphone é considerado o acessório número 1 para viagens entre os brasileiros, com o triplo de preferência em relação à opção “parceiros/melhores amigos”
- Reservas debaixo dos lençóis –Mais de 40% dos viajantes brasileiros afirmaram fechar as suas reservas via smartphone enquanto estão deitados com seus parceiros
- Tranquilidade ao viajar – 70% já fizeram reservas de última hora graças aos dispositivos móveis e 25% admitiram reservar apenas no aeroporto, antes da partida do seu voo
- Facilidade e diversidade – Mais formas de pagamento, facilidade na busca, simplicidade no processo da reserva e avaliações de usuários estão à frente do preço mais barato entre os motivos para usar um aplicativo, segundo os viajantes.
Enquanto os dispositivos móveis continuam a evoluir, o Hoteis.com™ Mobile Travel Tracker* revela o verdadeiro impacto que o acessório de viagem número 1, o smartphone, tem nos comportamentos de viagem e reservas de hospedagens. O estudo revela que estamos fazendo reservas de quartos de hotel em segredo, nos tornando mais espontâneo se dando menos ênfase no preço.
De acordo com o Hoteis.com Mobile Travel Tracker, um estudo global realizado com 9.200 viajantes em 31 países, o consumidor moderno faz cerca de quatro viagens por ano e passa, em média, 13 noites em quartos de hotel. Mas para alguns, ele se torna a sua casa por um mês, já que um em cada 10 gastam mais do que 31 dias hospedado em um quarto por ano.
O viajante brasileiro registrou médias superiores às globais, com 5 viagens por ano e 15 noites hospedados, em média. E esse desempenho se mantém em relação aos que usam os smartphones para reservas de quartos, já que 55% dos entrevistados admitiram que reservaram mais estadias graças ao uso do aparelho. 29% afirmaram ter realizado reservas por meio de aplicativos em smartphones, 35% utilizaram sites para smartphones e 33% o fizeram via tablets.
Não há lugar para definir a sua viagem, mesmo que seja no escritório ou na cama
Já se foram os dias em que a única forma de reservar uma viagem era sentado em uma agência de turismo cheia de pessoas. Isto porque o ato de escolher a hospedagem pode ser um momento mais íntimo, já que os viajantes fazem reservas em seus quartos, em sua própria cama ou no banheiro. De acordo com a pesquisa, 42% dos brasileiros fecharam a reserva de sua acomodação na cama, ao lado de seus parceiros, enquanto 37% fizeram no escritório, ao invés de estar trabalhando e até mesmo 10% admitiram que estavam no toalete. Quase metade (43%) dos viajantes se considera multitarefa, já que de acordo com a pesquisa, eles confirmam suas reservas enquanto pesquisavam em outros dispositivos.
Facilidades de pagamento e opiniões legítimas superam valor em preferência
Para o viajante esclarecido de hoje, o preço não é considerado o fator mais importante na hora da decisão. Na verdade, de acordo com o Hoteis.com Mobile Travel Tracker, oferecer a forma de pagamento desejada, maior facilidade na busca, simplicidade no processo da reserva e avaliações genuínas de usuários ganham prioridade na hora de reservar um hotel por um dispositivo móvel.
Maioria faz reserva com menos de 15 dias da viagem, mas 70% já deixaram para a última hora
Mais de 82% dos brasileiros entrevistados disseram que o smartphone oferece mais liberdade quando viajam. O fato de que mais de 70% disseram ter feito reservas de última hora e que três em cada cinco viajantes confirmam as suas reservas com menos de 15 dias de antecedência, a viagem parece ser a evidência de que o nosso comportamento de viagem está se tornando cada vez menos programado. Alguns foram ainda mais corajosos, com mais de 11% efetuando a sua reserva dentro do aeroporto.
Avaliação instantânea e check-in em quiosque de autoatendimento são funcionalidades que o viajante deseja fazer com o seu smartphone
Com o desenvolvimento das tecnologias móveis em alta velocidade, não há dúvidas de que o seu uso em viagens irá mudar e evoluir ao longo deste ano. O Hoteis.com Mobile Travel Tracker levantou quais atividades os viajantes estarão preparados para fazer no futuro com os seus dispositivos durante uma viagem. O preferido foi a opção de usar o celular para deixar uma avaliação instantânea da sua experiência no hotel, com 69% dos viajantes afirmando que o fariam. 48% deles gostariam de usar o smartphone para realizar o check-in em um quiosque de autoatendimento, enquanto 44% demonstraram o desejo de se comunicar por mensagens com o hotel durante a sua estadia.
“Nos orgulhamos da experiência que oferecemos aos nossos viajantes modernos quando eles reservam hospedagem utilizando o aplicativo. Como um dos líderes de mercado no segmento mobile, estamos constantemente inovando e adicionando funcionalidades para deixar nosso aplicativo mais pessoal e melhorar a experiência do cliente. Vemos um aumento no número de transações de dispositivos móveis, então é fantástico ver que os viajantes estão aguardando ansiosamente as novidades em novas tecnologias mobile”, afirma Dan Craig, Diretor Sênior de Dispositivos Móveis da marca Hoteis.com.
O aplicativo da Hoteis.com está disponível para as plataformas iOS, Android e Windows, e já teve mais de 50 milhões de downloads ao redor do mundo.
Por favor, visite http://mobiletraveltracker.hotels.com/ para saber mais sobre o Hoteis.com Mobile Travel Tracker.
Notas para o Editor
*9,200 adultos de 31 países foram questionados pela One Poll, em pesquisa contratada pela Hoteis.com em Maio de 2016
Sobre a Hoteis.com
A Hoteis.com, site líder em reservas online de hospedagem, tem milhares de estabelecimentos no mundo todo, de redes internacionais e resorts all-inclusive a hotéis locais e acomodações para pernoite, com café da manhã (bed and breakfast). O site oferece, ainda, toda a informação necessária para que os viajantes tenham uma estadia perfeita.
© 2016 Hotels.com, L.P. Hoteis.com, Hotels.com Mobile Travel Tracker e o logo Hoteis.com são marcas registradas da Hotels.com, LP nos Estados Unidos e/ou outros países. Todos os outros registros são de propriedade de seus respectivos donos.