Pesquisa revela: 99% dos consumidores pretendem comprar na Black Friday
O estudo realizado pelo Zoom com cerca de 10 mil pessoas, aponta que 58% dos entrevistados pretendem gastar mais de R$ 1.000 em compras durante o evento.
Os produtos mais desejados são smartphones, televisões e notebooks.
Uma pesquisa realizada pelo Zoom , site comparador de preços e produtos, com cerca de 10 mil pessoas revela que a Black Friday está ganhando cada vez mais força no Brasil, já que 99% dos entrevistados pretendem comprar no evento, realizado dia 28 de novembro, e mais da metade (59%) confia que encontrará descontos reais. O cenário é ainda mais otimista visto que 58% pretendem gastar mais de R$ 1.000 e 73% gostariam de antecipar suas compras de Natal. A intenção de 56% dos entrevistados é investir em um novo smartphone, 43% em uma televisão, 29% em um notebook, 23% em tênis, 21% em tablets, 20% em videogames e 18% em condicionadores de ar.
As pessoas também estão mais conscientes sobre utilizar a web como ferramenta para obter informações sobre os produtos. Dos entrevistados, 96% realizam pesquisas sobre os itens de desejo e 88% buscam o apoio de comparadores de preços e produtos para checar a relevância das ofertas.
Além disso, apesar do cenário econômico menos otimista, a data, por estar conquistando a credibilidade dos brasileiros, promete impulsionar o comércio eletrônico, uma vez que 81% dos respondentes da pesquisa acreditam encontrar promoções mais relevantes em lojas online do que em lojas físicas. Também é possível notar o aumento da confiança dos consumidores nas compras online, já que 66% costumam aproveitar o evento apenas pela internet e 82% confiam que receberão o produto comprado.
“O e-commerce deve crescer de 20% a 25% em 2014 e a Black Friday será uma importante fatia do faturamento desse setor, principalmente porque o tíquete-médio para a data está bem alto”, analisa Thiago Flores, diretor executivo do Zoom. “O evento está muito mais consolidado no comércio eletrônico e os consumidores estão contanto com o apoio do Zoom para ter certeza que aproveitarão as ofertas em lojas confiáveis. Para deixar os nossos clientes ainda mais seguros, eles podem contar com o serviço Zoom Garante, que assegura a entrega do produto comprado nas lojas parceiras ou o dinheiro de volta (até R$ 3.000,00)”, explica o executivo.
A pesquisa revela ainda que em 2013, apenas um terço dos entrevistados compraram na Black Friday, porém mais da metade afirma que encontrou descontos reais na ocasião. Smartphones (44%), televisões (22%) e notebooks (13%) foram os produtos mais comprados por essas pessoas.
Confira abaixo o resultado completo da pesquisa realizada pelo Zoom:
Você comprou na Black Friday 2013? | |
Sim | 30% |
Não | 70% |
No ano passado, você encontrou descontos significativos nos produtos que desejava? | |
Sim | 62% |
Não | 38% |
Quais produtos você comprou na Black Friday 2013? | |
Celulares/Smartphones | 44% |
TVs | 22% |
Notebook | 13% |
Tablets | 12% |
Tênis | 10% |
Geladeiras | 5% |
Guarda-roupas | 2% |
Videogame | 8% |
Câmera digital | 7% |
Sofá | 2% |
Ar-condicionado | 5% |
Fogão | 3% |
Lavadora de roupas | 5% |
Outros | 24% |
Você acredita que os descontos na Black Friday são melhores em lojas virtuais do que em lojas físicas? | |
Sim | 81% |
Não | 19% |
Você utiliza comparadores de preços para checar a relevância dos descontos oferecidos pelas lojas no Black Friday? | |
Sim | 88% |
Não | 12% |
Você costuma pesquisar informações sobre produtos que deseja comprar na Black Friday? | |
Sim | 93% |
Não | 7% |
Você pretende comprar na Black Friday desse ano? | |
Somente se encontrar descontos expressivos | 74% |
Sim | 25% |
Não | 1% |
Você pretende aproveitar a Black Friday para antecipar suas compras de Natal? | |
Sim | 73% |
Não | 27% |
Você pretende aproveitar a Black Friday comprando em lojas físicas ou em lojas online? | |
Lojas Online | 66,5% |
Em lojas físicas e lojas online | 32% |
Lojas físicas | 1,5% |
Quais produtos você pretende comprar durante o evento? | |
Celulares/Smartphones | 56% |
TVs | 43% |
Notebook | 29% |
Tênis | 23% |
Tablets | 21% |
Videogame | 20% |
Ar-condicionado | 17,5% |
Geladeiras | 14% |
Guarda-roupas | 8% |
Sofá | 12% |
Fogão | 12% |
Lavadora de roupas | 12% |
Câmera Digital | 12% |
Outros | 25% |
Você acredita que os produtos apresentarão descontos reais durante o evento? | |
Sim | 59% |
Não | 41% |
Você se sente confiante de que receberá o produto comprado pela internet? | |
Sim | 82% |
Não | 18% |
Quanto você pretende gastar na Black Friday? | |
Até R$ 200 | 2% |
De R$ 200 a R$ 500 | 11% |
De R$ 500 a R$ 1.000 | 29% |
Mais de R$ 1.000 | 58% |
Gênero dos entrevistados: | |
Feminino | 31% |
Masculino | 69% |
Faixa etária dos entrevistados: | |
Menor de 17 anos | 2% |
Entre 18 e 24 anos | 14% |
Entre 25 e 29 anos | 15% |
Entre 30 e 34 anos | 16% |
Entre 35 e 39 anos | 14% |
Entre 40 e 44 anos | 12% |
Entre 45 e 49 anos | 10% |
Entre 50 e 60 anos | 13% |
Mais de 60 anos | 4% |
Sobre o Zoom:
O Zoom é um site comparador de preços e produtos que oferece ao cliente o melhor apoio à compra. O site conta com mais de 2,5 milhões ofertas e mais de 300 lojas cadastradas. Para garantir o bom atendimento aos consumidores, o Zoom realiza um rigoroso controle das lojas que são credenciadas e além disso, oferece o serviço gratuito Zoom Garante, que assegura aos clientes o recebimento do produto ou dinheiro de volta.
1 comentário
Ano passado eu comprei no Black Friday e valeu a pena. Mas pesquisei muito para ter certeza de que aquele produto realmente estava com um bom desconto. De qualquer forma valeu a pena! Agora aguardo ansiosamente pelo dia 28 de novembro. rs