Home Artigos ADQUIRIR E ENGAJAR USUÁRIOS É O DESAFIO DAS STARTUPS MOBILE NO BRASIL

ADQUIRIR E ENGAJAR USUÁRIOS É O DESAFIO DAS STARTUPS MOBILE NO BRASIL

por Agência Canal Veiculação

  • Neil Patel, um dos mais importantes consultores de marketing digital do mundo, e o chefe de expansão da Kaszek Ventures, Andy Young, se reúnem com os maiores players do mercado mobile para falar sobre o crescimento das empresas e startups no mobile em evento no dia 24 de agosto;
  • Aposta entre as startups, 93% dos brasileiros desistem de um aplicativo em apenas 14 dias; tendência global é apostar na análise comportamental e ferramentas de comunicação mais próximas ao consumidor para promover a retenção de usuários

Neil Patel

São Paulo, julho de 2016 – Já percebeu que, cada vez mais, é comum as pessoas acordarem e checarem seus e-mails, redes sociais e os mais diversos aplicativos? Para profissionais que desenvolvem aplicativo, esse comportamento é mais que esperado, afinal, para eles ‘o mobile está conquistando o mundo’. E não deixa de ser verdade porque, de acordo com o Deloitte, o brasileiro olha, em média, 78 vezes para o seu smartphone diariamente. Além disso, 57% dos brasileiros com smartphone checam o aparelho em menos de cinco minutos depois de acordarem, incluindo 35% que dizem verificar imediatamente após despertarem – mesmo sem contar quem o faz apenas para desligar o despertador ou outra atividade corriqueira. Ainda segundo o mesmo levantamento, o smartphone é o canal favorito para o acesso de aplicativos de relacionamento, como redes sociais, de 55% dos brasileiros.

Sabendo disso, os profissionais de ‘mobile growth’ – especialistas em tecnologia mobile com foco em crescimento –, estão cada vez mais competitivos para levar os seus aplicativos aos aparelhos celulares do Brasil e do mundo. Isso, porque, a competição global entre apps de diferentes países e as crises econômicas mundo a fora têm tornado o mercado mais competitivo para levar um aplicativo ao mercado, e com isso os profissionais de mobile growth e online marketing buscam novas estratégias para elevar o número de usuários de seus aplicativos. Para Andy Young (acima), palestrante do GMIC São Paulo 2016 e chefe de expansão da Kaszek Ventures “os profissionais que quiseram adquirir usuários para seus apps precisarão analisar seu comportamento. Essa é uma tendência global. Compreender o usuário permite que o profissional direcionar sua mensagem, com a palavra-chave e o anúncio de acordo com a necessidade de seu cliente em potencial e, assim, retê-lo”. O executivo ainda explica que, “saber como reter usuários é importante para direcionar melhor as mensagens da empresa porque, com taxas de retenção mais elevadas é possível gastar mais com clientes em potencial, em vez de buscar volume de usuários”.

Com mais de dois milhões de aplicativos disponíveis hoje, fazer com que um deles seja descoberto é um dos maiores desafios encontrados pelos profissionais de growth atualmente. Ainda mais sabendo que, 92,9% dos usuários brasileiros param de usar qualquer aplicativo passados os 14 primeiros dias de seu download, segundo dados de maio da Adjust, empresa de análise e atribuição mobile. É por isso que esses profissionais e os maiores players do mercado mobile se reunirão no dia 24 de agosto, durante o Global Mobile Internet Conference, no WTC Events Center, em São Paulo, para descobrir e compreender novas técnicas e métodos de divulgação do seu aplicativo.

Entre as principais técnicas utilizadas, quando se trata de aquisição de usuários, é o marketing de conteúdo, que desempenha um papel central em diversas startups, inclusive. Afinal, o profissional de growth hacking tem expertise para crescer a base de usuários sem precisar de grandes investimentos, que é o desafio desse tipo negócio. E conteúdo é tudo. Para Neil Patel, palestrante do GMIC São Paulo 2016, e um dos mais importantes consultores de marketing digital, co-fundador da Crazy Egg e KISSmetrics, “o conteúdo precisa ser valioso para os leitores. A startup ou a empresa precisa ajudar seu usuário no aplicativo a aprender alguma coisa e levar valor à sua vida de alguma forma. Só assim ele retornará para obter mais conteúdo e aí as chances de convertê-lo a cliente são maiores. Se o profissional de growth não fizer isso, perderá para a concorrência”. O executivo ainda lembra que “além de pensar na relevância do conteúdo, é muito importante que o profissional pense na estratégia de distribuição. Pensar em quem irá se beneficiar dele e como, seja pelas redes sociais, e-mail marketing, publicidade paga, enfim”.

Agenda

Quando: 24 de agosto de 2016, das 08h às 20h

Local: WTC Events Center em São Paulo – Av. das Nações Unidas, 12551, Brooklin Novo, São Paulo – SP, CEP 04578-903

Como: As inscrições estão disponíveis pelo site: http://saopaulo.thegmic.com/

Sobre o GMIC São Paulo

O Global Mobile Internet Conference (GMIC) é um programa internacional de conferências que explora o impacto na sociedade causado pelas tecnologias mobile. O aborda as oportunidades de negócio no mercado móvel em oito cidades pelo mundo, de forma holística, como parte do ecossistema internacional. O evento é uma oportunidade para líderes da indústria mobile compartilharem ideias, fomentarem negócios e futuramente desenvolverem atuação internacional.

Competição entre startups

Pela primeira vez no Brasil, o evento sedia a competição entre startups, G-Startup Worldwide, organizado pelo gigante clube de negócios, GWC (http://en.gwc.net/), que premiará a ganhadora com 50 mil dólares. A vencedora brasileira terá vaga garantida na disputa entre as melhores globais para concorrer a 300 mil dólares no Vale do Silício.

Você também pode gostar

Deixe um Comentário

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Aceito Mais informações